Início » Internet » Google +1: esse botão quer competir com o Curtir do Facebook

Google +1: esse botão quer competir com o Curtir do Facebook

Buscador tenta adicionar relevância social aos seus resultados de pesquisa.

Avatar Por

O Google coloca no ar nessa quarta-feira mais um recurso que tem tudo para combater o império do Facebook nas redes sociais. Não é uma rede social, mas tem pelo menos um elemento delas: o caráter social de recomendar coisas para os amigos. No caso, os usuários do serviço de busca terão como dizer “esse resultado é recomendado por mim”. Conheça o Google +1.

De acordo com a explicação dada pelo Google para a novidade, hoje em dia a relevância dos resultados de busca é calculada a partir de palavras em páginas eletrônicas, graças a um algoritmo que define o que presta e o que não presta. Isso, entretanto, pode não ser o suficiente num mundo em que cada vez mais as pessoas compartilham suas vidas na rede.

Botão +1 vai aparecer ao lado dos resultados de busca

Inicialmente, o Google +1 é um botão que aparece ao lado dos títulos de resultados de busca. O usuário que descobrir uma página nova e incrível poderá endossá-la e recomendá-la para os amigos com apenas um clique. Lembrou do botão Curtir do Facebook? É isso mesmo, podemos dizer que o Google agora tem o seu próprio botão de Curtir.

O Google explica que o +1 tem tudo a ver com relevância. São as recomendações certas, porque foram feitas por pessoas que você confia, no momento certo, que é quando você busca por uma nova informação, e no formato mais adequado, os resultados de busca. É evidente que o Google puxa sardinha para o formato que mais tem a ver com o seu negócio principal, mas até que faz sentido o que a empresa propõe com o Google +1.

Uma vez que um resultado de busca passa a ser recomendado por um amigo em comum, o avatar dessa pessoa será exibido abaixo do item. Para tanto, é mais do que necessário que o usuário esteja com a sua Google Account devidamente logada. Sem isso, nada feito.

Google vai mostrar quais contatos recomendam aquele resultado de busca (imagem: divulgação)

O Google +1 estará disponível por enquanto para usuários do Google em inglês, e não serão todos eles que verão o novo botão em funcionamento. Se você ficou a fim de testar, é preciso abrir essa página e aderir ao experimento do +1. Em seguida, acessar a página americana do Google.

Assista abaixo ao vídeos de apresentação do novo recurso (áudio em inglês).


(YouTube)

Botão +1 em outros sites

Você deve ter reparado que o botão +1 funciona apenas nos resultados de busca do Google. Não é relapso nosso em nos aprofundar no assunto, mas sim uma decisão do buscador.

O Google afirma que por enquanto o +1 não será liberado para implementação nos diversos sites dessa internets, como o Curtir do Facebook faz. Esse recurso é esperado para breve, mas não uma questão de semanas. Em vez disso, o provável é que aguardemos alguns meses antes de instalar o +1 ao lado dos botões de Curtir e de RT, como acontece no layout aqui do TB.

Recomendações de anúncios do AdWords

Se o +1 vai estar em todas as páginas de resultados de pesquisa do Google, não é uma surpresa que a empresa implemente o botão também nos anúncios fornecidos pelo Google AdWords. Se você realmente gostou de uma página que descobriu depois de clicar em uma publicidade do Google, o melhor que tem a fazer é recomendar esse item, mesmo que seja uma propaganda. Pelo menos é assim que o buscador pensa.

Publicidade fornecida pelo AdWords também pode receber +1

Assim como nos resultados de busca, as propagandas recomendadas terão o avatar de quem a recomendou logo abaixo do endereço do site.

Com informações: Search Engine Land, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

amanda
amanda e linda
amanda
Me descupem acho que perdi a cabeca fiquei meio nervosa kkkkkkkkkkkkk eu as vezes sou editora kkkkkk
amanda
Este tau de rodrigo esta serto agente que entra no facebook enao pode quer jogar e nao pode quer faser outras coisas e tambem nao pode nao sei quer porcaria e essa ga diviam ter lansado o site nos resultados da procura er como ser fosse chamado de goole falso ou google 0_1 mentiroso.
Fernando
#fail
Rodrigo
Já nao passou da hora do Google colocar aquele link para bloquear o site nos resultados da procura ? Nesse caso seria como o -1
Ricardo
É interessante notar que no site da Google americano funciona a atualização da lista a medida que você escreve a palavra. Qdo será que isso vai ocorrer no Brasil???
Hudolf Hess
Não sei se foi dito aqui, mas dando uma olhada neste recurso, apareceu um link no rodapé assim: Results from people in your social circle for TERMODABUSCA - BETA Na página, com um subtitulo SOCIAL, tem o resultados apenas indicados e/ou compartilhado por seus amigos, e também algumas notícias do Google Reader.
Felipe Silva
gostei, porém devia ter o -1 também.
@ThiagoCapuano
É interessante.
Rafael The Mist
Parabéns, Google. Seu serviço é apenas: mais um. Não foi dessa vez. A dominação mundial andou um passo para trás.
Theus
Google Me :)
Caio Furtado
Curti isso!
Tiago
Tava demorando o Google fazer algo do tipo, ele tinha tomado uma postura amigável com o Facebook no icício, mas agora eles acordaram para a vida e perceberam que com o Facebook não existe camaradagem, mas sim troca de favores com uma imensa vantagem adiquirida.
Turdin
+1!
Kadu
Eu também gostei. Uma forma inteligente e pessoal de "deduzir" o que é relevante para mim!
@andradevini
É... é bom ter relevância, mas... sei lá.
Hudolf Hess
Engraçado, falando em besteiras do Google e usando o Google Chrome.
Marcoscs
não curti
j2k
seguindo tendências óbvias...
André Xori
Eu já trabalhei nesse Resort que colocaram como exemplo do +1 no resultado de buscas! hahahaha Que coincidência :P hahahaha Show!
Adriano
A idéia não é ruim, mas também não é assim tão útil.
Sergio Almeida
O Bing já faz isso com o Facebook?
JOZ.
Para que inventar se você pode copiar
vagnerC
"O Google explica que o +1 tem tudo a ver com relevância. São as recomendações certas, porque foram feitas por pessoas que você confia, no momento certo, que é quando você busca por uma nova informação, e no formato mais adequado, os resultados de busca."
@diegofelix
Não acho que isso vá virar. Vamos imaginar que eu queira buscar "Blog sobre tecnologia no Google" e apareca o Tecnoblog, então, teóricamente eu ainda não conheço o blog, então vou clicar no link e se for bom, favoritar ou sei lah o que. Dessa forma, para eu recomendar para o Google +1, eu teria que voltar para a página de buscas do google e clicar em +1, quem faria isso?
Sergio Almeida
Instantaneamente, esse botão me fez lembrar daquele jogo Uno (Can-Can ou Mau-Mau para alguns). Anyway... +1 excelente ideia da Google.
William Kennedy
+1
Thiago Sabaia
Clique em +1,e vire +1 idiota que utiliza as besteiras do Google. Besteira que eu quis dizer foi,o Botão Gostou do orkut,+1 do google e etc.
Ricardo Fernandes
Muito bacana no botão. Apesar de ter semelhança com o botão de curtir do facebook, tem um aplicação bem diferente, e acho um ótimo método de "filtrar" os resultados exibidos pelo buscador, assim teremos idicações do que é e o que não é relevante.
EDI LOPES
SIMPLESMENTE DUCARALHO essa funcao pena que tem gente que nao compreendeu bem a noticia. Neh Caio
Breno
Caraio velho! 0o Eu fiz isso pra testar e pesquisei google e tal. Aqui já aparece algumas referências... tal contato meu compartilhou tal página no twitter! :] Show!
Breno
Curti! :]
marcoc2
Acho que só quando uma pessoa que adicionou você em algum serviço do Google fizer a busca.
Caio Alexandre
Ué, pra quê um botão de "+1" sem redes sociais pra compartilhar? A menos que tenha alguma integração futura com o orkut, mas duvido que isso aconteça.
Tonobohn
Só não entendi se isso vai influenciar diretamente na posição dos resultados nas buscas. Quem tiver mais "+1"pode ser melhor rankeado nas buscas?
Hernani
Cadê o botão curtir para o +1, cadê?
RKNeto
Quanto tempo falta para o facebook lançar um site de buscas? Já que tão copiando tudo hoje em dia.
@felipebruni
Google tentando reinventar a roda... de novo.
marcoc2
Ué, nem sabia que aparecia o @fulano shared this on Twitter na busca também. Testando o +1 que percebi
Gabriel
Bah, e o que que tem ele copiar. Em vez de falar da vantagem que isso pode trazer à nós usuários, já vão dando patada e falando que Google copiou e quer competir com Facebook... pfff!
@netowp
Google +1 no Brasil: Fulano mais-um-izou isso.
@ThiagoLeite
Quem curte?