Início » Jogos » Rumor do dia: Hackers vendem dados de usuários da PSN

Rumor do dia: Hackers vendem dados de usuários da PSN

Avatar Por

A invasão que tirou do ar a PSN entra hoje no seu nono dia e a pilha de notícias ruins não para de aumentar. Como se a falha na rede que permitiu que hackers comprassem jogos sem pagar não fosse o bastante, a Sony admitiu também que outros hackers conseguiram capturar dados de usuários como nome, endereço, login, senha e número de cartão de crédito. Essas informações, ao menos em teoria, estariam criptografadas e não seriam acessíveis. Mas isso não parece que vai impedir sua comercialização.

Segundo o jornal New York Times, o grupo de hackers que conseguiu acesso à essa base de dados já conseguiu decriptografá-la, colocando-as à venda logo depois. A afirmação vem de analistas de segurança da empresa TrendMicro, que afirmam que já estão vendo negociações em fóruns em que eles pedem até 100 mil dólares pelos dados. Eles não conseguiram acesso á base para comprovar se são mesmo informações de membros da PSN, por isso ainda se trata de um rumor.

Um hacker que certamente não está envolvido nessa confusão, no entanto, não faz esforço para esconder sua curiosidade. Geohot, que foi processado pela Sony e depois fechou um acordo com a empresa fora da corte, disse em seu blog pessoal que o que o hacker fez é bastante ilegal, mas que ele "é claramente talentoso" e que "gostaria de saber detalhes de como o hack foi feito". Dentre outras coisas, ele também diz que "estou muito feliz de não ter uma conta na PSN agora".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo
Se já está vendendo então acho que vou comprar os meus dados para ninguém usar. Ainda bem que pago seguro do cartão e quaisquer compra fora do IP da minha casa serão contestadas
Allen
Nada de rumor... já estão vendendo em pelo menos 1 site que eu conheço.
Caio Furtado
O jeito é ir reclamar no programa da Sony Abrão.
@Amigodetodos
é isso ae..Só falta esperar a Sony agora,espero q tenha sido td muito bem guardado la,nao to a fim de perder nada..hehe
@Mos_Axz
Estava criptografado sim. estava tudo bem guardadinho em Database_Psn_CreditCard.renameitfortxt que exigia a incrivel tarefa de mudar a extensão ou abrir no bloco de notas manualmente...
@Mos_Axz
Vai dar reembolso, mas irá banir sua conta na psn para isso...
Guilherme Mac
Pois é Denis, há informações que não estavam criptografados. Se for isso mesmo vai ser um erro terrível, não só pros consumidores, mas pra Sony, que vai ter q responder por isso.
Ramon Melo
Quem garante que os dados estavam criptografados? A mesma Sony que ficou conhecida por transferir os dados dos nossos cartões de crédito através da internet usando conexão sem criptografia?
Tweener
Só me resta rir, isso que da abusar e dizer que tem segurança. Já não teve o exempl od titanic
Vinícius
ps: não uso a psn! hora de mudar pra quem usa :)
Vinícius
Hora de mudar pra Live :S, que embora tenha sido invadida, parece mais segura!! Ponto pra Microsoft
Denis
E eu estou feliz com meu Xbox 360 que não depende de nada da Sony, e mesmo quando a live foi invadida não ocorreu roubo de dados :P.
Denis
Também ri, mais também se eu tivesse um PS3 também gostaria de não ter uma conta na PSN.
Denis
Verdade, chegar uma fatura alta e a sony não te dar o reembolso. :(
Denis
Eu vi em vários sites que tinham dados que não estavam criptografados, e como o Geohot disse em um de seus posts "Quando a Xbox Live foi hackeada(2007) ela não entregou seus dados aos hackers" Acho que a Sony vacilou e muito com a PSN e confiou de + na segurança do PS3.
@AntonioVeras
Rialto dessa frase. :D
@oroshy
Lógico que estavam. É procedimento padrão, quando se trabalha com dados pessoais e sigilosos... A Sony deve criptografar todos os dados, até o sexo do usuário deve estar criptografado.
Guilherme Mac
Até poderiam ter acesso, mas os dados deveriam estar criptografados, e isso não estava, ou estava?
@brunogdb
Não queria dizer isso, mas estou feliz com meu PS2 '-'.
@rbicalho
Isso confirma uma suspeita minha. Isso não foi trabalho apenas de hackers pelo prazer de enfrentar um sistema de segurança como o da PSN e quebrá-lo. Foi um ataque comercial mesmo, um furto de informações. Foi genial, mas ainda assim, são ladrões e vão faturar um bom dinheiro com os dados. Agora fica uma dúvida. A Sony não é uma quitanda e deve ter feito um investimento considerável em segurança contra ataques externos. E a segurança interna? Isso parece obra de algum funcionário ou facilitador interno, como um fornecedor terceirizado.
@luiztap
Só faltou aprender a escrever.
Victor Emanuel
Pessoal, isso foi um erro mas não da sony em sim, mais sim da organização da PSN, tenho 23 anos com 9 anos começei a receber 5000 R$ para assegurar os dados da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, mas eu acho que não teria responsabilidade para governar uma PSN muito menos uma SONY, o que eu acho é que deveria instalar mais hardwares em locais de fonte de computador, como exempo hardware tal .. no meu computador
@_eliasalberto
"estou muito feliz de nao ter uma conta na psn agora" *trollface* Problem, Sony?
bawlaw
hauuhauha retiro o que diusse.. confundi os serviços xD
@calvincfb
Se isso fosse mesmo uma retaliação em resposta ao que aconteceu ao indivíduo que foi preso, eles não estariam querendo vender os dados, ou seja, isso foi só uma desculpa, eles são uns canalhas mesmo.
bawlaw
é um absurdo ter que cadastrar o CPF, ID, Endereço, e-mail, numero de telefone, nome da mae, nome da sogra, nome do cachorro e faixa salarial só para fazer uma simples conta sem cartao de credito na PSN. isso me faz pensar no Xmarks, quando alguem invadir.. teremos problemas Fico imaginando tambem essa computação nas nuvens.. voce confiaria seus dados à uma empresa que se diz impenetravel?
@andradevini
que porcaria, hein? Vender os dados...
@rafazatti
Prefiro não pensar nisso ainda =P
chuvadenovembro
...Mas também temos que reconhecer que ela está trabalhando para corrigir tudo da melhor forma possível... Esperar chegar a fatura do cartão de crédito né? hehehehe
@rafazatti
Acompanhando os comentários nos últimos posts sobre a PSN e a Sony dá pra perceber que algumas pessoas pensam que, por se tratar de um serviço grátis, não temos o direito de cobrar. Primeiro que não é grátis. Aparenta ser, mas não é. Todos os custos de manutenção e profissionais envolvidos na PSN são rateados e embutidos nos preços dos video-games e dos jogos. É uma questão lógica e simples para operações de qualquer empresa. Então, caro gamer, você está sim pagando pela PSN. Segundo que, mesmo que fosse um serviço totalmente grátis, como o Facebook ou os serviços do Google, não dá direito a falhas de segurança tão graves. Você aceitaria numa boa que o Gmail saísse do ar durante dias, mesmo não pagando nada por ele? A Sony falhou, e falhou feio, abriu uma enorme brecha para os concorrentes e desagradaram muitos gamers. Mas também temos que reconhecer que ela está trabalhando para corrigir tudo da melhor forma possível. Agora é esperar.
@felipeshaman
Os dados *estavam* em um lugar seguro. Mas nada no mundo é perfeitamente seguro ou impenetrável. A qualquer momento um hacker pode também conseguir acesso à todos os dados de um banco, por exemplo. É trabalho de um gênio, não foi qualquer mané que conseguiria invadir o sistema de uma gigante como a Sony... Só lamento pela ocasião e como disse o Geohot, estou feliz por não ter uma conta na PSN agora.
Rafael The Mist
Adorei os comentários "sem possibilidade de ações futuras" do Geohot. hehehe.
Tiago Celestino
Como a Sony não tem esses dados em um lugar seguro? Uma fragilidade sem precedência.