Apple planeja fabricar iPads no Brasil, afirma (mais uma) revista

Jundiaí, Taubaté, Indaiatuba e Lençois Paulista estão cotados para receber linha de montagem.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:36

Objeto de desejo dos geeks brasileiros, os produtos da Apple estão cada vez mais próximos de serem montados no Brasil. Isso se depender das reportagens na mídia impressa, que se mostram cada vez mais consistentes nesse sentido. A Isto É, por meio de seu colunista João Dória Jr., havia informado que a Apple pretende construir uma fábrica no país. A informação é confirmada pela Veja, que traz novas informações sobre o assunto.

A Apple vem realizando um estudo sobre o sistema de tributação brasileiro, de acordo com a revista, para avaliar se vale a pena produzir os equipamentos no país, em vez de continuar a importa-los da Ásia. Ao que tudo indica, a Apple estaria para anunciar a produção nacional dos iPads.

Essa iniciativa de produzir os tablets da maçã no país deve acontecer graças à Foxconn, fabricante chinesa que já possui fábricas em três cidades de São Paulo: Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba. A Motorola é uma das clientes da Foxconn por aqui, ainda de acordo com informações levantadas pela revista.

Para desembarcar no Brasil, a Apple estaria esperando renúncias fiscais por parte do governo estadual. A contrapartida seria oferecer desconto na compra de iPads em grande volume para estudantes da rede estadual de ensino. Vender tablets para o governo federal também pode ser um dos objetivos da empresa por aqui.

Com a vinda de uma fábrica da Apple para o Brasil, a Positivo seria a maior prejudicada. Não é surpresa para ninguém que a empresa já venceu várias concorrências para fornecer equipamentos de informática para as várias esferas de governo. Com um preço competitivo e um produto de extrema qualidade, a Apple poderia desbancar a concorrente no segmento governamental.

Ou seja, se a Apple instalar mesmo uma fábrica no Brasil, não será para vender iPads aos geeks de plantão, mas sim para atender a um cliente bem mais voraz: o governo. De fato, Steve Jobs não dá ponto sem nó.

Fiquemos de olho. Tanto a Veja como a Isto É afirmam que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve anunciar a parceria com a Apple e a localização da fábrica nas próximas semanas.

Atualização às 10h29:

O jornal Bom Dia, que circula no interior de São Paulo, também traz informações sobre o assunto. A futura — e suposta, não se esqueça — fábrica da Apple vai gerar 6 mil empregos, com contratações a partir do segundo semestre desse ano e durante 2012.

Além de Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba, cidades que são cotadas para receber a fábrica da Foxconn e que foram citadas nesse texto, o jornal afirma que os municípios de Sorocaba e Lençóis teriam se oferecido para receber a fábrica. Cada um deles teria suas próprias renúncias fiscais para tornar o negócio mais atrativo para a Apple e para a Foxconn.

Foto: Flickr – Robert Scoble. Obrigado ao leitor Alexandre Cinci por enviar sugestões via Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados