Nokia anuncia X7 e E6, ambos com nova versão do Symbian

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Depois de vazar algumas vezes, o Nokia X7 foi finalmente anunciado pela fabricante finlandesa de celulares hoje. Junto com ele a Nokia também anunciou o novo integrante da sua conhecida linha E, o Nokia E6. E em ambos, uma pequena surpresa: uma nova versão do seu sistema operacional móvel chamado Symbian Anna, com uma interface diferente, mais características de segurança e, segundo a própria empresa, até um navegador mais rápido.

O Nokia X7 é um celular em formato de barra com traseira de aço inoxidável que conta com uma tela sensível ao toque capacitiva de 4 polegadas de AMOLED e resolução de 640 x 360 pixels, tudo isso protegido por um vidro Gorilla Glass. Ele também vem uma câmera de 8 MP com flash de LED duplo e suporte para gravação em até 720p, cartão de memória microSD de 8GB, novo navegador com Flash Lite já embutido e conectividade Bluetooth 3.0, WiFi e GPS. As especificações completas estão aqui.

Já o Nokia E6 continua usando o mesmo formato da já conhecida série E da empresa: uma tela e um teclado QWERTY completo. Nesse aparelho, no entanto, a empresa decidiu arriscar e fazer tela seria sensível ao toque também. Direcionado para o público empresarial, o E6 tem uma tela de 2,46 polegadas de LCD com 640 x 480 pixels de resolução capaz de reproduzir vídeos em até 720p, câmera de 8 megapixels capaz de gravar vídeos em até 720p (mas em 25fps), 8GB de memória interna, conectividade Bluetooth 3.0, WiFi e GPS integrada. Mais detalhes do seu hardware você pode conferir aqui.

Ambos serão vendidos com a nova versão do sistema operacional, o Symbian Anna, que antes era conhecido como PR2. A nova versão do sistema vem com um navegador mais rápido, melhorias na entrada de texto, novos ícones e atualizações em diversos aplicativos Ovi, como o Ovi Maps, Ovi Store e Ovi Suite. O Symbian Anna vai estar disponível não só nesses dois aparelhos mas também como uma atualização de software para os celulares N8, C7, C6-01 e E7. Essa atualização deve chegar nos próximos meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados