cachorro-evilpod-shuffle

evilPod?

A Comissão Europeia planeja que reprodutores de MP3 sejam vendidos com dispositivo de nível sonoro seguro, que alerte caso o volume esteja muito alto. Em outras palavras, o controle de volume deveria ter um indicador claro de quando o volume passar do recomendável, o que atualmente não acontece.

Para decidir qual seria o nível seguro para escutar música, a Comissão mantém conversas com a Cenelec (Comitê Europeu para Padronização Eletrotécnico). O objetivo é definir qual seria o melhor padrão para esse tipo de coisa. Caso seja aprovada, a regulamentação só começa a valer na União Europeia a partir de 2011.

Mais interessante dessa história é que em 2008 o comitê científico da UE disse que entre 5% e 10% dos usuários de MP3 players deixam o volume do aparelho acima do recomendado. Só na Europa seriam 10 milhões de pessoas com possíveis danos permanentes à capacidade auditiva.

Já escrevi há algum tempo que a Doença do iPod é poderia ser um dos males desse século. Mas pergunte se eu providenciei fones de ouvido com isolamento acústico, que ajudam nessa questão…

E você, como faz para proteger seus ouvidos dos danos que a música em volume excessivo pode causar?  [FOL/Foto: nao-cha]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Nei
Meu Blackberry avisa se eu tentar abusar dos meus ouvidos. Desde então, tenho "andado na linha" quanto ao volume. @Rodrigo, sem falar que a qualidade, ou melhor, sem falar que o som que sai do aparelho fica distorcido e de (ainda mais) difícil compreensão.
Rodrigo
iPods, players e celulares deveriam obrigatoriamente vir com restrição de uso para tocar músicas apenas com fones de ouvido. O N95 já bloqueia o rádio pelo menos. Se alguém quiser furar os tímpanos ouvindo funk, é problema dele. O desagradável hoje é entrar no ônibus e ouvir o adolescente acéfalo com o pancadão a todo volume, atrapalhando os demais.