Canon ensina a contornar aviso de toner não original devido à falta de chips

Escassez de chips forçou Canon a produzir toner sem chip de proteção; empresa criou página que ensina a contornar avisos de erro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Toners em impressora Canon (imagem: divulgação/Canon)
Toners em impressora Canon (imagem: divulgação/Canon)

Se você comprou uma impressora nos últimos anos, talvez saiba, por experiência própria, que nem sempre é fácil usar tinta ou toner de terceiros no equipamento. A Canon está entre as marcas que adotam tecnologias para que as suas impressoras reconheçam apenas suprimentos originais. Mas, por causa da escassez global de chips, a companhia se viu obrigada a ensinar seus clientes a contornar essa restrição.

De modo geral, as fabricantes alegam que o uso de toner ou tintas originais garante impressões de boa qualidade e o funcionamento adequado da impressora. O que essas empresas não costumam informar é que essa também é uma forma de garantir receita recorrente com a venda desses suprimentos.

Não é por acaso que, pelo menos no segmento doméstico, não é raro impressoras serem comercializadas com preço baixo: a receita do negócio vem da venda de cartuchos.

No caso da Canon (e de tantas outras marcas), um chip integrado ao cartucho tem a função primária de informar à impressora os níveis de tinta ou toner. Na ausência do chip ou se este tiver algum tipo de defeito, o equipamento interpreta que não há tinta ou toner e impede a impressão.

Note também que o chip acaba cumprindo a função de identificar cartuchos originais e, consequentemente, dificultar o uso de suprimentos de terceiros.

Toner original é vendido sem chip

O que a Canon não esperava é que essa estratégia, que funciona há tanto tempo, um dia seria prejudicada por uma crise de abastecimento no mercado de semicondutores. Por conta da dificuldade de obter chips, a unidade alemã da companhia soltou um comunicado para informar que está produzindo toner sem o componente:

Com o intuito de garantir o fornecimento contínuo e confiável, decidimos distribuir suprimentos sem componentes semicondutores até que o fornecimento normal seja restaurado.

Na mesma nota, a Canon explica que a qualidade das impressões não é afetada pela medida, mas que indicadores do nível de toner ou da quantidade de páginas a serem impressas podem não funcionar.

Sem o chip, o cartucho não é reconhecido corretamente, situação que obrigou a Canon a divulgar uma página que, além de listar as impressoras afetadas (apenas modelos a laser), orienta o usuário sobre como contornar as mensagens de erro que surgem no momento da impressão.

Imagem de um dos passos para burlar os avisos (imagem: divulgação/Canon)
Imagem de um dos passos para contornar os avisos (imagem: divulgação/Canon)

O passo a passo varia de acordo com o modelo da impressora, mas nenhuma etapa é complexa. A maior parte delas se resume em pressionar botões como “Eu concordo” ou “Fechar” (sim, só isso). Os indicadores de nível de toner podem até não funcionar sem o chip, mas, definitivamente, não há impedimentos para a impressão em si.

A parte mais irônica dessa história é que, com as orientações dadas, podemos presumir que a Canon explicou indiretamente como os usuários podem usar cartuchos de terceiros nas impressoras da marca.

Com informações: Ars Technica, PetaPixel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados