A gente já sabe que o Kinect é uma tecnologia com diversas aplicações. Além dos games e dos hacks que vira e mexe aparecem aqui no TB, ele está garantindo uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Uma faculdade de São Paulo deu mais um passo rumo à adoção de videogames na medicina e já está usando o produto da Microsoft em pacientes que dependem de fisioterapia.

Pacientes usam Kinect durante fisioterapia (imagem: divulgação)

Em sua clínica de fisioterapia, a UNICID afirma que foi a primeira faculdade privada a adotar o Nintendo Wii para o tratamento de seus pacientes com lesões neurológicas e musculares. Agora chegou a vez de partir para uma tecnologia mais avançada, novamente sendo a primeira do país a usar o Kinect como forma de complementar a fisioterapia tradicional.

Se o Kinect é um sucesso de vendas, também tem surtido efeito bastante positivo na clínica de fisioterapia. O professor Fabio Navarro Cyrillo, que supervisiona o uso do Kinect para fisioterapia na faculdade, afirmou em comunicado que a vantagem do acessório para Xbox frente os demais concorrente é a versatilidade, ainda mais porque não depende de nenhum controlador (como no Nintendo Wii). “Além disso, o movimento é preciso e completo, semelhante aos realizados nas atividades diárias”, disse.

Aqui na redação do TB nós ficamos muito curiosos para saber quais jogos são usados nesse tratamento experimental. Infelizmente, nenhum porta-voz da UNICID estava disponível no momento em que nós ligamos para lá. Também estamos querendo saber quantos aparelhos Kinect são utilizados pelos jogadores-pacientes. Essa matéria será atualizada quando tivermos essas respostas.

Cabe lembrar que não é a primeira vez que o Kinect é usado (com sucesso!) por pessoas enfermas. Em novembro de 2010 circulou na internet a história de um portador de Síndrome de Down que jogou videogame pela primeira vez depois que sua família comprou uma unidade do acessório. Bacana, não?

Atualização em 12.04.2011 às 15h16 | A UNICID nos esclareceu que os jogos adotados durante o tratamento são Kinect Sports, Kinect Adventures e Your Shape. Os participantes desse programa pagam R$ 35 devido à manutenção do ambiente em que as sessões de fisioterapia acontecem, bem como do equipamento. A universidade esclarece que o uso do Kinect complementa a fisioterapia convencional, sem qualquer chance de substitui-la (ao menos por enquanto, vai saber).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Universos paralelos.
Caio Furtado
Oo
Caio Furtado
Wii precisa de controle, o Kinect é mais versátil nesse quesito.
@juanlourenco
hahaha, coitado, o cara não pegou sua ironia
Fisio.TV
Olá! Nós realizamos uma reportagem sobre esse assunto.Falamos com os profissionais da UNICID sobre o Kinect. Para ver, basta acessar o link: http://bit.ly/g1aBky
@fabianoweb
hahaha impossivel alguem compra um kinect e achar que não precisa mais de fisioterapia... isso é um recurso auxiliar, até mesmo porque fisioterapia não é só exercicio ativo como o exercido usando o kinect ou wii ou aquela parada do ps3, em uma boa conduta fisioterapeutica é necessário usar dezenas de recursos... o game é só UM dos recursos.
j2k
incrível como tem gente que não sabe o que é ironia!
Gabriel Bemfica
Eu sempre fico me perguntando: será que a MS tinha ideia da infinidade de aplicações que o Kinect teria, quando desenvolveu o produto? Porque eu não me surpreendo com os hacks mais, porém esse tipo de aplicação, ajudando as pessoas, melhorando a qualidade de vida, me deixa muito animado. Especialmente porque essas tecnologias começaram essencialmente direcionadas aos geeks, e, num momento em que nerd é até personagem principal de novela, esse tipo de notícia serve para mostrar ao mundo que o pessoal de TI é muito mais do que "o carinha que mexe com computador" :D
@marcoscorreia1
kkkkkkkkk
@marcoscorreia1
"Enfim"? Que mundo você vive meu caro?
e.ricardo
muito massa =)
Marcoscs
obrigado pela explicação, Capitão Obvio!!!!!
Ibraim
A tecnologia enfim servindo pro bem da saúde?
@brunogdb
Quando eu quebrar a perna vou querer esta clínica, que por fim, vai ser demais. Não só por experiência geek, mas como esta ideia é fascinante!
Guilherme Vital
Marcoscs a princípio o Kinect foi feito para os usuários jogarem sem precisar de controles. Acho que alguns não esperavam que este gadget se tornaria mais do que um acessório para jogos.
Exibir mais comentários