A Apple soltou mais uma versão do Mac OS Lion que obviamente tem sido destrinchada nos blogs especializados no mundo da maçã. Uma das novidades é a forma como o sistema lida com a remoção de aplicativos. Com o recurso Launchpad, mandar um app para o limbo parece ficar ainda mais fácil.

Se a empresa de Steve Jobs está tentando copiar as melhores funções do iOS para a tela grande, então acertou em cheio como novo desinstalador de aplicativos. Funciona da seguinte maneira: o Launchpad é um recurso que automaticamente lista todos os aplicativos instalados na máquina, mais ou menos como acontece no iPad. Ao clicar e segurar em algum ícone, eles começam a se sacolejar e, no canto superior esquerdo ícone, aparece um botão de “X” cuja função você pode imaginar.

Tem certeza, hein, hein? (imagem: reprodução/Apple iGuide)

Clicando no “X”, o sistema ainda pergunta se temos certeza com relação à remoção do app. Na captura de tela acima fica bem claro: “Você tem certeza que quer apagar o aplicativo Evernote?”.

A remoção de aplicativos no Mac nunca foi difícil. Diferentemente do Windows, onde há desinstaladores para praticamente tudo (e o Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle), os usuários do Mac geralmente acessam a pasta Aplicativos e mandam o arquivo em questão para a lixeira. No caso de apps instalados a partir da App Store, a remoção poderá ser feita diretamente a partir do Launchpad.

Com informações: Apple iGuide, TUAW.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafaelhbarros
é (y) Like
@MasterWebInter
Saudades do thumbsdown :( Cara, no lion você vai onde estão os aplicativos e inicia ou desinstala com 1 clique. Sai dessa vida!
@MasterWebInter
Abrir o terminal,tar (algo como gfk) descompactar o arquivo, sudo ./install realmente é muito simples ¬¬
@MasterWebInter
Saudades do thumbsdown :(
Rafael
+1
Rodrigo Fante
Eis alguém que não entende muito do sistema que usa, ao instalar um programa e depois desinstalar nem tudo é removido, aliás, MUITO fica armazenado na máquina, depois de muitas instalações/desinstalações isso compromete o rendimento do sistema. Melhorou muito nas últimas versões do sistema, mas continua muito ruim.
Ramon Melo
É sério isso? Porque basta usar a Central de Programas do Ubuntu para desinstalar programas. Aliás, o mesmo programa busca, baixa e instala aplicativos em dois cliques, não consigo ver como isso pode ser mais simples sem abrir mão da segurança. Qualquer coisa, pergunta aí ou no fórum, estamos aí para ajudar. :)
Paulo Freitas
Exemplos? :) Pergunta séria. ;)
Marcos
Guilherme...falando sério cara. Olha, instalei o Ubuntu 11.04 ( ele tá realmente bonito ) e posso te dizer uma coisa: Não é nada fácil instalar programas no Ubuntu!!! :D
Marcos
Sou desenvolvedor da Apple e até agora, ao que parece, a coisa só funciona com aplicativos da Apple Store. Espero que mudem a coisa e que ela valha para qualquer aplicativo que vc instale no seu Mac. É um saco remover os demais aplicativos do Launchpad.
Rafael The Mist
Aprenda um pouco, Microsoft. Lembrando que ideias boas são sempre imitáveis e não copiáveis.
@rbicalho
Remover apps no Windows ainda é uma lambança. A Microsoft precisava ter um recurso de PRUNE, que não apenas remove os vestígios do programa como também destrói os dados do mesmo.
Caio Furtado
Ah, a minha vontade de ter um Mac aumenta a cada dia.
@brunogdb
Eu sei, eu digo de poder deixar de Launchpad para o modo antigo.
@AntonioVeras
Como diz aquela velha piada: Antes o Bill Gates tinha DOS. Hoje ele Explorer. :D Talvez ninguém tenha DOS da MS por isso.
Exibir mais comentários