Início » Telecomunicações » Vovó de 75 anos corta a internet de um país e meio

Vovó de 75 anos corta a internet de um país e meio

Avatar Por
9 anos atrás

Já sabemos que um governo consegue ser tirano o bastante para desativar o acesso à internet de um país inteiro e deixar sua população com páginas em branco nos seus navegadores. Vimos isso acontecer mais recentemente no Egito e pouco depois na Líbia, mas em ambos os casos se tratava de de uma intervenção oficial. Agora foi a vez de uma intervenção acidental causar o mesmo efeito: uma senhora de 75 anos deixou parte de dois países sem acesso à internet por horas.

Era esse tipo de cabo que a senhora devia procurar, vovó.

Seu nome não foi divulgado, mas sabemos que trata-se de uma moradora de um vilarejo chamado Ksani, na Geórgia, que saiu da sua casa no dia 28 do mês passado procurando por cabos de cobre, para cortar, roubar e revender. Ela encontrou justamente um dos cabos de fibra óptica que faz ligação do país com a Armênia e passou o alicate nele, provavelmente percebendo mais tarde que o material dentro do cabo não era o que procurava.

A consequência? 90% de todos os usuários de internet, sejam indivíduos ou empresas, na Armênia ficaram sem acesso por mais de 12 horas no dia. Parte da Geórgia também foi afetada, segundo os provedores locais.

Pouco depois da meia-noite do dia 28 os serviços foram normalizados. Hoje a senhora foi encontrada pela polícia georgiana e agora pode ter que enfrentar até 3 anos atrás das grades. Oops.

Com informações: BBC. Dica do Gabriel Subtil (@gabrielsubtil) via Twitter. Valeu, Subtil!
Imagem sob licença CC de Jemimus no Flickr.

Mais sobre: ,