Se depender do Baidu, o principal buscador da China, o Google perderá seu lugar de destaque no sistema Android. A previsão do CEO do Baidu é que o buscador estará presente em 80% dos novos smartphones que começarão a ser vendidos naquele país.

A notícia é um verdadeiro chega para lá no Google. Todos sabemos que a empresa investe milhões no desenvolvimento do Android. Em troca, só pede que mantenham o Google como o buscador padrão integrado ao sistema, o que nem sempre acontece (algumas fabricantes fecharam parceria com o Yahoo, por exemplo). Na China parece que as coisas não vão ser mais desse jeito.

Google: buscador padrão do recém-lançado Motorola Atrix

Robin Li já havia confirmado no ano passado, conforme nos informa o The Next Web, que o Baidu negociava com “diversos fabricantes” de aparelhos baseados em Android para colocar a caixa de busca do serviço nos smartphones vendidos na China. Ainda não temos informações sobre quais fabricantes aderiram à ideia, mas devem ser muitos, já que ele afirma que o buscador estará em 8 de cada 10 novos aparelhos.

O Google nunca foi um líder de audiência nem de uso na China. Respondia por apenas 19,6% das buscas naquele mercado. Já o Baidu, grande campeão por lá, pretende chegar aos 75% de participação de mercado quando marcar presença em mais aparelhos Android.

Embora essa atitude pareça meio ingrata com o Google, não custa lembrar que o Android é um sistema aberto — há controvérsias, eu sei — e cada fabricante pode fazer quase tudo o que bem quiser com ele. Inclusive colocar o Baidu como buscador padrão, o Yahoo como cliente de e-mail padrão e o Messenger como aplicativo de IM padrão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados