Mais um dia, mais uma atualização bugada de um anti-vírus, que traz problemas ao invés de resolvê-los. Uma atualização liberada agora há pouco para o Avast fez com que o programa bloqueasse o acesso a diversos sites, incluindo redes sociais, sites de notícias e até o Google. O problema está especificamente no Web Shield, a parte do programa que protege contra sites maliciosos, que passou a detectar um malware inexistente em certos sites depois de aplicada a atualização 110411-1.

Até o momento de publicação desse post, a empresa não havia admitido a falha ou liberado uma atualização corrigindo-a. Também não sabemos qual o critério que está sendo usado para determinar quais sites estão sendo bloqueados.

Já no Twitter, diversos usuários reportam uma possível solução caseira até que seja liberada uma atualização oficial: desabilitar manualmente o Web Shield na interface do anti-virus. Obviamente, esse opção também desativa a proteção contra sites maliciosos, mas entre poder acessar qualquer site e não poder acessar nenhum, eu também iria com a primeira opção. Outra solução mais drástica é desinstalar por completo o anti-vírus.

Esse post será atualizado assim que novas informações forem liberadas pela empresa.

Atualização às 18:05 | Segundo a página no Facebook do Avast, a atualização 110411-2 foi liberada e deve corrigir o problema do bloqueio pelo Web Shield, mas muitos usuários ainda reclamam por lá que recebem a mensagem de erro 403 ao tentar atualizar. Vou chutar que esse erro acontece por que o próprio Web Shield está bloqueando acesso ao servidor de atualização, talvez. Mas espero estar errado.

Atualização às 18:09 | Ufa, eu estava errado. A atualização está sobrecarregando os servidores do Avast, por isso o erro aparece para alguns usuários, não todos.

Dica e screenshot enviada pelo leitor Rogério Lima (@bobolhando). Valeu, Rogério!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Formate o seu PC

O avast não é ruim, mais o melhor na minha opinião é o panda free. muito bom.

https://formateoseupc.com/m...

Mika
Eu retirei o avast do meu note, e ele continua bloqueando os sites do google e do facebook, depois de um tempo ele volta sozinho. Falaram que terei q formatar o note, o q faço?
Esperança
Tenho tido vários problemas com Avast ,bloqueia net e trava tudo ,estou sem antivirus se for assim pra que né.
Lukaz Roberto
Brito Bomsucesso sorte antes pra mim nenhum abria, mas uma forma de acessa lo é desabilitar o controle de modulo avast, e depois é só navegar.
Eliezio Santos
o avasts esta deixando meu pc a cada dia mais lento,....o q eu faço??????
Brito Bomsucesso
Lukaz Roberto engraçado que só o Face abre, o hotmail, bol, deezer e o youtube que são os sites que mais uso não abrem.
Lukaz Roberto
Brito Bomsucesso agora parou aqui
Brito Bomsucesso
Também peguei esse problema no natal.
Lukaz Roberto
aqui tbm
E??r??i??c??k?? L??a??c??e??r??d??a??
meu avast ta uma bosta ele ta detectando sem parar um virus aki e mais de 100 alarmes
Anderson GM
Final de 2013 e o bug se repete, o avast ta bloqueando a maioria dos sites.
ninitopvp88
meu problema é diferente toda vez q meu pc trava tenho q reinicia quando ontro no windows a primeira coisa q mostra é q mias atualisaçao de virus foi completa uma coisa assim
Sérgio
Nossa não sei se é isso depois q atualizei meu avast para ver 7......66 sempre q eu tento entra no google aparece um mensagem para baixar uma atualização do Avast e o pior q não deixa eu fazer nem uma pesquisa... agora estou com um certo medo de executar essa nova atualização...
Thays
olá.. meu pc não está funcionado normalmente... ele liga normal.. só que do nada aparece uma tela azul afirmando um erro com o nome "aswPS.SYS" que está relacionado ao Avast.. consigo resolver esse problema em casa ou tenho que levar para manunteção mesmo?? é porque preciso do pc para pegar as aulas da faculdade!! =/ vlw galera..
Caio Furtado
Solução: Todos usa Mac e Linux.
Exibir mais comentários