Início » Internet » Google mostra base de dados e sistema de backup dos servidores

Google mostra base de dados e sistema de backup dos servidores

Por
8 anos atrás

Você provavelmente lembra de quando o Google perdeu dados de uma pequena porcentagem de contas do Gmail. Os servidores continham backup dessas contas, mas elas também sofreram danos, o que acabou deixando o Google com uma última opção: restaurar o backup do backup, feito em fitas. Embora a verdadeira causa da falha provavelmente não seja revelada nunca pela gigante de Mountain View, eles decidiram mostrar em vídeo o que fazem para ter certeza que isso não aconteça mais.


(Vídeo no YouTube)

O vídeo pode estar completamente em inglês, mas algumas das imagens são auto-explicativas. Ele foi gravado em um dos data centers do Google nos EUA e mostram não só o sistema de segurança de última geração que eles usam como também os métodos para apagar seguramente os dados de seus usuários, evitando assim que eles caiam nas mãos erradas.

No minuto 4:02 também é exibido o sistema de backup em fitas que foi usado para recuperar as contas afetadas do Gmail. Um sistema bastante arcaico, considerando as tecnologias atuais. Mas foi o responsável por salvar mensagens de uma grande quantidade de usuários antes que eles começassem a arrancar os cabelos.

Com informações: Gizmodo.

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.