ouvixovi

A loja de aplicativos Ovi da Nokia (bem como qualquer outro site ou programa que leve o nome Ovi) pode não chegar ao Brasil por causa de uma disputa judicial. De acordo com a empresa Ouvi Divulgação e Marketing em Celulares Ltda, a marca Ovi é muito próxima de Ouvi, que é usada pela companhia desde 2004. Até o domínio www.ovi.com.br foi registrado na época, para que o erro de digitação não impedisse que possíveis clientes da Ouvi dessem com a cara numa tela de erro. Detalhe: o domínio foi registrado com um CNPJ errado da empresa, mas o registro.br não parece ter um problema com isso.

O CEO da Ouvi, Tore Haugland, também não está sendo nada razoável. Ele não quer criar um acordo com a Nokia e receber um gordo cheque para permitir o uso da marca pela fabricante no país. Haugland está “certo de que a decisão judicial será em nosso favor” e por isso quer que a empresa filandesa de celulares “remova a marca Ovi de todos os celulares que foram vendidos no Brasil e que pare de usar e mencionar a marca no país”.

A Nokia, no entanto, diz que tentou registrar a marca Ovi no Brasil antes da Ouvi, e até o momento nenhuma das empresas tem o registro da marca no escritório de patentes brasileiro. Esse fato foi confirmado com uma rápida pesquisa na base de marcas do INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A marca “Ouvi” foi requerida pela Auvi Divulgação em 2008, já a marca “Ovi” foi requerida pela Nokia Corporation em 2007. Curiosamente, a marca “Ovi” consta como registrada pela empresa SICPA HOLDING S.A. desde 1994, mas ela está no ramo de tintas de segurança e não de celulares.

pesquisamarcaoviouvi

Tore Haugland está confiante da vitória porque, segundo ele, “nós usamos a marca como parte do nome da empresa, e isso na lei brasileira fala mais alto do que marca registrada”. A decisão o processo, de acordo com Haugland, deve sair nos próximos dias. [Reuters]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados