Sempre preocupada com as próximas gerações de seu navegador, a Opera coloca a partir de hoje uma nova versão do browser de mesmo nome disponível para download. O Opera Next é focado nos corajosos porque destina-se principalmente em desenvolvedores que queiram testar futuros recursos.

“Essa é uma versão de testes de novos recursos em nosso próximo lançamento”, informa um aviso na página do Opera Next. O aplicativo baseado no Opera v 11.50 Alpha contém bugs conhecidos que podem deixar o navegador “instável em certas condições”.

Opera Next: previsão do tempo diretamente no Speed Dial (só não consegui mudar a localidade da previsão; certamente não faz 39ºC em São Paulo)

De qualquer forma, é bacana ter essa opção de instalação porque ela independe do Opera tradicional. Digamos que você tenha uma versão estável do navegador na sua máquina. Agora tem como testar a futura versão do Opera em outra instalação, o que permite manter as duas versões do aplicativo instaladas simultaneamente. E o melhor é que o Opera Next vai se atualizar automaticamente, no mesmo esquema de outros navegadores.

Nesse sentido, a Opera Software está seguindo os passos da Mozilla, que liberou recentemente várias versões do Firefox que podem ser instaladas de forma independente. Por sua vez, o Google oferece o Chrome nesse mesmo modelo desde sempre. Devs do mundo inteiro agradecem.

Por enquanto, a principal novidade do Opera Next são as extensões para o Speed Dial (acesso rápido a sites do browser). Em meio a atalhos para os maiores portais brasileiros, o usuário pode incluir a previsão do tempo para a sua cidade, garantindo assim uma consulta rápida às condições climáticas.

O Opera Next está disponível tanto para Windows como para Mac OS. Ficou interessado? O download pode ser feito nessa página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Levinski
Sempre gostei do Opera. Ta dificil largar o Firefox, para usar o Opera em definitivo. Quem sabe nessa nova versão
Marcelo Carvalho
Testado e... Approved!
Marcelo Carvalho
Na lata William Kennedy, super criativa a resposta! Hahaha
Daniel
Cara eu consegui mudar a temperatura, fui pra Bauru-SP, é só ir no site do opera, na parte desse aplicativo, e mudar a localidade la, qualquer dúvida me manda um email. [email protected]
@mingomax
A Fundação Opera sempre esteve a frente quando o assunto é Internet, pena que seu navegador não ganhe tantos adeptos. Para os desenvolvedores, recomendo testarem a finco o DragoFly, o Firebug do Opera. Outra coisa incorporada pelo Opera é a gestão de Widgets, que é um app em separada. E cá entre nós, prefiro o Menu Azul ao invés do vermelho heheheh.
Rafael
E se você tem mais do que 9 abas querido?
Paulo Freitas
Aí entra os atalhos: Alt+[1-9] Não vale somente para App Tabs, mas tendo App tabs, começa por elas. O 9 sempre vai apontar pra última aba, independente de quantas existam. Aí se você tem 5 abas fixas, Alt+1 até Alt+5 seleciona elas. :) No Chrome funciona do mesmo modo. No caso do Firefox, futuramente irão ocultar a barra de endereços (por padrão) para as App tabs, sendo que haverá um atalho de teclado para mostrá-la novamente. A idéia é focar no site. :)
Rafael
É verdade o que vale é o padrão... Então cara não sei não... Mas o movimento de ir até essa App Tab é muito maior do que criar uma nova aba... Com o teclado...
Paulo Freitas
"Abrir aba é ter um destino concreto?" Tal como criar um novo documento num processador de textos. Questão de UX. "Ok… E se o destino concreto for abrir uma das páginas do SD??? Você é mesmo tão burro?? ¬¬" Agressividade gratuita agora? Já não basta trollar? :) Pensando de forma fechada assim, você nunca irá pensar que o Speed Dial não precisa estar numa nova aba. Ele pode ter uma aba fixa. Pra que você usa o Speed Dial? Para acessar os sites mais visitados que você escolheu. Qual a função de uma App tab? Ter os sites mais acessados que você escolheu sempre carregados. Qual a diferença? Com uma Home tab fixa, com os sites mais visitados nela. Qual a necessidade de um Speed Dial com App tabs + Home tab? Seria redundante. Diferentes visões de oferecer uma mesma funcionalidade. No caso da Mozilla, a intenção é não tirar o foco do usuário ao criar uma nova aba (não é à toa que a barra de endereços ganha foco quando você cria uma nova aba). Você não precisa disso pra ter um Speed Dial. UX é uma área focada na experiência dos mais variados tipos de usuários, inclusive aqueles que nunca usaram um computador na vida. "Além disso você pode desativar o Speed Dial no Opera se não quiser." Não está no mérito da discussão. Usuário leigo sequer sabe o que é isso.
Rafael
Abrir aba é ter um destino concreto? Ok... E se o destino concreto for abrir uma das páginas do SD??? Você é mesmo tão burro?? ¬¬ Além disso você pode desativar o Speed Dial no Opera se não quiser.
Paulo Freitas
Se o objetivo concreto for abrir uma página do Speed Dial, você não precisa dele em toda nova aba - abrir abra é ter um destino concreto, isto é um conceito de UX (experiência de usuário) estudado por designers qualificados. Neste sentido a Mozilla está desenvolvendo a chamada Home tab, uma App tab fixa que contém, dentre outras coisas, os sites que você mais visita (como o Chrome faz, quase um Speed Dial) e bookmarks. O conceito todo está aqui: http://blog.mozilla.com/faaborg/2011/04/13/the-firefox-home-tab/ Você não precisa de um Speed Dial quando você tem algo que elimina a necessidade do mesmo.
Rafael
Correção: acho que o Chrome Canary é o verdadeiro correspondente à essa ideia de Next do Opera.
Rafael
Aff pesquisei e ainda errei o nome, a interface atual é Cocoa.
Rafael
Isso a diferença é que o instalador já fica sempre apontando pra outra pasta que não seja a da versão final instalada. Poder instalar os últimos builds já podia pelo opera:config#AutoUpdate|DownloadAllSnapshots
Rafael
Firefox Nightly -> Firefox Chromium -> Chrome Opera Next -> Opera
Exibir mais comentários