Sempre que tem atualização do iOS, os leitores TB são os primeiros a saber por meio de tweets e posts por aqui, dependendo da importância de cada atualização. Aí começa o suplício de abrir o iTunes, buscar pelo update, possivelmente esperar um bom tempo pelo arquivo, já que os servidores da Apple ficam superlotados… Inspirada no Android, a Apple bem que deveria considerar mudar esse processo.

Para tanto, bastaria adotar as atualizações OTA (over the air, ou pelo ar, em tradução livre). Alguns poucos aparelhos rodando Android contam com o recurso, que facilita muito a vida. Cabe ao usuário esperar que o arquivo seja baixado e, depois disso, confirmar a sua instalação. Simples assim.

Segundo o GigaOM, a Apple tem alguns desafios a enfrentar antes de oferecer iOS OTA para iPhones, iPods Touch e iPads. Para início de conversa, o tamanho dos arquivos de instalação precisa diminuir. Não é raro baixar mais de 500 MB para cada nova atualização do iOS, o que inviabiliza o processo para quem usa 3G vagaroso. O mesmo vale para usuários com um pacote de dados com limite mensal (no ortodoxo limite de 1 GB por mês, o download de um arquivo de instalação do iOS representaria 60% do tráfego mensal).

Outro possível problema é a forma como a atualização se instala no aparelho. A intervenção do usuário deveria ser mínima, diz o GigaOM, mas nem por isso o dono do aparelho precisa ficar às escuras sobre o que exatamente ele está colocando em seu equipamento.

Captura de tela: atualização do iOS no iTunes

iTunes: necessário para atualizar o iOS

Realizar backup do conteúdo do aparelho, por exemplo, ainda é difícil sem o iTunes. O Android oferece a sincronização de contatos de graça, enquanto outros aplicativos permitem fazer o backup dos arquivos salvos no aparelho. O iOS não é tão simples assim, então faz-se necessário que a Apple crie um serviço na nuvem especificamente para esse fim — dizem que o iCloud cumprirá a função.

Uma vez que esses pré-requisitos sejam cumpridos, ainda falta a colaboração das operadoras. O Google tem apoio das fabricantes de celular e das operadoras para distribuir atualização do Android via OTA. O mesmo terá que ser alcançado quando a Apple decidir oferecer o mesmo recurso no iPhone.

Ainda vai demorar para que o smart da Apple baixe suas atualizações automaticamente, que serão instaladas com uma simples confirmação do usuário. Mas é inegável que tal recurso seria muito bem-vindo dentro do ecossistema da maçã, principalmente por aposentar o iTunes quando não há necessidade de transferir novas músicas para o aparelho.

Imagem: rodrigotoledo.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juliana Gomes
tenho um iphone 3g como atualizo ele
@fibrasek
Eu nem ligo mais meu X10 2.2.1 no PC... faz meses. Toda santa atualização do CM 6.1.3 que tinha eu baixa direto no celular e aplicava por ali, sem cabo nem nada. Santo root + recovery menu.
@brunogdb
E quem disse que o Symbian é ruim? Só foi esquecido. Em palavras, o Symbian faz muitas coisas que os smartphones fazem hoje e tem diversos aplicativos. Tenho amigos que tem Symbian e fazem a mesma coisa que eu faço no meu iPhone, que é o Twitter, que no caso deles é o Gravity, jogam Angry Birds, acessam o Facebook direito, tem 3G, faz tethering para iPod/iPad, e dentre outros demais. O Symbian não é ruim, é só impressão que a Apple criou de como sistema mobile deve ser hoje e que as empresas abandonaram ele definitivamente, em que só a Nokia salva.
@Danilo_Carv
Eu duvido muito que isso chegue a acontecer. Quantos aqui teriam instalado o iTunes no Windows se ele não fosse necessário para sincronizar seus iPods/iPhones/iPads? Ter o iTunes instalado mtos computadores é muito benéfico pra Apple. Fora que um dos motivos pelo qual os produtos da Apple são tão "bons" é justamente por causa das inúmeras limitações que eles impõem. Impedindo o usuário de fazer o que ele bem entende com os produtos, eles evitam que os produtos apresentem problemas e bugs. Por exemplo, se eles só permitem que você instale Apps aprovados por eles, eles diminuem as chances de Apps "mal feitos" causarem erros no iOS e você colocar a culpa na Apple pelo seu iPhone travar. Não que o iOS seja perfeito, longe disso! Mas é que eles vão poder fazer testes antes e ver se funciona legal. Se não funcionar (por problema no App ou no iOS) eles não liberam o App até que um problema ou outro seja sanado. Eu particularmente prefiro minha liberdade, por isso prefiro o Android, mas é uma forma interessante de manter a qualidade dos produtos. E funciona muito bem. O iOS é extremamente estável por isso.
@Danilo_Carv
O Opera é um ótimo navegador. Na minha opinião, bem melhor que o aclamado Firefox.
@pri_barros
Symbian bom só os s60 v3 (há uns anos atrás, pq hj tá ultrapassado) e o Symbian^3... O S60 v5 é bemmm fraquinho....
Kadu
O Symbian também :(
Ramon Melo
Ou seja, se você não é cliente fiel da companhia, está ferrado.
Kim
cara, acho muito foda a Apple, é supervalorizada, os produtos são de ótima qualidade. o que faz com que eu prefira outros(as) fabricantes, hardware/software, é, além do preço, esse "ecossistema da maçã". um dia a gente vai ter a Apple bem mais acessível. só precisa morrer o Steve Jobs. xD hehehehe
Lucas Braga
Não, Caio. O Opera pelo menos é bom.
Fredson Sousa
Acho que todos aqui concorda com você Felipe ou em qualquer lugar. Desistir do iPod justamente pela dependência dele até para transferir uma música e a minha irmã que "herdou" o danado já esta ficando impaciente. rsrsrs
Caio Furtado
Symbian é o Opera dos OS Mobile.
Alexandre
imagine quem tem mais de 1 iCoisas e ter q ficar atualizando 1 a 1. Lembrando que o itunes tambem eh atualizado, aí alem dos gadgets, tem q atualizar todas as maquinas com itunes... todo bonus tem um onus
@Leonardo_Mellin
Mas com uma diferença de tempo menor entre elas, é claro
@Leonardo_Mellin
É só, ao invés de lançar grandes atualizações, lançar apenas alguns pacotes pra correção de cada bug.
Exibir mais comentários