Início » Brasil » Metas do PNBL para 2011 não serão cumpridas

Metas do PNBL para 2011 não serão cumpridas

Avatar Por

Quando estão falando para o público, tanto a presidente Dilma Rousseff como o ministro das comunicações Paulo Bernardo fazem questão de defender o Plano Nacional de Banda Larga com unhas e dentes. A realidade, no entanto, é outra. Está confirmado: a meta do PNBL para esse ano tornou-se impossível de ser realizada.

O alerta foi dado pelo presidente da Telebras, Rogério Santanna, em entrevista à Agência Brasil.  Santanna afirma que o governo cortou R$ 50 milhões do orçamento anual da estatal, o que vai comprometer em cheio a implementação do Plano Nacional de Banda Larga. A meta do governo era instalar a internet popular em 800 municípios até o fim do ano, o que provavelmente não vai mais acontecer.

Embora esteja fazendo uma crítica ao governo federal, Santanna admitiu que é natural reduzir o ritmo de gastos no início de uma nova administração — no caso, da presidente Dilma. O contrato de uso da fibra ótica da Telebras já foi assinado, dependendo apenas da homologação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ainda falta assinar o mesmo tipo de contrato com a Petrobras, para usar também a infraestrutura de telecomunicações da estatal de petróleo.

Ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, defendeu banda larga popular por R$ 30 mensais durante Campus Party 2011 (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

De acordo com o presidente da Telebras, as empresas de telefonia não têm interesse em disseminar a internet popular porque isso canibalizaria o seu serviço mais lucrativo, o tráfego de voz. Santanna disse que os usuários de baixa renda poderiam trocar o uso do telefone fixo ou celular por solução de VoIP, como o nosso querido Skype.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@__dougie__
q venham as estrangeiras!
Rafaela
Vdd, alem do q nos pagamos por usar internet... E caro. Pagaremos o justo por algo melhor. E td eh pra pobre neste pais, eh bom q haja msm algo p classe media sim..
Caio Furtado
Grande novidade...
@brunogdb
E eu comemorando que poderia ver se abolia minha 3G em alguns lugares que só pega EDGE :(.
Omar
Este é o Brasil que o povo votou . O pais dos sem banda larga , o pais dos sem esgoto , o pais do sem estrada , o pais , sem portos , o pais sem aeroportos , o pais com o serviço de transporte publico deficiente . O pais do dinheiro na cueca , o pais do mensalão o pais do valdomiro e por ai vai . Esta gente é uma mentira só já faz 8 anos
@derlandyb
Isso prova que esse plano tem que sair do papel com mais urgência. Porque você @watafake está precisando msm de informação. Dá para o brasil resolver os dois problemas e muitos outros. A questão não é prioridade. É falta de vontade política.
Gustavo
Seria ótimo! O dia o Skype falir uma das operadores de telefonia fixa ou móvel, as outras tomam vergonha na cara, melhoram os serviços e cobram preços justos!
Iury BAS
resolver*
Iury BAS
Watafake, quer dizer então que para você informação é algo supérfluo? Que informação livre de filtros e panos é algo desnecessário? Que só podemos revolver um problema quando resolvermos outro? Pensamento mais retrogrado este seu, hein?
Iury BAS
E dai? Então não podemos resolver um problema caso exista outro? Eita pensamento pequeno...
@watafake
A questão é que quem "não tem esgoto em casa" não vai usufruir dos benefícios da banda larga pública, pois ainda assim precisa de um computador ou outro equipamento do tipo para acessar a rede. Podiam investir o dinheiro da BL em necessidades reais, não em supérfluos como internet.
Turdin
Bem, agora que já elegeram a gentalha mesmo não precisam mais prometer que vão acelerar as coisas, pode saber que vai demorar....
Alexandre
O governo é um pessimo exemplo nos mais variados assuntos mas em planejamento nunca foi de cumprir nao. Olha o que estao fazendo pra copa, cade estadio? cade "mobilidade urbana"? cade melhoria nos aeroportos? vai ser muito feio ou muitissimo caro. E depois nao poderemos reclamar de aumento de impostos pois quem vai pagar por isso somos nos. Nao entendo porque a Aneel tem que regulamentar algo que deveria ser regulamentado pela Anatel??? Fibra otica nao transmite energia, oras, esquisito isso ai ou tem erro. Pra coroar o Sr engravatado deu a deixa porque nao vai sair... desculpinha e tapinha nas costas das operadores que perderiam clientes??? ah tah... ESSE EH O PAIS DA AVACALHACAO
@samuell_b
um dia vai!
Kadu
Então vale justificar um erro com o outro? É assim que o país fica parado!
Kadu
As empresas de telefonia pararam nos anos 2000, né? Só pode. A questão aqui nem é canibalizar o serviço de voz, mas sim canibalizar os preços abusivos que estas empresas de telefonia cobram pelos serviços de dados.
@AntonioVeras
É isso aí. Vamos deixar de estudar, de evoluir porque ainda não tem esgoto aqui. ¬¬ Cada uma.
Viictor Hugo
No Brasil alguma coisa acontecer de primeira? Rapido? Para a massa de classes mais baixas? No fundo todo mundo ja sabia que não ia pra frente, mais a esperança eh a ultima que morre neh?
_GuiFreitas_
Fico chateado com essas coisas. Com tanto imposto arrecadado, nosso país ainda engatinha em quesitos que deveriam ser extremamente desenvolvidos na atualidade. Uma pena...
Thássius Veloso
Alex — Tenho que discordar de você. O Brasil tem seus desafios para fornecer saneamento básico, mas nem por isso deve deixar as demais necessidades de lado. Com ponderação e dedicação, é possível ampliar a rede de esgoto, bem como oferecer internet banda larga popular. Dinheiro não falta para isso.
maauroeduardo
só faltava dar certo tão fácil e tão rápido né...
Alex
Tomara que não saia nunca. Tem gente que não tem nem esgoto em casa, internet é luxo.
Emmanuel Fotógrafo
"As empresas de telefonia não têm interesse em disseminar a internet popular porque isso canibalizaria o seu serviço mais lucrativo, o tráfego de voz." - É de chorar...
@jrochelly
Posso dizer 'Eu já sabia?' agora? Bom...mesmo não sendo completo já ajudou!
@andradevini
heheh, pelo menos que "um dia" ela vire realidade!