Início » Celular » Samsung não quer vender Nexus S no Brasil

Samsung não quer vender Nexus S no Brasil

Avatar Por

Hoje mais cedo a Samsung havia declarado que o Nexus S não seria mais vendido no Brasil como planejado. A decisão foi tomada devido a um problema da empresa com a adequação a uma norma da Agência de Telecomunicações, que diz as operadoras devem mostrar o código DDD em que o usuário está e que para isso, a Samsung teria que colocar um ‘mecanismo’ no Nexus S que permitisse essa exibição. Mas parece que eles esticaram a verdade um pouco.

Alguns dos nossos leitores portadores de aparelhos Samsung Nexus S vindos do exterior avisaram que, ao contrário do que a Samsung disse, eles conseguiam ver normalmente o número DDD da localidade em que estavam. Como no caso do leitor mineiro Luiz Sardinha, que mandou a foto abaixo.

Network mostra código 31. Não era isso? | Clique para ampliar

Quando questionei a Anatel sobre a existência de tal normal, obtive a seguinte resposta da assessoria de imprensa da agência:

O Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal (SMP), aprovado pela Resolução 298, de 29 de maio de 2002, determina em seu artigo 19 que “as prestadoras de SMP devem assegurar que suas redes tenham capacidade de informar, continuamente através da Estação Móvel do Usuário (aparelho), em que Área Geográfica (código de área, mais conhecido como DDD) definida pelo Código Nacional o mesmo se encontra, inclusive para Usuários Visitantes.

Ou seja: a norma diz que é de responsabilidade das operadoras, e não da fabricante do aparelho, se certificar que seus equipamentos de rede consigam enviar esse número para os aparelhos que estão conectados à ela.

Quando questionada, a Samsung do Brasil mudou um pouco o discurso. A resposta oficial da empresa agora é a seguinte:

A Samsung do Brasil informa que por motivos comerciais o smartphone Nexus S não será lançado nesse momento no país como divulgado anteriormente.

Acho que seria um pouco mais fácil ter dito isso desde o começo, não? Quer dizer, em minha singela opinião.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Geff_Rock
Samsung do brasil é um lixo. nem update pros celulares eles dão. vexame
Cadu Silva
Eu tenho um LG P500 com Android 2.2 e ele só diz TIM e mesmo assim escondido na barra de notificações, durante o bloqueio de tela ou em Sobre o Telefone. Não aparece o DDD do Estado em que estou em lugar algum, ao contrário dos aparelhos que tive anteriormente. Ele é fabricado em São Paulo e comprei desbloqueado sem vínculo algum com qualquer operadora e portanto sem modificações delas.
@MasterWebInter
Só se for você usuário comum (que usa ubuntu?!), pois eu abuso de tudo. Overclock, emulador, apps pesados, e muito etc. Sem falar na velocidade, na interface.
@MasterWebInter
Guilherme Mac usa linux. RI LITROS!
jorge
imposto nunca impediu de que a samsung vendesse no brasil. Eu recomendo o Samsung FOCUS!!!! ESTOU COM UM E É PERFEITO.
PedroSaldanha
Se é por motivos comerciais deve ser por causa dos impostos, não?
Alexandre
Desde a primeira notícia eu desconfiava que o problema seria comercial. Eu entendo, é que eles estão tirando uma concorrência com os produtos puramente samsung. Acho que a google podia fazer um pressãozinha aí. Estou aguardando esse cel desde o one e agora vou ser obrigado a comprar de fora. Ridícula a Samsumg. Conta logo a verdade.
Leandro
É como o @jaymerneto disse. O problema é que o celular DEVE mostrar o tempo todo a informação da operadora + Código de área da antena que está utilizando, e não simplesmente ter essa informação em uma função "fora da visão" do usuário. Isso porque quando estamos em roaming muita operadora enfia a faca no usuário, principalmente em utilização de dados. Agora, quanto isso custa para a Samsung, aí são outros quinhentos. Pode ser que não seja interessante comercialmente alterar o SO do aparelho apenas para um país, deve ser custoso e desinteressante. Eu entendo e apóio essa posição da ANATEL, com obrigatoriedade dessa informação, depois não tem como o usuário dizer que não sabia que estava em roaming. E em partes entendo a posição da Samsung, pois qual a empresa que trabalha para ter prejuízo ou ganhar menos do que poderia ganhar? Principalmente em tempos que o mercado cinza ou importações são facilitadas e a Samsung vai continuar ganhando seu rico dinheirinho sem precisar alterar nada em seus custos.
Cash
Coisa que não é problema. Se o aparelho não tiver uma opção pra isso, é só ir nas configurações de "Cell Broadcast" e assinar o canal 50 que a mensagem com o nome da operadora e DDD local aparecem na tela principal. ;)
@motafoka
Vamos lembrar que a Motorola, apesar dos faniquitos de fanboys, realmente lançou os aparelhos aqui no Brasil, e com certa velocidade até (afinal, já temos o Atrix por aqui, foi anunciado e realmente estava nas lojas, não foi igual o iPhone 4 que só existia o anpuncio e quem comprasse ficava 2 meses pagando o plano iPhone sem o aparelho, na espera) E sobre os faniquitos de "Motorola Nunca Mais" por causa das atualizações, na américa latrina quase todos os modelos de androids estão sendo abandonados sem atualização, continuo falando que as reclamações deveriam ser direcionadas apenas para o bootloader, deixando a comunidade livre para oferecer alternativas ao update oficial.
Rafael The Mist
Dessa eu ri. Bastante. Agora, quanto à foto, acho que o solicitado pela Anatel é que o código de área apareça na tela principal, não?
pordiogo
E o que teve de gente caindo em cima do governo. :P
Welty
Também tenho um Galaxy 3 e cansei de esperar a atualização da Samsung em Fevereiro e atualizei o meu para Froyo com uma ROM Européia, e ele ta aqui, firme, forte e atualizado. Quanto à questão do DDD, a ROM original dele no Brasil, vem com um Widget que informa o DDD o tempo todo, já na versão Européia o Widget nem existe para ser colocado na Home screen dele..
Welty
Qualquer fabricante que fechar contrato para um Nexus fará a mesma coisa no Brasil, afinal, eles também terão aparelhos de linha própria para desovar aqui antes de lançar o de maior qualidade. Todas empresas fazem isso, não adianta fantasiar achando que uma delas fará algo diferente. Infelizmente é assim que funciona....
@uoxitomsouza
E daí se esse tal Nexus S não for vendido por aqui! Alguém já parou pra pensar na quantidade inútil de marcas e modelos de celulares e smartphones que são vendidos no Brasil?! Deixa de ser consumista gente!!! Tenho certeza que grande parte dos recursos desse "novo e revolucionário" aparelho ninguém usa.
Exibir mais comentários