Início » Internet » Google Docs ganha exibição por página

Google Docs ganha exibição por página

Web app do Google chega mais próximo dos recursos do Microsoft Word.

Por
8 anos atrás

Rumo à dominação mundial, a equipe de desenvolvimento do Google Docs apresentou nessa terça um recurso bastante simples, mas que sempre fez falta ao seu editor de texto. Pela primeira vez na história das suítes de produtividade baseadas na web, um editor de texto ganha a exibição do conteúdo digitado por página. Ou, como o Google quer chamar, ganha a tão almejada paginação.

As melhorias que esse recurso traz são várias. E a principal delas vai agradar em cheio estudantes universitários preocupados com a extensão de seus trabalhos acadêmicos. A partir de agora, o web app mostra exatamente quais conteúdos estão em que páginas do documento. Isso permite um controle bem maior do que está sendo produzido.

Google Docs com paginação ativa | Clique para ampliar

De acordo com o Google, as vantagens não se encerram aí. Com a exibição de páginas, fica mais fácil mostrar ao usuário como serão os cabeçalhos do documento ou então como estarão posicionadas as notas de rodapé. Esse tipo de visualização, que só existia em aplicativos “de verdade” como o Word, fizeram falta por muito tempo ao Google Docs.

Acho que finalmente o editor de texto do Docs dá a impressão de que pode ser comparado a um aplicativo tradicional de edição de texto. Os recursos principais são os mesmos, e a forma de visualizar esse texto também é a mesma a partir de agora.

Se a paginação não estiver ativa no seu documento de texto, vá em View > Document view > Paginated. A promessa do Google é que todos os usuários terão a paginação ativada até o fim dessa terça-feira. Ainda bem!