Início » Internet » Mesmo com novas versões, IE e Firefox perdem terreno

Mesmo com novas versões, IE e Firefox perdem terreno

Avatar Por
8 anos e meio atrás

O Internet Explorer 9 foi lançado no dia 14 de março desse ano. Já o Firefox 4 apareceu oficialmente na web uma semana depois. Mas a chegada das novas gerações dos navegadores da Microsoft e da Mozilla não conseguiram fazer com que os programas ganhassem pontos em participação de mercado. Pelo contrário, eles acabaram perdendo alguns.

Gráfico mostra linhas coloridas. E dados sobre os navegadores também. | Clique para ampliar

De acordo com dados levantados pela empresa Net Applications, mesmo com a chegada oficial do IE9 a participação do browser da Microsoft pela web caiu 0,8% no último mês de abril, chegando a “apenas” 55,1% do mercado, número mais baixo já registrado pelo programa da Microsoft. Há um ano, os IE eram usados por 60% da internet. Já o Firefox 4 não conseguiu reverter toda ansiedade gerada em sua tortuosa gestação em números, fechando seu primeiro mês completo no mercado com sua família registrando queda de 0,2% em sua participação, ou 21,6% do bolo.

Do outro lado, o maior crescimento do mês veio do geralmente discreto Safari, que cresceu 0,5% e chegou a 7,2%, seu maior índice de popularidade. Já o Chrome continua com sua lenta caminhada rumo ao topo, com crescimento de 0,4% e total de 11,9% da internet. Não que alguém se importe, o Opera ficou estável em seus 2.1% e o odiado IE6 é usado por inacreditáveis 10.9% dos navegantes, queda de 0,1% em relação a março.

Para chegar a tais números, a Net Applications analisa os dados de 160 milhões de usuários da internet e monitora a visitação de 40 mil páginas da rede.