Como fazer portabilidade para Vivo

Trocar operadora do celular sem perder o número antigo é um direito seu, então saiba como fazer portabilidade para Vivo

Victor Hugo Felix
Por
• Atualizado há 1 ano

Talvez você esteja insatisfeito com a operadora do seu celular e queira trocar pela Vivo, sem perder o número da linha. Isso é possível e pode ser feito gratuitamente. Veja como fazer portabilidade para Vivo e saiba quais são as facilidades que ela oferece.

Como fazer portabilidade para Vivo

O que é portabilidade numérica?

É preciso levar em consideração que estamos falando de portabilidade numérica, que é o direito dos clientes de trocar de operadora sem perder o número antigo. Mas isso só é válido para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de celular para celular ou de fixo para fixo.

A portabilidade só é possível para números de celular que sejam da mesma área, que tenham o mesmo DDD. Portabilidade de telefone fixo deve ser no mesmo município.

A portabilidade só será negada se os dados informados estiverem incompletos, como erro no número do celular, ou se houver outro pedido de portabilidade para a mesma linha.

Como fazer portabilidade para Vivo

Primeiramente você precisa escolher um plano da Vivo para contratar, que pode ser Pré Pago, Pós Pago ou Plano Controle.

  1. Acesse o site lojaonline.vivo.com.br;
  2. Clique no ícone “Portabilidade”, na seção “Categorias em destaque”;
  3. Insira no quadro “Trazer meu número para a Vivo” o número da outra operadora;
  4. Espere a página carregar e verifique se no quadro “O que você deseja fazer?” a opção “Trazer meu número para a Vivo” está selecionada;
  5. Abaixo, na mesma página, clique no tipo de plano que deseja;
    Como fazer portabilidade para Vivo / Victor Hugo Felix / Captura de tela
  6. Escolha o seu plano e clique em “Continuar”;
  7. Se o plano escolhido foi Pré Pago, você terá que comprar um novo Chip Vivo (cartão SIM). O valor do chip pode variar;
  8. Finalize a compra e aguarde o recebimento do cartão em sua casa.
    Como fazer portabilidade para Vivo / Victor Hugo Felix / Captura de tela

Escolha alguns dos planos Pós ou Controle e a portabilidade será feita gratuitamente. Finalize a contratação do plano sem que haja cobrança no envio do Chip Vivo até você.

Quanto tempo demora?

A Anatel determina que as operadoras demorem até 3 dias úteis para efetuar a portabilidade. E nesse período de transição, os clientes podem ficar apenas 24h sem linha em nenhuma operadora, mas é comum que esse período dure apenas 2h.

Enquanto o processo não é efetivado, a Vivo disponibiliza um número provisório para o cliente usar, sem cobrança de taxa. O número temporário será substituído pelo antigo automaticamente.

É possível o cliente usar o número da outra operadora e aguardar até que ele pare de funcionar. Então, o cliente deve trocar pelo Chip Vivo e seguir usando normalmente.

Outras formas de solicitar

Caso já tenha adquirido um chip da Vivo, uma das alternativas para realizar a portabilidade é:

  • Baixar o app Meu Vivo Móvel, disponível para Android e iPhone, fazer o cadastro com o chip Vivo e escolher a portabilidade;
  • Ir até uma loja Vivo e solicitar a transferência do número ao atendente.

Antes, o processo também podia ser feito via SMS ou por telefone. Porém, para dificultar a prática do SIM swap, a Vivo removeu essas possibilidades.

Com informações de: Vivo, Anatel, Melhor Plano.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Vivo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Felix

Victor Hugo Felix

Ex-redator

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escritor com três obras publicadas, pós-graduado em gestão cultural e técnico em produção de áudio e vídeo, Victor Hugo Felix foi redator freelancer no Tecnoblog em 2020. Também atuou como produtor na Record News e, atualmente, trabalha como assistente de comunicação.

Canal Exclusivo

Relacionados