Cydia, Foursquare, Quora… Todos esses serviços têm em comum uma mesma empresa que fornece a hospedagem de alguns (ou vários) módulos na exibição das páginas. A Amazon, que tem a sorte de faturar uma boa grana oferecendo essa tecnologia, também é culpada por uma grande falha que prejudicou o uso de serviços de internet em 21 de abril. Uma semana depois do ocorrido, a empresa veio a público para explicar o que aconteceu.

FAIL

O Amazon AWS, serviço de computação na nuvem da empresa, pode ser usado para hospedar sites inteiros ou apenas partes desses sites. Por exemplo, as fotos de avatares no Twitter ficam nos computadores da Amazon, em vez de nos computadores do próprio microblog.

A falha, de acordo com a Amazon, foi humana. Em 21 de abril eles iniciaram uma mudança na rede principal do serviço nos Estados Unidos, a fim de ganhar escalabilidade (ou seja, suportar a demanda do momento). Para tanto, redirecionaram parte do tráfego para uma rede de redundância, o que acabou não dando muito certo. Resultado: Reddit, Foursquare, Ow.ly e vários outros serviços foram prejudicados.

Em um longo comunicado sobre o assunto, a empresa afirma que pretende oferecer em breve uma forma de clientes usarem diversas Zonas de Disponibilidade (as áreas dentro da computação na nuvem que um site contrata para usar). Com isso, a redundância seria maior e evitaria esse tipo de problema.

“Nós sabemos o quão críticos são os nossos serviços para os empreendimentos de nossos clientes, e vamos fazer tudo ao nosso alcance para aprender com esse evento e usar isso para trazer melhorias ao nosso serviço”, escreveu a empresa. Como se isso não bastasse, ela vai oferecer desconto na fatura do próximo mês do Amazon EC2 para os clientes que foram afetados. Agora sim falou a língua das startups.

Escrito em uma máquina rodando Ubuntu 11.04.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados