A Microsoft e a Toyota se reuniram para fazer um anúncio que promete movimentar a indústria automobilística nos próximos anos. Novos carros da fabricante japonesa terão software produzido especialmente pela Microsoft. Sim, sim: de certo modo, podemos dizer que os novos carros rodarão Windows.

Protótipo de painel de veículo da Toyota (imagem: divulgação)

Mas não é qualquer Windows, e sim o Windows Azure. A tecnologia de computação na nuvem da Microsoft será usada como base para desenvolver uma plataforma veicular que permita “serviços de telemática de próxima geração”. Em outras palavras, os dados relacionados ao veículo serão detectados por meio dessa plataforma.

Para chegar a um software que funcione bem nos carros da Toyota, a Microsoft vai oferecer tanto o Azure como o Microsoft SQL Azure. Os primeiros carros com a nova tecnologia serão da linha de híbridos e de elétricos da Toyota. Ou seja, nada de ver milhares de Corollas rodando na rua com o software baseado em tecnologia MS.

Ainda não ficou exatamente claro como esses carros vão se conectar à rede, para atualizar dados da telemática. Um vídeo divulgado pela Toyota mostra um Milestone compartilhando conexão com o veículo para que, a partir do visor touchscreen no centro do painel, o usuário tenha acesso a músicas, mapas e dados do carro.

No protótipo apresentado durante o anúncio, é notável a presença de aplicativos de terceiros integrados ao sistema. Além do Bing, temos o iHeart Radio e o Pandora para escutar música, além de um serviço para checar horários de filmes em sala de cinema próximas.

Os primeiros veículos da Toyota rodando software Windows estão previstos para o ano que vem. E não custa lembrar que a Microsoft já oferece uma versão embarcada do Windows especificamente para automóveis, o  Windows Embedded Automotive 7. A Ford é uma das empresas que já adotaram o sistema.

Atualização às 18h40 | A Toyota nos enviou uma mensagem na qual deixa muito claro: os carros não vão rodar software da Microsoft. Em vez disso, a empresa vai fornecer “canais de informação”. Nós ainda estamos tentando descobrir o que isso quer dizer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

henrique
iauhsdiuha89hrs8ar8ar8ha89rhsara essa foi mto boa!!! :) coisas sem noção...
Ludatrade
Provavelmente, os planos da Toyota e da Microsoft terão que ser adiados... O terremoto e o tsunami que atingiram o Japão está obrigando a fábrica a paralisar as atividades na Europa, por causa da falta de peças que eram feitas no Japão. Ou seja até a montadora se recuperar, é provável que os planos de lançar um carro com Windows mude de data. http://www.ludatrade.com/news/11-04-13-toyota-e-obrigada-paralisar-producao-na-europa
Caio Furtado
HAHAHAHAAHAHAHA GENIAL!
@lancelotti
O engraçado é que a maioria dos comentários bobos vem de usuários do próprio Windows :)
@InglidLoris
Fico a imaginar a cena: Uma vozinha saindo das entranhas do carro dizendo: Caro Sr. seu carro acaba de ser hackeado. E repentinamente o carro para! Tá é viajante, mas seria engraçado.
acustodioo
Né uahauaha xD
@marcoscorreia1
Provavelmente os serviços vão ser Web (não me pergunte como seria a conexão, 3G?) e vão rodar na plataforma de Computação em Nuvem da Microsoft que é o Windows Azure. Só um palpite.
Ramon Melo
Mas aí não dá para fazer streaming de músicas, como o artigo sugere.
@reginaldo_rsf
kkkkkkkk CTR ALT DEL no volante ou a seqüência EMBREAGEM FREIO ACELERADOR foram as melhores, fora os erros e telas azuis (ou verdes) em certas situações... a criatividade de vocês estão de parabéns =)
@shangraf
positivado "hipocrisiaaa, eu quero uma pra viveeer."
Alexandre
@ atualizacao, mas que zona! afinal, quem divulgou a informação, toyota ou ms? Tá com cara de coisa da ms..
@andradevini
tela azul no trânsito... UAHUIEHUAHEAUIH
@Sowee0
>Faça piada sobre o sistema que tu usa de graça (sim, são todos pirateiros), ganhe positivos >Disserte sobre os beneficios de um mac no mesmo post, multiplique por 2 os positivos.
DMH
se trava chama aa Vovosinha de 75 anos que ela resolve (nao resisto))
Rafael The Mist
Pensei nas máquinas sem fio de cartão de crédito das lojas. Elas usam GPRS, confere?
Exibir mais comentários