Adeus, versão clássica. Você sempre viverá em nossos corações

Fãs do GNOME, tremei! Foi revelado recentemente que a partir da versão 11.10 (Oneiric Ocelot), o Ubuntu já não virá com o visual clássico do GNOME, tendo somente o Unity como opção de shell. O anúncio veio de Mark Shuttleworth de uma forma um tanto quanto inusitada: em um comentário de um bug report no Launchpad do Ubuntu, sobre um bug com o Unity. Nas palavras de Mark (tradução livre):

Nós fizemos um bom progresso em acessibilidade no Natty, mas vamos perder a meta da acessibilidade perfeita. Mas nós vamos garantir isso no Oneiric. E tudo bem com isso, já que temos a opção de voltar para o desktop Clássico no Natty, mas não teremos isso no Oneiric.

Para muitos, a notícia não é surpresa alguma, já que já se discutia o uso do Unity 2D para o Ubuntu 11.04, e que ele já viria como padrão na versão 11.10. Mas a informação ainda enche de dúvidas o coração de alguns usuários: Haverá uma versão do desktop clássico com o visual do GNOME, mesmo que para download? As distros baseadas no Ubuntu, como o Linux Mint, seguirão a tendência e usarão o Unity, ou permanecerão com o bom e velho GNOME?

Essas e outras perguntas com certeza só serão respondidas nos próximos meses, logo depois do lançamento do Ubuntu 11.04. Não custa nada lembrar, o Unity mudou bastante da versão 10.10 para o último Beta da versão 11.04, e não é difícil de acreditar que o time de desenvolvedores faça um trabalho excepcional até outubro desse ano. Como sempre, é esperar pra ver.

Com informações: WEB UPD8.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados