O Twitter vem seguindo há algum tempo uma tática do Google: comprar empresas que criam bons produtos ao invés de gastar tempo desenvolvendo os seus. Foi assim com o aplicativo móvel da rede social para iOS, que antes era conhecido como Tweetie, criação de uma empresa chamada Atebits. Ela foi comprada pelo Twitter que o transformou no cliente oficial. Agora a história pode se repetir em relação a programas de desktop, ao menos para Windows.

O Twitter já conta com um cliente oficial para desktop, mas ele é específico para Mac OS X e também foi criado pela Atebits. Hoje, no entanto, fontes do TechCrunch afirmaram que o conhecido aplicativo TweetDeck foi adquirido pela empresa e deve se tornar o cliente oficial para Windows. Ainda não há confirmação oficial da compra, mas as fontes dizem que foram pagos por volta de 50 milhões de dólares.

Por um lado, a compra pode ser um pouco ruim para quem usa o TweetDeck para outras contas de outras redes sociais, como o Facebook ou LinkedIn ou MySpace, pois é bem provável que ele perca essa compatibilidade. Mas por outro lado, isso pode ser um avanço e tanto no desenvolvimento do aplicativo, que deve ganhar um grupo considerável de desenvolvedores para tomar conta dele e receber atualizações mais constantes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Tweetdeck já era!!!! Estragam o Tweetie, agora vão estragar o Tweetdeck, isso é fato.
Lucas Braga
Olha só, tem um playmobil na timeline do Rafa.
@thiagoleite
Para um app de redes sociais é caro, apesar de ser bom.
Danilo Martins
Acho o Tweetdeck o melhor aplicativo de todos, principalmente pra quem gerencia mais de uma conta e pra quem gosta de filtrar atualizações-spam tipo tumblr, youtube, foursquare e etc. A aquisição foi um feito realmente muito bom e essa pode ser a chance do Tweetdeck melhorar exponencialmente já que o números de desenvolvedores deve aumentar. E mais: tão reclamando que o programa vai "perder a graça" se a conexão com as outras redes acabar. Bom, eu não acho. Quem usa MySpace hoje em dia? >:D
@vianaflavio
Acho interessante a compra do TweetDeck, realmente estava faltando um cliente para Windows. Só espero que o Twitter dê um trato merecido no TweetDeck, pois este não me agradou muito. Sim, já testei ele, mas não gostei (nem app, nem no Chrome). Fico comk o MetroTwit até sair um cliente oficial para eu considerar.
@vianaflavio
Para um aplicativo mobile, é caro sim. Aliás, é o app mais caro que já vi (sem contar aqueles tipo GPS).
Henrique da Gama Fernandes
Primeito, parabéns pelo Blog. Isto por enquanto é só um rumor, esperem as noticias se confirmarem, mas não vejo por que o Twitter iria modificar tanto o programa, sendo que um facebook, linkedin são propostas diferentes a do twitter... e o linkedin, por exemplo, possui integração com o microblog... O maximo que poderia fazer é tirar a integração com o Google Buzz, que tem a mesma proposta que a dele... Utilizo o tweetdeck no meu note e no meu android, acho bem bacana, mais rapido que a própria API do twitter, não muito amigável aos iniciantes, e acho que o Twitter não compraria algo por 50Mi para fazer besteira, e perder um investimento desse.
Júnior Gonçalves
Já tentei usar o TweetDeck, mas era muita poluição visual na minha tela, além de ser muito pesado. Prefiro clientes mais "enxutos" como Echofon. Depois que o pessoal do Twitter der uma repaginada nele, acho que vou experimentá-lo novamente.
Pedro Henrique
O que ta acontecendo? =]
@Cobalto
R$15,00 é caro onde? Você paga mais da metade disso por um programa pirata no camelô.
Guilherme Reis
Vou só falar uma coisinha aqui. Um brasileiro (que eu conheço) acabou de quebrar o tweetdeck e está com o código fonte na mão. Vocês não fazem ideia do que tá rolando... rs.
Caio Furtado
Eu sou lindo, venho em primeiro nos tuites do Rafa <3
@loucos88
Acho que a aquisição esteja intimamente ligada na compatibilidade com outros sistemas.....
@chato_albert
Interessante isso acontecer bem na semana que migrei do TweetDeck pro HootSuite. TweetDeck pode ser o cliente para desktop com mais recursos, mas é também o mais pesado e o menos otimizado em conexão de rede (outros clientes levam muito menos tempo para baixar as informações). Tomara que o pessoal do Twitter dê um jeito nessas bagunças, quem sabe volto a usar.
Gabriel Machado
Bom, esse negócio de: "o cliente oficial para Windows" é muito ruim E também esse negócio de "...Facebook ou LinkedIn ou MySpace, pois é bem provável que ele perca essa compatibilidade..." é pior ainda. O Tweetdeck sempre foi meu app preferido para twitter/facebook, se isso não for só um rumor, e o programa venha a perder o suporte "multiplataforma" e a compatibilidade com outras áreas, nossa... A sorte é que existem vários possíveis substitutos, como os que o pessoal citou, além de muitos outros, para esse tipo de programas temos várias boas alternativas, mas seria mesmo uma pena se arruinassem o Tweetdeck! E eu aqui pensando no tweetdeck vir a ter compatibilidade com messagers, o que o tornaria incrivelmente completo, e vem uma notícia dessas! Trágico! É torcer pra não passar de um rumor.
Exibir mais comentários