Início » Internet » Microsoft acusa Google de monopólio na Europa

Microsoft acusa Google de monopólio na Europa

Avatar Por

A Microsoft entende bem os perigos em potencial que estão envolvidos em monopolizar algum mercado. Como boa parte dos leitores do TB deve lembrar, a fabricante do Windows recebeu uma dura multa quando a Comissão Europeia decidiu que incluir o Internet Explorer no seu sistema era uma prática anti-competitiva em relação ao mercado de navegadores e ainda obrigou a Microsoft a oferecer a tela de escolha. Agora a gigante de Redmond pretende usar o que aprendeu nessa lição contra o Google.

Em uma reclamação oficial para a Comissão Europeia, a Microsoft diz que o Google domina 95% do mercado de buscas europeu e que está praticando táticas que impedem esse monopólio de ser quebrado. Especificamente a empresa cita o caso do YouTube, afirmando que celulares Android e dispositivos iOS têm acesso exclusivo a certas APIs que permitem buscas em categorias de vídeo, favoritos e permitem ver avaliações nos vídeos. Mas o acesso à essas mesmas APIs para dispositivos Windows Phone 7 foram negados pelo Google, o que impede a Microsoft de oferecer um aplicativo do YouTube tão cheio de funções ou tão customizado.

Essa é só uma das diversas acusações. Em um post na rede TechNet o Conselheiro Geral da Microsoft, Brad Smith, ainda cita outros casos em que o Google busca manter seu atual monopólio e impedir a concorrência de crescer, como impedir contratualmente que sites na Europa ofereçam caixas de busca com concorrentes do Google na mesma página.

A denúncia foi enviada ontem e deve ser julgada nos próximos meses. Se a Microsoft tiver feito a lição de casa direitinho, ela pode até ganhar, vejam vocês. Mas ainda é um caso de esperar para ver.

Com informações: The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
"Se eu não posso, você não pode" ? É isso mesmo Microsoft? Quem manda nessa bagaça aí, uma criança de 6 anos?!
Gabriel Bemfica
Faz sentido, sim. Agora, o que não se pode é achar que a MS está sendo bonzinha e querendo oferecer opções aos consumidores. Ela só quer a parte dela (e mais ainda, se puder), exatamente como perdeu essa parte no processo do IE.
@andradevini
e eu pensava que a palavra "monopólio" só existia para a globo... tsc-tsc
Turdin
Pelo menos alguém faz um comentário pensando por aqui.
Rodrigo Cardoso
É so eles pedirem pra nokia agora q tem contrato =D
@AntonioVeras
Jobs criou uma realidade alternativa para a Apple. Não conta.
@AntonioVeras
O que é isso companheiro?
@brunogdb
Só agora que tu percebes isso, Microsoft? Afinal, quem vai querer usar o... o.... bi.... bin.... bing? ugh!
Thássius Veloso
Todos amamos. :P
denner
Cara, o bing brasileiro, é uma [email protected] literalmente... Agora o americano é bom, serviços pra ele é o que não faltam!
digo
GOOGLE, eu.. te. ... Amo!!!
Guilherme Carlos
Hell yeah MS! Atitude totalmente correta e bem aplicada.
Ramon Melo
Sinceramente, se for verdade, a MS está certa, tem que fazer isso mesmo! Não é como se a MS estivesse atacando a Google com tanques de guerra, é uma batalha judicial só. E também não é como se a Google fosse uma empresa de fundo de quintal, que não saiba se defender...
Silas
A UNICA MARCA QUE NÃO COMETE MONOPÓLIO É A MICROSOFT! Todos sabem que o IE conseguiu ultrapassar o Netscape por pura raça, numa incrivel e dificil batalha. Google sua malvada... *sarcarsm...*
Marcoscs
...e existe vida além do Google? (tá, eu sei, eu sei...)
Exibir mais comentários