Início » Computador » Novo HD da Toshiba vem com auto-destruição embutida

Novo HD da Toshiba vem com auto-destruição embutida

Avatar Por
8 anos e meio atrás

A segurança de dados é algo sério hoje em dia. Por isso empresas e indivíduos mais preocupados com isso se esforçam para conseguir as últimas soluções em termos de criptografia e impedir que informações caiam em mãos erradas. Uma grande parte das soluções está na camada de software, mas já existem fabricantes de HD que implementaram criptografia automática neles, deixando-os mais seguros. Uma delas é a Toshiba, que anunciou essa semana um novo modelo desse tipo de HD.

O diferencial do novo HD é que nele vem incluído a tecnologia de self-erasing da Toshiba. Esse tipo de disco consegue detectar quando foi conectado a um computador diferente do seu original e, com isso, se auto-destruir. O que ele faz é algo menos do que explosivo: o HD só apaga as chaves de criptografia que dão acesso aos dados nele.

Sem tais chaves, os dados precisam ser decriptografados da maneira antiga: via força bruta. E como eles usam chaves de criptografia AES de 256 bits, qualquer dado colocado nele vai permanecer seguro por um longo tempo. E essa é só uma das características de proteção do disco. Ele também vem com a opção de apagar o setor de boot a cada inicialização e até se auto-destruir da mesma forma como se estivesse conectado a outro computador caso a senha seja digitada incorretamente depois de um número de vezes.

O preço e data de lançamento não foi divulgado, mas se a sua eficiência em criptografia for tão boa quanto a complexidade do seu nome, esse HD promete ser um dos mais seguros até agora: ele é da linha MKxx61GSYG. Ele foi feito especificamente para notebooks (2,5 polegadas) e vai ser vendido em capacidades variando entre 160 a 640 GB.

Com informações: Wired/Gadget Lab.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.