Início » Games » Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Desenvolvedores de jogos agora podem pedir apoio financeiro para criar suas artes.

Por
8 anos atrás

Games são grande fonte de controvérsia, não importa o país em que eles são vendidos. Seja por uma suposta ligação entre jogos violentos traduzindo em ações violentas nos jogadores ou pela classificação indicativa dura em certos países, discussões envolvendo jogos hoje em podem ficar tão polêmicas quanto discussões religiosas, políticas ou futebolísticas. Eis aqui uma notícia que deve gerar ainda mais opiniões divididas e debates calorosos: jogos agora são considerados legalmente uma forma de arte nos EUA.

Angry Birds

A responsável por isso foi a National Endowment for the Arts dos EUA, que é uma organização governamental que patrocina artistas para criação de arte que ‘beneficie o público’. A organização aprovou uma mudança na lei que classifica as categorias de arte, criando a categoria chamada “The Arts in Media“, que passou a englobar não só formas de arte em rádio e TV como também em meios eletrônicos.

O que isso quer dizer, basicamente, é que um desenvolvedor de jogos pode agora fazer um pedido para a NEA e, se for aprovado, receber apoio financeiro do governo para criar o seu jogo. Caso ele receba esse apoio, no entanto, não poderá vendê-lo, o jogo terá de ser distribuído gratuitamente. O valor máximo para o patrocínio é de US$ 200 mil dólares, então os desenvolvedores que tiverem seus projetos aprovados não correm o risco de passar fome.

Com informações: The Escapist.

Mais sobre: ,