A canadense RIM anunciou nessa segunda-feira a disponibilidade de dois novos smartphones no mercado americano. Os recém-lançados BlackBerry’s Bold trazem especificações que possivelmente colocarão a RIM de volta na lista de desejo dos geeks, além de uma plataforma móvel renovada.

BlackBerry Bold 9900 (imagem: divulgação/RIM)

Tanto o BlackBerry Bold 9900 como o BlackBerry Bold 9930 contam com a tecnologia de tela sensível ao toque Liquid Graphics, o que, de acordo com a empresa, garante um brilho acima da média, além de uma resolução Full VGA de 640×480 pixels em uma tela de 2,8 polegadas. Embora o visor seja touchscreen (baseado em fibra de carbono, por sinal), os BlackBerry’s Bold oferecem o tradicional teclado físico QWERTY.

A RIM afirma que os BlackBerry Bold 9900 e BlackBerry Bold 9930 são os smartphones mais finos já produzidos pela companhia. Sua espessura é de apenas 10,5 mm, pouco maior que os 9,3 mm do iPhone 4, porém menor que os 10,8 mm do Nexus S (em sua região mais fina).

O processador dos aparelhos é Snapdragon de 1,2 GHz. Nos itens preferenciais para um smartphone de alto desempenho, posso elencar também a câmera de 5 Megapixels presente nos dois dispositivos (com gravação de vídeos em HD 720p). O Bold 9900 funciona nas tradicionais redes GSM/HSPA. Já o Bold 9930 está um passo a frente, pos é compatível com a tecnologia 4G (CDMA EV-DO, além do HSPA). Ambos têm suporte ao NFC.

BlackBerry OS 7

Junto com os aparelhos, a RIM anunciou o BlackBerry OS 7. A nova plataforma tem navegador mais poderoso, baseado em WebKit (mudança que aconteceu ainda no BB OS 6), além de um novo motor JavaScript e suporte a recursos do HTML5, como a tag de vídeo.

Segundo informações fornecidas pela fabricante, o BB OS 7 permite reproduzir vídeos a até 60 quadros por segundo (o que é absolutamente desnecessário num uso corporativo dos smartphones, devo dizer). A bússola pode ser aproveitada em serviços baseados em localização e em aplicações de realidade aumentada, a RIM afirma em comunicado.

A Busca Universal foi melhorada e agora tem suporte a comandos de voz (que funcionam em inglês; resta saber se o mesmo vale para a nossa amada Língua Portuguesa).

BlackBerry Balance

Separar a vida pessoal da profissional é a grande meta do BlackBerry Balance, recurso que foi confirmado pela RIM em janeiro desse ano. De acordo com fabricante, os dados do dono do usuário são armazenados de forma independente. Os contatos corporativos, por exemplo, podem ser apagados pela equipe de TI da empresa, mas o mesmo não pode ser feito com os contatos marcados como pessoais. Com isso, os e-mails pessoais e contas no Facebook ou Twitter ficam resguardados dos intrometidos da empresa.

Os BlackBerry’s Bold 9900 e 9930 têm início das vendas previsto para o segundo semestre, durante o verão no Hemisfério Norte. Os preços para o mercado americano não foram divulgados.

A RIM Brasil não sabe informar quando os novos aparelhos serão vendidos por aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados