Início » Negócios » Philips desiste de fabricar televisão

Philips desiste de fabricar televisão

Concorrência desleal das asiáticas faz holandesa desistir de um importante mercado.

Avatar Por

A Philips anunciou nesta segunda-feira que irá transferir sua tradicional divisão de aparelhos de televisão para uma joint-venture formada em conjunto da empresa chinesa TPV Technology, na qual os holandeses serão acionistas minoritários.

Com os dias contados.

Fundada em 1949, por muitos anos a unidade de aparelhos de TV foi um dos carros-chefe da companhia, que vinha registrando constantes prejuízos nos últimos anos por conta da “concorrência predatória” de marcas asiáticas que ofecerem seus produtos ao mercado “por preço de custo”.

Nos termos no acordo, a TPV será responsável por desenhar, produzir, distribuir e comercializar aparelhos de televisão com a marca holandesa em todo o mundo, com exceção das Américas, da Índia e da China, onde a empresa tem acordos específicos. A nova empresa terá direito de usar a marca Philips por cinco anos, “com renovação automática caso as metas de produção sejam atingidas”. O contrato prevê que a empresa não deverá receber um centavo pelo acordo até 2013.

O lucro líquido da Philips foi de “apenas” 138 milhões de euros (R$ 360 milhões) no primeiro trimestre, 31,1% em relação ao mesmo período do ano passado e abaixo das expectativas dos analistas. “As vendas de televisores Philips fabricados no Brasil, Argentina e Hungria representavam 25% da receita do grupo em 2005, contra 13% em 2010”, afirmou o analista Sjoerd Ummels, do banco holandês ING, à rede de notícias AFP.

De acordo com o presidente da marca, Frans van Houten, agora a empresa irá se manter focada na produção de aparelhos médicos e sistemas de iluminação.

Com informações: AFP.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LuizSantos

O softwares das TVs são uma porcaria.
Já a máquina de cortar cabelo que eu tenho, que é muito pequena e compacta, não tenho do que reclamar.

Essa de "concorrência desleal" (que é sim praticado pelos asiáticos), nesse caso, é conversa para boi dormir. A verdade é que algumas marcas ficaram no passado e foram sendo engolidas.

jc
ja sabia faz tempo .sou funcionario
Manuel
Você fala sem conhecimento de causa. As TVs LCD ou LCD Led da Philips são as melhores do mundo. Como a philips coloca material do bom e do melhor nos seus TVs, elas ficam mais caras que as marcas LG e Samsung, cujo material não têm a mesma qualidade nem a imagem se compara. Eu tennho 2 LCD da Philips uma com 4 anos, todos os dias funcionam e nunca tive uma única avaria. Por isso recomendo a todops as TVs Philips LCD e LED. Para mim Samsung e LG não! só se for para colocá-las no palheiro.
Fernando
A verdade é que a Philips de uns tempos pra cá não anda fabricando nada de qualidade ou um produto competitivo. Tinha um telefone sem fio da Philips que tivemos que deixar de usar por ser MUITO baixo o volume do fone e era impossível o uso (em menos de 8 meses de uso aposentamos). Tenho uma máquina de raspar cabelo da Philips que é horrível e barulhenta. Tenho um DVD da Philips que na época quando foi lançada vinha com o firmware sem recursos e a maioria dos usuários tiveram que usar firmware alternativos pra corrigir. A TV de LED da Philips mais parece uma de LCD pela expessura.
Turdin
É, philips nessa área de LCDS e plasma não fazia nada de qualidade mesmo, já imaginava que ia dar nisso...
Alexandre
desde que continuem a fabricar monitores...
Scott
Só uma observação João. A empresa é a TPV Technology detentora da marca AOC e não TVP. Fica ae o recado.
Rodrigo Fante
Daqui a pouco a Ferrari terceiriza sua produção de super carros e se foca na produção de vasos artesanais. #2012facts
Rodrigo Fante
Também não esperava, mas já vinha notando queda na qualidade, comprei uma 26", LCD, ano passado para meu quarto, com 7 meses de uso simplesmente queimou sem queda de energia nada, pelo menos a assistência foi super eficiente e consertou rapidamente o problema, mas nunca na minha vida uma televisão tinha me dado problemas com menos de 5 anos de vida, ok, eram de tubo, mas ainda sim, tenho de LCD com 3 anos e novinha, Samsung.
Fabio
Mas essa comparação só é válida se considerarmos os televisores que a Phillips produzia há pelo menos 15 anos atrás. Atualmente a qualidade dos televisores deles é sofrível. Por outro lado, os asiáticos como Sony, Samsung e LG melhoraram muito seus televisores. Inclusive são da Panasonic os melhores televisores do mundo há anos. Eu não trocaria uma Panasonic V20 nem por 10 Phillips LED.
Kadu
O que se imagina é que essa nova empresa vá adotar uma nova estratégia que gere lucros para ela né?
Bing Ling
Todos as pessoas de bem , que trabalhavam lá por amor e vestiam a camisa da Philipa , ja sabiam que isso iria acontecer, por culpa da propria Philips......de dar cargos pra quenm nunca deverian dar...
Malabares
Carai...!!! tomei um susto. É manolos, daqui a pouco é comprada pela Google tambem... kkkkkkkk
Rodrigo
Ai meu amigo, é bom começar a correr para as colinas!
j2k
ai sim fomos surpreendidos novamente! que coisa... a china ta dominando tudo
Exibir mais comentários