Início » Celular » iPhone sabe exatamente onde você foi

iPhone sabe exatamente onde você foi

iOS registra dados de latitude e longitude no smartphone.

Avatar Por

O seu iPhone é mais esperto do que você poderia supor. O smartphone mantém um registro detalhado de todos os lugares nos quais você esteve, possivelmente com informações de mais de um ano de idade. É o que nos revela o jornal Guardian, citando dois pesquisadores de segurança da informação como fontes.

Informações de latitude e longitude, que basicamente dizem onde o seu aparelho esteve baseando-se no sistema de GPS, ficam armazenadas em um arquivo oculto do iOS. De acordo com os pesquisadores, isso é possível desde a atualização da plataforma móvel da Apple para a versão 4, em meados de 2010.

Esse arquivo é copiado para o computador toda vez que o iPhone é sincronizado com o iTunes. A partir daí, qualquer pessoa curiosa poderia usar as informações de latitude e longitude para determinar o que o dono do iPhone anda fazendo antes de chegar (atrasado, claro) em casa.

De acordo com o jornal, esse “recurso” está disponível apenas no iPhone — donos de iPods Touch e iPads estão a salvo, ao que tudo indica. Os pesquisadores até criaram um aplicativo especial que ajuda a ler os dados armazenados no smartphone.

O Google Android também foi investigado para determinar se armazena informações de localização geográfica. Até o momento não temos nenhum relato de que o sistema do Google espione os seus usuários dessa forma. 😛

É importante deixar claro que o arquivo fica salvo no smartphone e depois é sincronizado com o PC, mas em nenhum momento suas informações são enviadas para a Apple ou qualquer outra empresa.

Foto: Flickr – William Hook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vitorsantosmonteiro
Para muitos leigos que não sabem: tem a opção de desativar serviço de localização (por outro lado desativando ele e caso você seja roubado, obviamente não vai localiza-lo)
taciosl
ola boa tarde, e como fazemos pra ver esse arquivo do trageto no itunes? alguem sabe dizer
Gabriel Bemfica
A diferença crucial: nesses sites/apps/whatevs, você ESCOLHE enviar suas informações e (ao menos em teoria) só as compartilha com quem você quiser. No caso do iPhone, TODOS os usuários do iOS 4 compartilham suas informações sem sequer serem notificados disso e - um dado importante que faltou no texto - mesmo que você queira desativar isso, você NÃO PODE. Ou seja: você é OBRIGADO a manter um registro do seu paradeiro, mesmo que seja contra essa prática. Vamos dar um exemplo: por lei, ninguém é obrigado a fornecer provas contra si mesmo. Se você é suspeito de um crime e seu telefone é apreendido, com essas ferramentas a polícia pode determinar se você esteve próximo ao local onde ele ocorreu, mesmo que você não queira fornecer essa informação. Disso para mulheres desconfiadas, teorias da conspiração, sequestradores ligados em internet e o que mais for, é um pulo. Eu mesmo uso Foursquare e Google Latitude, estou pouco me lixando pra que saibam onde estou. Porém, acho que as pessoas que não querem ter sua localização rastreada possuem o DIREITO de negar o fornecimento de tais informações.
@ilessa
Certamente vou mostrar esse post para a namorada... finalmente terei meu iphone em mãos! o/
Guilherme Mac
"Quem não deve, não teme"? Que argumento mais fraco em relação a algo tão sério.
Guilherme Mac
Melhor o aviso que deixar a informação escondida ou ficar dizendo "isso não existe, isso não existe, isso não existe".
JC
Ora bem... quanto a mim não considero um grande problema... Contudo aredito que recolha poderá servir para a próxima batalha na publicidade personalizada da Apple e o Google !!! Lembram-se no iAd ? sim a publididade personalizada no iPhone !!!! Será ?!?!?!? O problema só é realmente importante para os maníacos da privacidade. Não esqueçamos que os telemóveis/celulares são muito fáceis de sofrer "ataques" de escuta das autoridades ou de tipos mais dúvidosos... Acima de tudo nunca esquecer que a informação eralmente pessoal deve manter-se longe dos telefones celulares (estou a incluir todos os sistemas WindowsHphone7, Symbian, Linux e variantes para celular, IOS Android ...) Ah ! e a facilidade com que se apagam todos os dados via internet se "perder" o seu iphone ? como queriam que a Apple o fizesse se não souber onde está em todo o momento ?!?!? e esta não se lembravam pois não ???
JC
É isso aí ... a informação poderá ser utilizada em publicidade personalizada para o utilizador do iPhone !!!!! o iAd da Apple pode vir a próxima "arma" da Apple para contrariar o Google na Internet .... /e quem diz
@Masterwebinter
Todo iPhone a partir do iOS 4
@Masterwebinter
Macfags a gente vê por aqui.
@walfredosa
Isto seria legal para um sistema de gps onde se atualizaria as rotas através da mobilidade dos usuários. Em média 15% das pistas/estradas mudam todo ano e apenas 3% dos mapas do Brasil são auditados. Conseguiríamos ter uma determinada ideia das pistas de acordo com o sentido trafegado e locais trafegados... #FicaADica
@andradevini
é bom se perder o iPhone. aí a gente acha ele =]
Gabriel Lecomte
No meu caso estou livre dessa perseguição! O meu iPhone é o classic e não atualiza para o iOS 4. Finalmente achei um consolo (não que ele seja tão bom) para não poder atualizar para o iOS 4.
Rafael
Então publique aí, ladrões, sequestradores, psicopatas em geral vão adorar...
Turdin
Hora de comprar um iphone pra namorada! hahah
Exibir mais comentários