Início » Ciência » Alcatel-Lucent consegue fibra ótica de 15 Tera/segundo

Alcatel-Lucent consegue fibra ótica de 15 Tera/segundo

Avatar Por
10 anos atrás
fibra-otica-15tbs

Fibra ótica em funcionamento. (SXC)

A Alcatel-Lucent, gigante francesa que mantém atualmente o Bell Labs, anunciou que seus pesquisadores conseguiram multiplicar a capacidade de transmissão dos cabos submarinos de telecomunicações por dez. A velocidade é impressionante.

Essa nova velocidade seria de 100 petabits por segundo.quilômetro. Não, você não leu errado, a forma de medição leva em conta e velocidade de transmissão de dados e a capacidade da fibra ótica de manter a velocidade de acordo com a distância percorrida.

Para nós, meros mortais, o que importa é que a nova tecnologia da Alcatel-Lucent garante velocidade constante de 15,5 Tbps (terabits por segundo) por 7 mil quilômetros. Seria o suficiente para transmitir 400 DVDs entre Paris, no continente europeu, a Chicago, em solo norte-americano, em apenas um segundo.

Mas não se anime. Por enquanto esse tipo de velocidade estará longe de chegar à sua casa. A fibra ótica na qual a Alcatel trabalha é usada em cabos submarinos que se estendem ao redor do mundo, nos oceanos, para manter as várias partes do planeta interconectadas. Não é à toa que quando um desses cabos se rompe – normalmente devido a acidentes envolvendo navios – o país que tira proveito do cabo submarino enfrenta problemas no acesso à internet. [Computerworld]