Como eu já disse na semana passada, quando o Twitter teria preparado os servidores para o casamento real, um grande evento sempre atrai uma grande audiência. Em termos de redes sociais, isso pode ser um problema por aumentar consideravelmente o tráfego nos servidores. E foi exatamente isso que aconteceu com o Twitter: ele teve mais um aumento inesperado de tráfego depois que o presidente americano anunciou que faria um anúncio ao vivo na noite de ontem.

Tráfego em grandes eventos: o céu é o limite | Clique para ampliar

Segundo Matt Graves, um porta-voz do Twitter, “o tráfego do Twitter foi de mais de 4 mil tweets por segundo no começo e no final do anúncio oficial do presidente Barack Obama”. Esse foi um enorme aumento de tráfego, mas ainda não foi o maior que o Twitter já teve quando consideramos os demais acontecimentos. O ano novo no Japão, por exemplo, gerou uma média de quase 7 mil tweets por segundo, enquanto que a final do campeonato de futebol americano SuperBowl 2011 conseguiu pouco mais de 4 mil tweets por segundo, como mostrado no gráfico acima.

Pode parecer um pouco desinteressante para algumas pessoas, mas eu acho fascinante o fato de que vivemos num mundo hoje em que acontecimentos de grande magnitude ou que tenham um grande impacto na sociedade possam ser medidos em tweets por segundo. Você não?

Atualização às 15:55 | O Twitter acaba de terminar de analisar todos os números. Segundo a conta confirmada @twitterglobalpr, a noite de ontem teve a maior taxa contínua de tweets por segundo da história do site: durante 45 minutos a média de tweets ficou acima de 5 mil por segundo. A taxa nunca atravessou a barreira dos 6 mil, como foi no caso do ano novo no japão, mas ainda assim o evento de ontem quebrou ao menos um recorde.

Com informações: CNET. Gráfico do blog oficial do Twitter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Freitas
Linguagem não é lá um fator relevante. Java pode ser tão lento quanto Ruby, Ruby pode ser tão lento quanto Java. Tudo depende de conhecimento, afinal. :) Python por exemplo não é lá tão eficiente por padrão, mas existem otimizações que fazem verdadeiros milagres. É a linguagem mais usada nos sites da Google (no buscador, no YouTube, no Google Apps, etc.).
Caio Furtado
oO
@bestknighter
Internet memes Winz!
Turdin
Depois de derrubar as torres gêmeas, é hora de derrubar o twitter =x
William Kennedy
Xingar muito.
maauroeduardo
o twitter sempre me mostra as notícias e as horas com aquelas pessoas que ficam postando as horas iguais -.-
maauroeduardo
essa é a minha visão do twitter também IUAHEIUAHEIUHAIUEHAIEH
@vitprado
O pronunciamento do Obama foi simultâneo para todo o mundo.(LOL) Mas provavelmente, se a virada do ano fosse comemorada ao mesmo tempo em todo o mundo este número seria MUITO maior.
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Vale informar também que o Twitter não empacou ou baleiou como de costume, graças a mudança da infra e a troca do Ruby pelo Java.
Guilherme
Então, comigo foi assim também. Enquanto a Globo passava Batendo o Ponto, twitter já estava inundado com esse assunto. Fora que nunca vi minha timeline tão movimentada na madrugada. E não é a primeira vez que acontece. Twitter se tornando a melhor fonte de informações rápidas.
Dido
Causar polêmica.
muriel burato
subi disso pelo twitter, o twitter é show!
Jairo
Será que a questão do horario da noticia influi neste grafico, paises com trafego maior x questão de horario dia da semana, são muitas variáveis...
Paulo Freitas
Fiquei sabendo do fato antes da mídia brasileira anunciar graças ao... Twitter. Assisti ao pronunciamento na Casa Branca em tempo real graças ao... Twitter. Twitter: quem sabe usar, não precisa de mais nada. :)
fatecano
Isso me lembra aquela taxa de câmbio Big Mac. Poder de compra do dinheiro medido pelo indice Big Mac e popularidade de um evento medido por tweets/segundo. Que coisa, heim? :P
Exibir mais comentários