Já sabemos que um governo consegue ser tirano o bastante para desativar o acesso à internet de um país inteiro e deixar sua população com páginas em branco nos seus navegadores. Vimos isso acontecer mais recentemente no Egito e pouco depois na Líbia, mas em ambos os casos se tratava de de uma intervenção oficial. Agora foi a vez de uma intervenção acidental causar o mesmo efeito: uma senhora de 75 anos deixou parte de dois países sem acesso à internet por horas.

Era esse tipo de cabo que a senhora devia procurar, vovó.

Seu nome não foi divulgado, mas sabemos que trata-se de uma moradora de um vilarejo chamado Ksani, na Geórgia, que saiu da sua casa no dia 28 do mês passado procurando por cabos de cobre, para cortar, roubar e revender. Ela encontrou justamente um dos cabos de fibra óptica que faz ligação do país com a Armênia e passou o alicate nele, provavelmente percebendo mais tarde que o material dentro do cabo não era o que procurava.

A consequência? 90% de todos os usuários de internet, sejam indivíduos ou empresas, na Armênia ficaram sem acesso por mais de 12 horas no dia. Parte da Geórgia também foi afetada, segundo os provedores locais.

Pouco depois da meia-noite do dia 28 os serviços foram normalizados. Hoje a senhora foi encontrada pela polícia georgiana e agora pode ter que enfrentar até 3 anos atrás das grades. Oops.

Com informações: BBC. Dica do Gabriel Subtil (@gabrielsubtil) via Twitter. Valeu, Subtil!
Imagem sob licença CC de Jemimus no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Guarnieri
Ah bom, achei que a vovó era hacker e tinha botado um vírus na rede. A vovó é usuária de crack e ia vender o fio pra compra pedra.
ricardo
Geralmente o cabo de fibra ótica não vai sozinho. Junto com ele costumam passar outros cabos de comunicação ou de energia, aproveitando a mesma infraestrutura. Acho provável que, na verdade, a velha tenha roubado os cabos de cobre e acabado cortando a fibra junto. Muitas vezes, também, as fibras encontram-se no núcleo dos cabos de eletricidade.
ricardo
Existem outros metais, além do cobre, presentes em cabos de transmissão de dados e de energia. Alumínio é um deles.
Leandro Guilherme de Oliveira
noooossa que cagona hein...............
Matheus
Danada essa senhora. Aqui só dando um ventinho a internet cai, nem precisa cortar fio nem um. KKKKKKKKKKKKKKK
@luiztap
Nessa idade, 3 anos é sentença de morte.
@Juseh42
3 anos pode ser até pouco dependendo dos prejuízos causados.
Matheus
Nossa, não vou deixar minha vó mexer no PC agora! lol
Rodrigo Alves
Kkkk, que veinha azarada, logo da internet.. rsrs
@hullopes
Fala sério!! É uma cigana?
Gabriel Bemfica
Velhinhas, sendo mais poderosas na internet que ditadores since 1936.
Camila
A essa eu matava, mas sacanagem não é necessario deixar ela presa por tres anos ne?
Theus
É porque aqui a internet cai naturalmente.
Marcos
Não tem nada pior do que insuspeitos vovôs e vovós vilões. A gente pode esperar qualquer coisa deles, menos que sejam meliantes!!! :D
vih
Nossa, que velhinha viu. Se fosse comigo eu iria entrar em depressão por não ter o que fazer.
Exibir mais comentários