Início » Legislação » Comissão Europeia estuda limite de volume em MP3 players

Comissão Europeia estuda limite de volume em MP3 players

Por
10 anos atrás
cachorro-evilpod-shuffle

evilPod?

A Comissão Europeia planeja que reprodutores de MP3 sejam vendidos com dispositivo de nível sonoro seguro, que alerte caso o volume esteja muito alto. Em outras palavras, o controle de volume deveria ter um indicador claro de quando o volume passar do recomendável, o que atualmente não acontece.

Para decidir qual seria o nível seguro para escutar música, a Comissão mantém conversas com a Cenelec (Comitê Europeu para Padronização Eletrotécnico). O objetivo é definir qual seria o melhor padrão para esse tipo de coisa. Caso seja aprovada, a regulamentação só começa a valer na União Europeia a partir de 2011.

Mais interessante dessa história é que em 2008 o comitê científico da UE disse que entre 5% e 10% dos usuários de MP3 players deixam o volume do aparelho acima do recomendado. Só na Europa seriam 10 milhões de pessoas com possíveis danos permanentes à capacidade auditiva.

Já escrevi há algum tempo que a Doença do iPod é poderia ser um dos males desse século. Mas pergunte se eu providenciei fones de ouvido com isolamento acústico, que ajudam nessa questão…

E você, como faz para proteger seus ouvidos dos danos que a música em volume excessivo pode causar?  [FOL/Foto: nao-cha]

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.