Início » Brasil » Facebook cresce 250% em um ano no Brasil

Facebook cresce 250% em um ano no Brasil

Avatar Por

Na verdadeira briga entre Davi e Golias nas redes sociais, o Davi da história ganha cada vez mais musculatura aqui no Brasil. Dados recentes da empresa de consultoria comScore mostram que o crescimento do Facebook acelerou no último ano. Só para dar ênfase: acelerou muito no último. Você provavelmente não vai acreditar…

Criador e criatura

Comparando o total de visitantes únicos aos sites das principais redes sociais, o resultado que temos é um Orkut com 24,7 milhões de acessos em fevereiro do ano passado. Já nesse ano, o número de visitantes subiu para 31 milhões, o que computa um crescimento de 26%. Para quem acha que a rede social do Google está morrendo, crescer ¼ no período de um ano parece razoável. Ou não?

Mas o show mesmo é dado pelo Facebook. Também em fevereiro de 2010, a rede social de Mark Zuckerberg apresentava 5 milhões de visitas. Tinha 20% das visitas únicas do Orkut, o que depunha contra o apetite da rede americana por aqui. Com a migração de usuários do Orkut para Facebook, a rede social apresentou no último mês o número total de 17,4 milhões de visitas. Veja bem: um crescimento de nada menos que 249% em apenas um ano.

É bom ressaltar que a pesquisa da comScore leva em consideração apenas os sites das redes sociais. Eu acredito que os aplicativos de Facebook nas mais variadas plataformas sejam um diferencial frente ao que o Orkut oferece, e o mesmo vale para o botão Curtir, que não gera visitas imediatas para o facebook.com, mas continua sendo uma forma de usar o serviço. Ou seja, nosso Davi poderia ser ainda mais poderoso.

Ficou curioso para saber quais são as outras rede sociais que entram nas estatísticas da comScore? O Windows Live Profile aparece em terceiro lugar, com 12 milhões de visitas em fevereiro (alta de 7%). Em quarto, o Twitter teve crescimento de 53% e atualmente conta com 9,1 milhões de visitas. No top 5, somente o Formspring perdeu espaço (-13%).

Cabe esclarecer que os dados são referentes ao uso de redes sociais no Brasil, no trabalho e nas residências, de usuários com 15 anos ou mais. Ainda não sei se uma pesquisa que desconsiderasse essa idade mínima mostraria o Orkut com mais visitas/mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flaviotfj
Acho que o orkut vai sumir, com tantas inovacoes do twitter e do facebook As redes sociais mais novas tem mais privacidade , oque leva a perca implacavel de usuarios do orkut
Caio Furtado
Orkut só existe por que o sistema de "Discussões" do Facebook não bate as "Comunidades" do serviço rosa...
Caio Furtado
É que nem a história de O Google e A Google. Escreve quem quer...
Caio Furtado
As comunidades não mudaram em nada? Que tal se informar antes de falar amigo?!
RodrigoKrZ
Acho que o orkut passa por mutias atualizações que mudam a rede, mas bugs ridículos continuam, invés de resolver os problemas, eles estão preocupados em querer inovar mudando algo, mas acabam não inovando nada. Mudaram o layout da rede novamente, e praticamente voltou ao primeiro layout, só mudando a localização de alguns recursos pra esquerda, e mantendo os recursos q usam javascript
EDI LOPES
Orkut Forever
@AntonioVeras
E o fulano.
Marcoscs
tá voltando? Vai com Deus...
@rafaelprr
Ei, você aí que teme a "orkutização" de tal rede, "inclusão digital" e afins: Faça o seguinte: não siga, não adicione quem você não gosta, não entre em comunidades tolas. Quem faz sua rede social é você mesmo!
Bestknighter
Bloqueia o app.
@EmanuelSchott
O Facebook irá ficar uma zona não, ja ta ficando uma zona. Ou alguem gosta daquelas porcarias (leia spam) "Fulano respondeu algumas perguntas sobre você"???
@pyres
Sim, o Orkut ainda é maior, e convenhamos, 10 anos reinando praticamente sozinho... tudo que sobe, desce! Eu mesmo não utilizo mais o Orkut efetivamente, mas muitos dos contatos que tenho lá ainda não migraram para o Facebook, então não cheguei a excluir minha conta, mas ela está inativa, como acredito que aconteça com muita gente! E o Orkut está tentando copiar o Facebook em varios aspectos, inclusive o Tecnoblog fez um post sobre isso que foi muito bom, e com isso, perderam o respeito de vez.
@AntonioVeras
Apuração própria? Teve supervisão de alguma empresa auditora? :D
clidenorjr
Mesmo com o aumento de usuários ao facebook o orkut ainda domina no Brasil, noto muitos usuários cobrando de outros que façam o facebook, mas eles mesmos tem o orkut. Ou seja, a migração total não acontece com a maioria, no entanto acredito sim no crescimento do facebook porém não em um aumento tão significativo a ponto de ultrapassar o orkut, que é a cara do brasileiro.
Gustavo
O que acabou com o orkut foi a maldita inclusão digital. Entra no tolices do orkut pra ver... desanima. E quando "eles" descobrirem o Facebook... pode esperar.
Exibir mais comentários