Início » Gadgets » Cientistas criam resistor feito de sangue

Cientistas criam resistor feito de sangue

Avatar Por

Pesquisadores da universidade de Gujarat, na Índia, anunciaram a criação de um resistor de memória produzido a partir de sangue - humano, diga-se. A novidade atende pelo nome de menristor (memória + resistor) e apenas existe em laboratório, mas pode ser que um dia equipe toda uma nova geração de computadores neuromórficos - capazes de reproduzir sinapses parecidas com a do cérebro humano para processar suas informações.

Na teoria, o menristor é um resístor capaz de lembrar os níveis de voltagem em que trabalhou e repeti-los continuadamente. Apesar de teoricamente simples, apenas em 2008 cientistas da HP conseguiram colocá-la em prática, sem muito sucesso.

Os cientistas indianos notaram que o sangue humano continha diversas características que permitiriam a fabricação de um menristor confiável, enquanto os pesquisadores da companhia norte-americana apostaram na nanotecnologia e em filmes de dióxido de titânio. A invenção abre caminho para o uso cada vez maior de tecnologias no corpo humano, o que no futuro poderá permitir reparar danos no sistema nervoso, deficiências motoras, cegueira e outros efeitos de lesões ou doenças.

Apesar de ainda não existir qualquer data para que tal inovação esteja ao alcance do consumidor comum, a equipe responsável pela criação do menristor de sangue continua focada em projetos que combinam eletrônicos com fluidos humanos.

Com informações: RWW, io9

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Masterwebinter
Mulheres irão vender mensalmente uma quantia =)
@Masterwebinter
A poluição já não faz isso?
Caio Furtado
Vampiros gostaram.
@brunogdb
Ok, agora os robôs vão arrancar nossos braços para recuperar os deles.
Alexandre
hmmm, vampire feelings... que mal gosto, poderia usar outra coisa exotica, mas sangue???
Guilherme Silva
Interessante. Mas corrige ali, "tensão" ao invés de "voltagem". valeu =] "...capaz de lembrar os níveis de TENSÃO em que trabalhou..."
@AbrahamAlves
Será "Matrix" ? Proximo passo: ferrar o nosso céu.
@seekngravy
Como vão produzir?! Hehehe...] Muahahahahah!!!
Rafael The Mist
Esse papo de uso de sangue em escala considerável é meio tenso mesmo. Agora, quando li menristor achei que fosse erro de digitação. :P
@cobalto
Quando diziam que as pessoas hoje em dia já tem a informática no sangue, não era bem isso que eu tinha em mente.
iGOMD
Os Cylons estão chegando
Humberto Mendes
Começa assim e termina todo mundo virando bateria humana. Red pill or blue pill?
Marcoscs
Sim, funciona, mas é um produto caro e de eficácia reduzida quando comparado ao sangue humano. Ele é feito a partir de fluorocarbonetos
@mac_ti
(Fato mode: on) Sempre vale a pena economizar... não importam as vidas alheias =D
Guilherme Mac
Mas funciona isso mesmo? Pq qdo falta sangue chegam a atrasar cirurgias, arriscando a vida de pessoas. Não sei até qdo vale a pena economizar arriscando a vida alheia. Bom, mas isso é outro assunto =)
Marcoscs
Sangue artificial. Já se consegue produzir mas como é muito mais barato o sistema de doação de sangue então não se precisa produzir artificialmente em larga escala.
Guilherme Mac
Logo vai ter uma empresa que literalmente vai tirar o sangue dos trabalhadores :P
@Will_x3
Log vão começar a peedir doadores...#Medo xD
@AntonioVeras
Ao contrário do que diz a matéria, isto já foi lançado por lá sim. http://www.youtube.com/watch?v=7yBnl_krN_U&feature=related :D
Guilherme Mac
Mas como vão produzir sangue (ou algo parecido, com as mesmas propriedades) em grande escala? Pq se fizerem vai resolver é o problema da falta de sangue para doação (e vão provar como o bem estar humano sempre está em segundo plano).