O Windows 8 está em desenvolvimento há algum tempo, mas a Microsoft não ousa dizer quando ele será lançado para não prejudicar as vendas do seu sistema atual. Sabemos que ele já foi enviado para as fabricantes de computadores e que ele terá algumas imagens de fundo bem bacanas, mas ainda não tínhamos visto capturas de tela da sua futura interface. Isso é, até a sexta-feira passada quando o site Within Windows publicou algumas.

Ribbon e três sub-menus (Crédito: Within Windows) | Clique para ampliar

As capturas foram tiradas de uma versão pre-release do Windows 8, obtida por dois editores do site de alguma forma. Talvez eles conheçam alguém da indústria de computadores, seria meu chute. As imagens mostram algo que pode deixar cabisbaixo aqueles usuários do Windows que não gostaram muito da chamada interface ribbon, apresentada pela primeira vez pela Microsoft na sua suíte de aplicativos Office 2007. Essa interface foi importada para o Windows Explorer.

Interface ribbon no Windows Explorer (Crédito: Within Windows)

Segundo os editores, eles também constataram que há uma maneira de desligar essa interface e voltar com a antiga, mas essa parece ser a interface padrão. E como eles bem alertam, os ícones em laranja são apenas para reservar espaço, não serão os ícones no design final.

Ok, rápida enquete para ser respondida nos comentários: interface ribbon no Windows 8, seria um “Yay!” ou “Nay…” pra você? Porque?

Com informações: Within Windows.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jaum
hm... de ladinho... engole.. sei!!11!
Ettore
Justamente pelo fato de a Micro$oft só fazer estas besteiras e criarem sistemas carregados, vulneráveis e instáveis que migrei para as distros de Linux. Office via Wine está funcionando melhor que em Ruindows...
@lucianoboeing
Acho desnecessário, vai ocupar muito espaço
nicholasit
Gosto da interface Riboon, utilizo alguns sistemas da Microsoft que já utilizam este design/funcionalidade e acho ótimo. O CRM 2011 e o Sharepoint 2010 é alguns deles...
@Masterwebinter
Quem falou sobre os monitores widescreen foi eu :P
@zRAFAz
Como já bem disseram, a maioria dos monitores são Wide-Screen, ou seja, o espaço vertical é limitado, ainda mais se você usa um notebook. Com relação a isso, não só eu mas outras pessoas devem ter pedido para que a MS colocasse uma opção de ocultar aquela "ogresidade", e ela tratou de implementar um botão que faz isso na versão nova de MAC (de windows não sei). Porém é uma coisa horrível, ficar com uma barra enorme e cheia de coisas inúteis aparecendo, nem tudo parece estar disponível ali, é péssimo. Fora que a pessoa perde tempo demais fazendo coisas que antes eram ridiculamente fáceis pelo menu. Graças a Deus que no MAC os menus são obrigatórios, pois ficam na menubar (que é fixa para todos aplicativos). Mas no windows eu acho terrível!
Lorca
Considero que realmente é questão de costume. A interface Ribbon é estranha no início, mas depois de um tempo percebe que é mais prática porque os recursos estão todos a mão. Tente usar o office 2003 depois de um tempo usando o 2007 e vai perceber como era improdutivo tantos menus, e botões direito, etc... O mais interessante é ver alguém que não tem tanta familiaridade com informática usando o office 2007, eles conseguem "se encontrar" tudo muito mais facilmente (vejo isso todo dia na empresa). Mas como quase nada se cria e maior parte se copia, os mais saudosistas talvez lembrem do "Lotus 1-2-3" que rodava em interface texto no MS-DOS. As funcionalidades ficavam separadas de um jeito muito parecido com o atual ribbon, acessadas teclando "/" (ainda não se usava mouse..." já faz um tempo.
@zRAFAz
C.U.R.U.Z.E.R.E.S. O fim dos tempos está chegando, se colocarem isso no sistema aí que nunca mais vou usar Windows na minha vida (Abandono o Corel e o Delphi). Mas sou otimista e acho que o mal gosto não deve chegar a este extremo.
Caio
Eu acho que a Microsoft está aprendendo com a Apple, dá uma "remodelada" que os clientes compram tudo novo. É isso aí, pra quem gosta de gastar, tem Ipads e agora Windows aos montes no mercado!
Ricardo
A última versão do Windows que usei foi a XP.
Willian
Ribbon no W8? Yay desde que seja totalmente configurável, odiaria perder tanto espaço no explorer. A grande (e unica) grande diferença entre Vista e Seven é a barra iniciar com busca (meia-boca diga-se de passagem, mesmo porque a busca tem que ser pelo nome completo do programa, não se acha por exemplo o "PowerISO" digitando somente "ISO"). Espero que para o Windows8 teremos outras grandes mudanças melhorias.
@Masterwebinter
Sem dúvida um nay, pois meu monitor é WIDEscreen, e odeio interfaces desnecessárias que ocupam a parte horizontal da minha tela. Talvez se colocar de ladinho a gente engole.
Guilherme L
YAY por um lado. NAY por outros...
@c_nomura
Yay! Eu achei animal a nova interface do Office (Ribbon interface). Agrupada por características e não aquelas terríveis abas extensas (tipo PS).
@ThiagoCapuano
Acredite, a parte laranja não será laranja, vai ser parecida com a do office
Exibir mais comentários