Início » Antivírus e Segurança » É assim que criminosos alugam computadores-zumbi

É assim que criminosos alugam computadores-zumbi

Por
8 anos e meio atrás

As chamadas botnets são criadas quando computadores são infectados por um vírus que recebe ordens do hacker que o programou. Alguns desses hackers escolhem usá-las para mandar spam, enquanto que outros criam serviços de aluguel de máquinas, para que outras pessoas possam fazer o que bem quiserem. O pesquisador de segurança online Brian Krebs descobriu um desses serviços que alugam tais computadores-zumbi e explorou o que ele tem para oferecer aos seus clientes.

Krebs criou uma conta no serviço e tirou a screenshot acima que, à primeira vista, parece ser de um mercado legítimo. Mas é por meio de programas como esse que grupos de hackers alugam computadores, que podem ser usados até para enviar ataques DDoS a um site, por exemplo. Ao testar o serviço, Krebs disse que poderia escolher não só computadores espalhados em praticamente todos os estados nos EUA como também outros 4,1 mil botnets espalhados em 75 outros países.

O serviço não está acessível para qualquer um, apenas aqueles que recebem um convite de membros podem entrar. E depois disso os novos clientes ainda precisam fazer um depósito de 150 dólares, uma espécie de seguro-caução, para o dono do serviço para só depois poder alugar os computadores. O preço para alugar um conjunto específico de computadores por dia gira em torno de 2 dólares, segundo Krebs, e o programa ainda lista a velocidade da conexão do computador, seu uptime e até ping em milissegundos.

Com informações: BoingBoing.

Mais sobre: , ,