Tela padrão do CentOS

E parece que a Páscoa vai ser de muita alegria para quem gosta de ficar com o Linux sempre atualizado: Foi liberado recentemente o novo beta do Ubuntu 11.04 (infelizmente, trazendo poucas novidades), e também a versão 5.6 do CentOS, considerado por muitos uma das melhores distros para servidores web.

No Beta 2 do Ubuntu 11.04, que veio para substituir o Release Candidate que sairia muito perto da páscoa, poucas mudanças são notadas, já que os desenvolvedores preferiram focar na solução dos bugs e em melhorar a estabilidade do sistema, além de resolver alguns probleminhas com a UI.

Na verdade, como esse é a última versão liberada antes do lançamento oficial, espera-se que a versão final do Ubuntu 11.04 sejam algo bem próximo do mostrado no Beta 2. É esperar pra ver.

O download do arquivo .iso do Ubuntu pode ser feito nos diversos mirrors espalhados pelo mundo. Como sempre frisamos, não instale essa versão em ambientes de produção.

Com um lançamento um pouco mais sutil, o CentOS também teve uma nova release, chegando à versão 5.6. Favorito de muitos sysadmins para uso em servidores pelo mundo afora e até mesmo como desktop em empresas, o CentOS é baseado no código-fonte do Red Hat, e mantém a mesma filosofia de ser mais voltado para o mercado corporativo.

Entre as melhorias do CentOS, finalmente foi incluido suporte a ext4, além da atualização de diversos pacotes. Se você pensa em usar uma distro Linux para servidores ou até mesmo em sua empresa, vale a pena testar essa nova versão.

O download do CentOS 5.6 pode ser feito na página do projeto. Vale a pena também dar uma lida nas notas de lançamento, contendo todos os novos pacotes (assim como os que foram removidos) e instruções para instalação e atualização.

Com informações: OMG! UbuntuCentOS-announce.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados