Depois de um bom tempo de desenvolvimento e muita discussão entre usuários e desenvolvedores, finalmente a primeira versão estável do GNOME 3 é lançada, trazendo centenas de mudanças na usabilidade e na experência do usuário (algumas drásticas, outras muito bem-vindas). Mas calma, porque pelo menos por enquanto não há pacotes já prontos para as distribuições mais utilizadas.

Tratar o GNOME 3 como uma evolução do GNOME 2 é um erro; as mudanças foram tantas que pelo menos por algum tempo você provavelmente ficará perdido tentando navegar pelas opções. A sorte é que a interface é tão simples e minimalista que não há muitos segredos no uso. Aliás, basicamente o GNOME 3 pega umas partes interessantes do OS X, outras tantas partes do Windows 7, mais um pouquinho do Unity que a Canonical vem desenvolvendo, e junta tudo em uma interface única. Isso provavelmente deve acabar facilitando a migração dos usuários de diversos sistemas para uma distribuição Linux com o GNOME 3 instalado.

O vídeo abaixo é um dos muitos que apresentam o novo GNOME para os usuários, e mostra como é fácil responder ou ignorar uma mensagem instantânea dentro do GNOME, sem necessariamente perder o foco do que você estiver fazendo na hora. Ótimo para quando você está tentando escrever um post e toda hora aparece  alguma interrupção. 😛


(YouTube)

O único problema é que por enquanto, não há pacotes disponíveis para distros conhecidas, e isso deve demorar um pouco. No caso do Ubuntu, ele só deve estar disponível de forma estável em 28 de abril, e apenas em 24 de maio para o Fedora. Se mesmo assim você quiser instalar o GNOME 3 no Ubuntu 11.04, execute os comandos abaixo no terminal, mas prepare-se pois no momento ele quebra o Unity, e você será obrigado a escolher ou um, ou outro:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install gnome-shell

Mas se você não curte fortes emoções e mesmo assim quer testar o GNOME 3, pode baixar um Live CD no site do projeto, e você ainda pode escolher entre uma instalação baseada no openSUSE ou no Fedora. A minha sugestão é exatamente essa, pelo menos por enquanto.

Com Informações: H Online.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados