Uma das maiores reclamações com relação ao Unity do Ubuntu 11.04 é a complexidade – ou até mesmo impossibilidade – de personalizar alguns itens do ambiente. Uma reclamação muito comum, por exemplo, é o tamanho dos ícones do lançador de aplicativos à esquerda da tela. Em netbooks ou equipamentos com monitores pequenos, o tamanho é exagerado. Em monitores maiores, alguns podem achar que o tamanho é pequeno demais.

Que tal então mudar o tamanho dos ícones para que eles fiquem do jeito que você quer? É o que vamos ver agora.

Passo 01 – Primeiramente, vamos precisar instalar alguns pacotes do Compiz, que trazem alguns plugins específicos para o Ubuntu. Abra a Central de Programas do Ubuntu e procure por “ccsm”. A central deve trazer dois resultados; clique para instalar as Configurações avançadas de efeitos da área de trabalho (ccsm), como na imagem abaixo.

O download pode demorar um pouco dependendo da velocidade da sua rede

Passo 02 – Com o ccsm instalado, clique no ícone do Ubuntu no topo esquerdo da tela e procure novamente por “ccsm”. A pesquisa deve trazer o Gerenciador de Configurações do Compiz como resultado. Clique nele para abrir o programa.

Agora, procure por Ubuntu Unity Plugin nas diversas opções de configuração e clique nele, como na imagem abaixo:

Passo 03 – Clique na aba Experimental e altere a opção Launcher icon size para um valor entre 32 e 64. Os ícones ficarão com o tamanho desejado.

Perceba que existem diversas outras opções para você customizar o lançador de aplicativos. Em Launch Animation você pode escolher uma animação para quando clicar no ícone. Em Urgent Animation, a ação do ícone quando ele precisar chamar sua atenção. É possível também mudar até mesmo a opacidade da barra, tornando-a mais ou menos transparente.

Brinque bastante com as opções, até deixar o lançador do jeito que você quiser. Confira abaixo como ficam os ícones com tamanho 32:

Lançador com ícones em tamanho 32px

Lançador com ícones em tamanho 32px | Clique para ampliar

E agora com tamanho 64:

Lançador com ícones em tamanho 64px

Lançador com ícones em tamanho 64px | Clique para ampliar

Pronto, agora você já pode ter uma barra de aplicativos (quase) totalmente personalizada. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinnicius
É só comigo ou a barra do Unity as vezes fica encalhada e só aparece quando se minimiza todas as janelas? Gostei muito da interface Unity, na versão 11.10 espero que ela se torne bem melhor. Agora horrível é o GNOME-Shell, muito confuso. Ele vai ser incluído no 11.10 mas eu espero nunca utilizá-lo. Obrigado pela dica! Apesar de já conhecer foi legal ver sua iniciativa.
@AntonioVeras
Aproveita, agora você vai poder aqueles e-mails das nossas fotos de ontem sem medo de pegar vírus. Só não invente de preencher algum formulário de atualização de dados do banco.
Guilherme Mac
é, tava vendo aqui. Em "Hide launcher" é só colocar em "never".
@AntonioVeras
Ótimo tutorial. Mas estou enfrentando problemas para rodar emulador de SNES. :( Trava o sistema todo. Nunca vi isso.
DIego Rocha
Thássius Veloso, Na primeira aba do "Ubuntu Unity Plugin" tem uma configuração que não lembro o nome agora (e estou no trabalho não dá pra ver), onde tem como deixar a dock fixa, também acho melhor.
Thiago Mobilon
Claro, só estava comentando... :)
Vinicius Kinas
Com a resolução de 1920x1080 os 50px na altura não fazem falta pra mim. Só existem 3 programas que eu uso maximizado, todos os outros tem uma altura muito menor do que a resolução permite. Eu prezo muito mais espaço horizontal do que vertical, já que gosto de fontes grandes para as coisas. E eu só queria saber se eu podia escolher a posição, nada mais justo, não?
Guilherme Mac
Vê se atualiza pq ele perdeu o suporte.
Ramon Melo
Deixa ele ser feliz, pô!
Tiago
Uso ainda com 8.04
Thiago Mobilon
Canto esquerdo é a melhor opção para monitores wide. Ou direito, se preferir..
@MasterWebinter
Cade seu mac???
@cristoferbruno
Pronto. Acabei de seguir o tutorial. Ficou bem melhor agora.
Marcos
Instalei no Mac, usando o VMWare mas o Unity não funcionou. Alguém conhece um bom tutorial de como instalar no iMac, numa segunda partição? Se conhece posta o link aí ( Em Português, de preferência ) :D
Rafael Paes
Mas é que eu já configuro o meu de forma semelhante, falei no meu caso mesmo.
Exibir mais comentários