Apple ProRAW: o que é o formato RAW de fotos do iPhone

Baseado nas fotos RAW, Apple ProRAW adiciona informações de processamento de imagem do iPhone às imagens cruas; saiba como usar esse formato

Emerson Alecrim Paulo Higa
Por e
ProRAW no iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
ProRAW no iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Apple ProRAW é um formato de imagem “cru”, que reúne os dados brutos do sensor da câmera, e acrescenta informações de fotografia computacional do iPhone Pro. Sua aplicação gera fotos com amplo controle sobre cor, balanço de branco e outros parâmetros.

Histórico do Apple ProRAW

A Apple anunciou o formato ProRAW em outubro de 2020. O recurso foi introduzido no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max, sendo compatível inicialmente com o iOS 14.3 e o macOS 11.1.

O formato foi desenvolvido para permitir que o usuário faça ajustes ou edições de nível profissional nas fotos RAW registradas com o iPhone, seja com softwares nativos, como o aplicativo Fotos, seja com soluções de terceiros. O recurso está disponível apenas nos modelos Pro da linha.

Câmeras traseiras do iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Câmeras traseiras do iPhone 12 Pro Max (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Como funciona o Apple ProRAW

O formato ProRAW reúne a qualidade de arquivo bruto do padrão RAW com os recursos de fotografia computacional da Apple, como o Photonic Engine, o Deep Fusion e o Smart HDR. As imagens resultantes são salvas em DNG, extensão para arquivos RAW criada pela Adobe.

Uma foto ProRAW é gerada depois de passar por várias etapas de composição conduzidas pelo processador de imagem, o Neural Engine (motor para redes neurais) e outros componentes do SoC do iPhone.

O resultado é uma arquivo que mantém as caraterísticas registradas pelo sensor da câmera, mas acrescenta informações de equilíbrio entre áreas escuras e claras, redução de ruído e coloração realista, mesmo sem o arquivo ter passado por pós-processamento.

Como as informações originais da imagem são preservadas, o usuário tem mais flexibilidade para fazer ajustes precisos em uma foto ProRAW do que se usasse um formato de imagem como o JPEG.

Camadas do ProRAW (imagem: reprodução/Apple)
Camadas do ProRAW (imagem: reprodução/Apple)

Como abrir um arquivo Apple ProRAW

O iPhone exibe arquivos ProRAW no aplicativo Fotos. Quando a imagem é visualizada ali, a identificação “RAW” aparece acima dela. Na parte superior, basta tocar em “Editar” para ajustar iluminação, exposição e outros parâmetros.

Como fotos ProRAW são salvas em DNG, formato compatível com muitos editores de imagens, elas podem ser editadas em aplicativos como Adobe Lightroom e Pixlr no Android, Microsoft Fotos no Windows, Photomator para macOS e iOS, e RawTherapee para Linux.

Arquivo ProRAW no aplicativo Fotos (imagem: reprodução/Apple)
Arquivo ProRAW no aplicativo Fotos (imagem: reprodução/Apple)

Vantagens do Apple ProRAW

O anúncio do ProRAW foi recebido com empolgação por fotógrafos profissionais e entusiastas por conta dos benefícios que o formato oferece. Entre eles estão:

  • Sem perda de informação: arquivos ProRAW incluem todas as informações capturadas pelo sensor de imagem do iPhone e podem revelar detalhes que seriam perdidos em um JPEG;
  • Maior controle de edição: as informações preservadas pelo formato ProRAW possibilitam ajustes minuciosos em parâmetros como exposição, brilho, saturação e sombreamento;
  • Alta qualidade de imagem: os recursos de fotografia computacional do iPhone permitem que uma foto ProRAW ressalte detalhes e faça eliminação consistente de ruídos, mesmo sob condições reduzidas de iluminação;
  • Rapidez de composição: os recursos de hardware e software do iPhone permitem que fotos ProRAW sejam geradas com rapidez, permitindo até registros sequenciais.
Fazendo foto com o Apple ProRAW ativado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Fazendo foto com o Apple ProRAW ativado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Desvantagens do Apple ProRAW

Algumas características do ProRAW fazem o formato não ser apropriado em todas as situações. As principais são:

  • Tamanhos de arquivo grandes: uma foto em ProRAW tem dezenas de megabytes e ocupa mais espaço de armazenamento que uma foto HEIC comprimida pelo iPhone;
  • Não funciona com Live Photos: o modo do iPhone que registra fotos com efeito de movimento não funciona se o ProRAW estiver ativado;
  • Ajustes automáticos podem desagradar: a fotografia computacional pode gerar efeitos indesejados sob determinadas circunstâncias, deixando a imagem menos interessante para trabalhos profissionais ou até redes sociais;
  • Não disponível nos iPhones mais baratos: o modo ProRAW só tem compatibilidade com os modelos Pro do iPhone, que são mais caros, a exemplo do iPhone 13 Pro Max e do iPhone 14 Pro;
  • Não funciona para gravação de vídeo: o ProRAW é específico para fotos. Contudo, a Apple lançou o formato ProRes para quem busca mais flexibilidade de ajustes em filmagens.
Arquivo ProRAW com 109 megabytes (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Arquivo ProRAW com 109 megabytes (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como ativar o ProRAW no iPhone?

O ProRAW pode ser ativado em Ajustes -> Câmera -> Formatos. Ali, basta habilitar o botão Apple ProRAW. Na opção imediatamente abaixo é possível escolher a resolução da imagem. No iPhone 14 Pro, as opções são 12 MP e 48 MP.

Ativando o Apple ProRAW (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ativando o Apple ProRAW (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

No aplicativo de câmera, basta tocar em RAW no modo Foto para a imagem ser registada em ProRAW.

Como converter Apple ProRAW para JPG?

Pressione a imagem ProRAW no aplicativos Fotos até um menu aparecer. Ali, toque em Compartilhar. Na tela que surgir, escolha Salvar em Arquivos para guardar o arquivo na pasta desejada.

Com o aplicativo Arquivos, vá a essa foto e toque nela até um menu aparecer. Nele, vá em Ações Rápidas -> Converter Imagem. Por fim, escolha JPEG e defina o tamanho da imagem.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados