Início » Brasil » Pesquisa revela detalhes do leitor de blog brasileiro

Pesquisa revela detalhes do leitor de blog brasileiro

Avatar Por

Qualquer blogueiro que se preze pelo menos ouviu falar na boo-box (sim, a marca é grafada em minúsculas), uma empresa de soluções de publicidade online que atende nada menos que 56% da audiência que lê blogs no Brasil. A companhia fez um estudo divulgado nessa semana que mostra alguns detalhes do perfil do leitor de blogs no país.

(gráfico) boo-box: localização da audiência de blogs no Brasil

boo-box revela localidades que mais acessam blogs (gráfico: divulgação)

Os 15 mil blogs associados à boo-box são lidos por nada menos que 34 milhões de pessoas de todo o país. São Paulo, como você poderia imaginar, concentra a maior base de leitores: 36,3% do total, com o Rio de Janeiro figurando na segunda colocação (12,7%). Quando falamos de acesso por região, o Sudeste é imbatível com 60,2% dos leitores. O Norte é a região com a pior situação, visto que é representa apenas 1,8% dos acessos a blogs.

Entre os assuntos que mais interessam esse público, o entretenimento aparece em primeiro lugar absoluto. Essa categoria de site arrebanha 68% dos leitores, gerando 1,5 bilhão de pageviews no primeiro trimestre do ano. A categoria tecnologia, da qual este humilde TB faz parte, é a segunda que mais interessa os leitores, com 400 milhões de pageviews no período e percentual de apenas 17%.

Confira abaixo a lista de assuntos de interesse dos leitores de blog, de acordo com o estudo da boo-box:

(gráfico) Escolaridade dos leitores de blogs (gráfico: divulgação/boo-box)

Escolaridade dos leitores de blogs (gráfico: divulgação/boo-box)

  1. Entretenimento: 1,5 bilhão de pageviews.
  2. Tecnologia: 400 milhões de pageviews.
  3. Esporte: 250 milhões de pageviews.
  4. Moda e beleza: 32,5 milhões de pageviews.
  5. Cultura e educação: 22 milhões de pageviews.
  6. Automotivos: 19 milhões de pageviews.
  7. Gastronomia e culinária: 4,6 milhões de pageviews.
  8. Carreira e negócios: 3,4 milhões de pageviews.
  9. Saúde: 2,2 milhões de pageviews.

“A comunidade de produtores de conteúdo no Brasil tem ganhado importância e se profissionalizado”, afirma Marco Gomes, fundador e CIO da boo-box. Segundo o executivo, muitos blogs já são formados por equipes de jornalistas, e muitos outros se mantêm como hobbies de seus responsáveis.

O pessoal mais jovem, como você poderia supor, é quem mais lê blogs. 47,3% da audiência tem entre 18 e 24 anos. A faixa de 25 a 34 (jovem adulto) anos aparece em seguida, com 33,8%, enquanto os adultos maduros (35 a 49 anos) concentram 8,7% dos leitores.

Quem lê blog é mais esperto? De acordo com o levantamento da boo-box, 55,5% da audiência tem pelo menos uma graduação. Pessoas que chegaram até o Ensino Médio representam 37,8% dos visitantes de blogs, enquanto que as pessoas com diploma somente do Ensino Básico são minoria (6,7%).

Para Gomes, tem gente que lê blog e nem sabe que está consumindo conteúdo produzido especificamente para essa mídia. Eles fazem buscas e acessam links “enviados por amigos por meio das redes sociais”, como Twitter, Orkut e Facebook. “Este meio está em franco crescimento e todos que publicam conteúdo na Internet vão ganhar com o amadurecimento do mercado”, prevê. Tomara que ele esteja certo. 😛

O infográfico completo com todas as estatísticas da boo-box para a internet brasileira pode ser visto nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcoscs
nhé, o ES só serve pra tirar a praia dos mineiros, rsrsrssrsrsrr
Felipe Autran
Blog de política cadê? Depois vem reclamar que o povo não sabe escolher os governantes.
Raph4
Por dedução, o ES representa 3% do país; é mais que todo o Norte, mas ainda não é nada comparado à região em que se encontra. E essa definição do vinicius foi perfeita: o ES é o Acre do Sudeste.
marcogomes
Não é isso gente :) É que citamos apenas os 3 maiores estados do sudeste, por questão de espaço no infografico.
dantemarinho
Mineiros são os caipiras ninja HAHAHAHA zuou! Deviam colocar a palavra certa no lugar de entretenimento, mas todo mundo sabe, ou tem algum inocente? xD
André Xori
Qualé? Sou do ES! hahaha Garanto que em alguns aspectos, somos mais importantes que muitos estados (Até mesmo SP). Mas realmente quando se trata de números de internet, é complicado 'competir', visto que nossa população não passa de 3.5 mi e esses percentuais são baseados em números absolutos né. hahaha
André Xori
Com certeza! Afinal, a internet é o que é hoje devido a isso... :P #Fato
@thiagoleite
Pra ficar mais parecido, o paulista deveria estar abaixo d'água. Mas o ninja mineirinho ficou legal!!
@thiagoleite
O que é Espírito Santo? /troll
Bel Salles
Concordo plenamente. Aí quando a gente reclama, ficam falando que a não sabemos "brincar".. É sempre a mesma coisa. Se é para "caracterizar", pq não botava o bonequinho de SP com guarda-chuva e capa(terra da garoa)? Ficaria MUITO mais justo. E outra coisa... ODEIO infográficos.. eta coisa chata. ¬¬
Pedro Henrique
Concordo :S
Pedro Henrique
Sou um desses que acessa aqueles blogs de humoor, e de tecnologia, e sou mineiro hehehe'
@zRAFAz
Ai, não é querendo ser chato, mas acho meio preconceituoso essa coisa de colocar esses bonequinhos aí, como se todo carioca fosse vagabundo, todo mineiro fosse roceiro e como se os paulistas fossem os únicos "civilizados".
Kadu
Com jeito dava pra encaixar o Espírito Santo alí no gráfico sim, foi má vontade mesmo. Mas, como disse o Vinicius ai em cima, o ES está para o Sudeste como o Acre está para o Brasil. (Ps.: Não sou do Espírito Santo, sou do Rio :))
vinicius
o ES é tipo o Acre do Sudeste .. kkkkk . e o essas informaçoes ai devem servir pra alguem .. pra mim nao .. ashusahusahu
Thássius Veloso
Desconfio de que tenha faltado espaço no gráfico para colocar o Espírito Santo.
Kadu
Ia falar exatamente isso. Que mania feia de citar a Região Sudeste e ignorar o Espírito Santo.
Caio Furtado
Espírito Santo, kd?
Enivelton Tigre
Eu não disse que a internet é feita de nerds apenas, mas os que mais acessam somos nos apaixonados por tecnologia, e quem não é da área também acessa frequentemente blogs do nicho para tirar dúvidas.
@aislanrodrigo
Nada a ver. A internet deixou faz tempo de ser um mundo fechado de nerds apaixonados por tecnologia. Não é difícil ver em blogs de tecnologia pessoas sem conhecimento avançado em informática.
Filipe Moncalvo
Os nerds e geek não gostam de esportes (me incluo nessa totalmente), a menos que você conte Curling. Hehehe.
Enivelton Tigre
Acho bem normal, estamos na internet é mais comum pessoas que gostam de tecnologia que de esporte, afinal para esporte existem milhares de canais na tv, já tecnologia é só por aqui mesmo.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Bem, eu escrevo sobre tecnologia. Acho que estou no caminho certo! Me surpreende o fato da tecnologia ganhar dos esportes, que pelo modo popular, seria o tipo de blog mais acessado do Brasil...
@Tmaraldi
As informações realmente coincidem com todos os blogs em que possuo acesso as estatísticas. Abraço.
Pedro
Não disseram, mas acima do "Entretenimento" está o "Entretenimento Adulto". HAHAHA