Você provavelmente lembra de quando o Google perdeu dados de uma pequena porcentagem de contas do Gmail. Os servidores continham backup dessas contas, mas elas também sofreram danos, o que acabou deixando o Google com uma última opção: restaurar o backup do backup, feito em fitas. Embora a verdadeira causa da falha provavelmente não seja revelada nunca pela gigante de Mountain View, eles decidiram mostrar em vídeo o que fazem para ter certeza que isso não aconteça mais.


(Vídeo no YouTube)

O vídeo pode estar completamente em inglês, mas algumas das imagens são auto-explicativas. Ele foi gravado em um dos data centers do Google nos EUA e mostram não só o sistema de segurança de última geração que eles usam como também os métodos para apagar seguramente os dados de seus usuários, evitando assim que eles caiam nas mãos erradas.

No minuto 4:02 também é exibido o sistema de backup em fitas que foi usado para recuperar as contas afetadas do Gmail. Um sistema bastante arcaico, considerando as tecnologias atuais. Mas foi o responsável por salvar mensagens de uma grande quantidade de usuários antes que eles começassem a arrancar os cabelos.

Com informações: Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@tonyfrasouza
A Google sugeriu a troca até dos sistemas Windows dos desktops para Linux, mas não obrigou. O servidores de backup são sim todos Linux. Além domais o Windows não é ruim se bem usado e para o usuários de lá, podem usar o Windows ao qual estão habituados e sem problemas, mas com certeza há um controle rígido no uso, pelo menos em área crítica como está. Não há problema algum em usar IDE, pois ele ainda tem muito sistema de alguns anos ali. E além domais tem muita redundância (Geradores, fonte, processador, HD etc...). Eu confio sim na Google e digo que se ela não é pelo menos 99% segura, nenhuma outra empresa o é. E parece que ela está em pontos bem estratégicos, pois não ouvi falar que teve problemas com terremotos, furacões, tsuname etc... Mas, confesso que pensei que o vídeo mostraria a "base" deles no subsolo ou dentro de uma caverna gelada nas montanhas. Mas, quem sabe não existam alguns que são considerados os controladores dos demais em estas situações...
@sabugodonozor
RevelaSSe. Sério???? Nuóóóssss!!!!
Garcia
Medo mãe...eles usam windows....kkkkkkkkkk
Eduardo
Só compara o lugar mostrado no Google Earth com o local no video de dentro do DataCenter. Na imagem do Google Earth do local não possui nem aquela casinha do segurança..
Cash
Se bem que a tecnologia de armazenamento de dados em fitas magnéticas tem bem mais de 30 anos de existência. A primeira utilização de fitas para armazenamento de dados data de 1951, no UNIVAC I. E se continua em uso até hoje, um dos principais motivos é, definitivamente, por ser uma tecnologia segura.
Tweener
Se isso ai for o datacenter do google, aqui em casa é o do FaceBook. Até o LocaWeb tem mais segurança na entrada que isso ae.(PS: Não vi o video até o final ainda.)
Turdin
LOOOL, essa foi uma falha de intepretação grande em? Fitas são super resistentes, e com certeza é uma das melhores escolhas ainda atualmente, e acho dificil que seja substituida tão cedo.
Theus
Ai é o que você pensa. Saca aqueles seguranças que ficam na portaria e a equipe de monitoração de vídeo? São androids (sacou? Androids?) altamente treinados para matar intrusos em dó nem pena. Fora que esse é apenas 1 dos 1234567891011121314151617181920 dos datacenters do Google espalhado nos 8 planetas do sistema solar.
@rockzmanolo
vc acha que eles iriam destruir Sata ou outra coisa do tipo?
Paulo Freitas
Se for realmente um datacenter, você acha que eles iriam divulgar como tal? :P Nem a logo da Google é pra ter...
@renan_official
Backup com HD de interface IDE???
Thiago Sabaia
Quando minha internet voltar ao normal eu dou uma olhada nesse video.
@guilherme_holz
aquilo
@guilherme_holz
É só a estação de trabalho que é XP os sistemas todos utilizam um linux by google que eles falam no começo do vídeo, aqui deve ser uma espécie de VNC
Eduardo
Estranho que o local mostrado no Google Earth no vídeo está registrado no mesmo como "Parker Gas Turbine Fuel Systems". Pra quem querer dar uma olhada no local só procurar: 1460 Garrott Avenue, Moncks Corner, SC 29461-6602
Exibir mais comentários