Sistemas de reconhecimento facial não são nada novos. Já existem diversos deles no mercado, seja para encontrar bandidos que escaparam da polícia ou apenas para permitir que um usuário faça login seguro no computador. Mas e se uma empresa que tem diversos dados sobre você, como seu e-mail, endereço, telefone começa a usar essa tecnologia para permitir que outras pessoas vejam esses dados? Soa assustador o bastante? É algo assim que o Google pretende fazer.

Felizmente não é apenas apontar a câmera para uma pessoa e esperar que o celular entregue todos os dados relacionados à ela na forma de resultados de busca. Quem quiser ser identificado precisa primeiro autorizar o Google acessar seu perfil e imagens para então associar o seu rosto com as informações disponíveis publicamente na web.

De acordo com Hartmut Neven, o chefe do projeto de reconhecimento facial, um dos motivos que impediu o lançamento do aplicativo até agora é a possibilidade da criação de um problema de privacidade como ocorreu com o Google Buzz. Eles certamente não vão querer repetir a dose, que consistiu basicamente de uma enorme revolta entre usuários e até um processo nos EUA.

Ainda não se sabe como o programa vai funcionar ou em quais plataformas ele estará disponível. Mas se você conhece ou usa o Google Goggles provavelmente já sabe o que o sistema de reconhecimento de imagens da gigante de Mountain View é capaz. E provavelmente já está mais assustado só de ouvir falar na possibilidade de implementarem isso para rostos.

Atualização às 17:11 | “A notícia da CNN é apenas especulativa” diz um porta-voz do Google ao site CNET. Acho que o senhor Neven, assim como os repórteres da CNN responsáveis pela notícia, correm o risco de receber um belo puxão de orelha dos seus superiores. E sim, isso é uma especulação. Não tenho certeza da intensidade ou da ocorrência do puxão de orelha. =P

Com informações: CNN.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RodrigoKrZ
A um certo tempo eu já achava que o Google ia dominar a internet, depois, achei que pudesse ter uma pequena parte dos sistemas operacionais, mas não o bastante pra dominar. Agora, ele está nos celulares, não com aplicativos, mas como sistema operacional dos mesmos, com o Android. Google tem e-mail, rede social, serviços para webmasters, é o buscador mais conhecido, tem o youtube, tem navegador, tem tudo, com certeza ele vai dominar muita coisa.
Caio Furtado
iCarly? JESUS CRISTO!
Caio Furtado
Não é o que a Luciana Gimenez acha...
Caio Furtado
Olha a revolta! HAHAHAHAHA
Marcoscs
po, só se foi o Mick de 30 anos atrás, né.... O de hoje tem mais pelanca na cara do que a minha avó tem na bunda.
Thiago Sabaia
Não sabia que o Spencer(do iCarly) trabalhava no Tecnoblog. Mobilon fica bolado quando eu chamo ele desse cara.
Thiago Sabaia
Só assim para agente conseguir ver a Tecnohouse :P
@torresrafa
Caramba, o tecnoblog tá bem, logo o Mick Jagger foi visitar a redação. uhAUHauha..
Thiago Mobilon
Antes fosse! Cara de sono mesmo. Hahaha
Gabriel Bemfica
Mobilon com cara de ressaca, hein...
Thiago Mobilon
Simpático o rapaz da foto.
Thiago Mobilon
Meu, voce comenta isso em TODOS os posts sobre Google. Vira o disco, isso é tão 2005!
joe
A Microsoft já mostrou algo muito parecido mês passado na TecFest 211
Rafael The Mist
Verdade. Procurei pelo nome da minha mãe (que não possui homônimos, é bom lembrar) e aparecem várias informações do trabalho dela e de outros locais em que ela possui relacionamento. Está difícil se esconder hoje em dia. hehehe.
Ramon Melo
"Google compra o governo brasileiro. Impostos são abolidos do país, todos os serviços passarão a ser gratuitos." Eu não ligo de perder a minha privacidade!
Exibir mais comentários