A gente já sabe que o Kinect é uma tecnologia com diversas aplicações. Além dos games e dos hacks que vira e mexe aparecem aqui no TB, ele está garantindo uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Uma faculdade de São Paulo deu mais um passo rumo à adoção de videogames na medicina e já está usando o produto da Microsoft em pacientes que dependem de fisioterapia.

Pacientes usam Kinect durante fisioterapia (imagem: divulgação)

Em sua clínica de fisioterapia, a UNICID afirma que foi a primeira faculdade privada a adotar o Nintendo Wii para o tratamento de seus pacientes com lesões neurológicas  e musculares. Agora chegou a vez de partir para uma tecnologia mais avançada, novamente sendo a primeira do país a usar o Kinect como forma de complementar a fisioterapia tradicional.

Se o Kinect é um sucesso de vendas, também tem surtido efeito bastante positivo na clínica de fisioterapia. O professor Fabio Navarro Cyrillo, que supervisiona o uso do Kinect para fisioterapia na faculdade, afirmou em comunicado que a vantagem do acessório para Xbox frente os demais concorrente é a versatilidade, ainda mais porque não depende de nenhum controlador (como no Nintendo Wii). “Além disso, o movimento é preciso e completo, semelhante aos realizados nas atividades diárias”, disse.

Aqui na redação do TB nós ficamos muito curiosos para saber quais jogos são usados nesse tratamento experimental. Infelizmente, nenhum porta-voz da UNICID estava disponível no momento em que nós ligamos para lá.  Também estamos querendo saber quantos aparelhos Kinect são utilizados pelos jogadores-pacientes. Essa matéria será atualizada quando tivermos essas respostas.

Cabe lembrar que não é a primeira vez que o Kinect é usado (com sucesso!) por pessoas enfermas. Em novembro de 2010 circulou na internet a história de um portador de Síndrome de Down que jogou videogame pela primeira vez depois que sua família comprou uma unidade do acessório. Bacana, não?

Atualização em 12.04.2011 às 15h16 | A UNICID nos esclareceu que os jogos adotados durante o tratamento são Kinect Sports, Kinect Adventures e Your Shape. Os participantes desse programa pagam R$ 35 devido à manutenção do ambiente em que as sessões de fisioterapia acontecem, bem como do equipamento. A universidade esclarece que o uso do Kinect complementa a fisioterapia convencional, sem qualquer chance de substitui-la (ao menos por enquanto, vai saber).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados