Início » Jogos » Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Desenvolvedores de jogos agora podem pedir apoio financeiro para criar suas artes.

Avatar Por

Games são grande fonte de controvérsia, não importa o país em que eles são vendidos. Seja por uma suposta ligação entre jogos violentos traduzindo em ações violentas nos jogadores ou pela classificação indicativa dura em certos países, discussões envolvendo jogos hoje em podem ficar tão polêmicas quanto discussões religiosas, políticas ou futebolísticas. Eis aqui uma notícia que deve gerar ainda mais opiniões divididas e debates calorosos: jogos agora são considerados legalmente uma forma de arte nos EUA.

Angry Birds

A responsável por isso foi a National Endowment for the Arts dos EUA, que é uma organização governamental que patrocina artistas para criação de arte que ‘beneficie o público’. A organização aprovou uma mudança na lei que classifica as categorias de arte, criando a categoria chamada “The Arts in Media“, que passou a englobar não só formas de arte em rádio e TV como também em meios eletrônicos.

O que isso quer dizer, basicamente, é que um desenvolvedor de jogos pode agora fazer um pedido para a NEA e, se for aprovado, receber apoio financeiro do governo para criar o seu jogo. Caso ele receba esse apoio, no entanto, não poderá vendê-lo, o jogo terá de ser distribuído gratuitamente. O valor máximo para o patrocínio é de US$ 200 mil dólares, então os desenvolvedores que tiverem seus projetos aprovados não correm o risco de passar fome.

Com informações: The Escapist.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

J. Neto
Ei cara, nunca jogou Braid não?!
@andradevini
heheh, que legal! Vou dizer pra minha professora de artes, pra que a gente possa estudar os games '-'. Mentira. Deixa a gente só jogar.
@lixbearg
Se Ico/Shadow of the Colossus não são arte, uma mancha de tinta num quadro vendido a $50.000 é menos ainda. Sempre vi os jogos como arte, mas sei que se vou morrer sem que o brasil perceba isto.
@cristiantonel
Nem vou falar nada em relação ao Brasil...
@ryuzakixd
Se pararmos pra pensar nos artistas que desenham rabiscos abstratos ou despejam latas de tinta em telas e recebem esses investimentos, por que não os jogos? Por essa lógica, até o jogo do E.T. do Atari merecia um investimento desses...
marcus
Se alguns desenhos horríveis são considerados arte, por que jogos não seriam? Jogos têm gráficos, história e música, além da jogabilidade, claro.
@brunogdb
Mas que... WHAT!??!
@napalm23zero
Alguem ja jogou "Metal gear solid: Snake Eater"? Quem discordar jogue e mudará de opinião Esse jogo é perfeito
@QG10g
Eu considero jogos como arte desde que vi que a arte imita, modifica e reinventa a vida. Os jogos são formas de arte que imitam a vida, nos libertam de coisas que não podemos fazer nela e elevam nosso espírito ( ao menos alguns jogos ). Bem, faz tempo que eu pensava nisso, tanto que nem achava que precisava de lei pra isso, sério.
Thiago Sabaia
No caso do Brasil,jogo é considerado obra do capeta. Desculpem pela palavra que eu usei acima :P
Alexandre
e spamers, hehehe. brinks... eu q te mandei o tweeter (@AlexCinci)
Rodrigo Soncin
Ninguém disse que musica deixou de ser arte depois dos funks que começaram a aparecer por aqui... Concordo que nem todos os jogos se encaixam no que eu disse acima, mas é difícil não chamar os que se encaixam de arte digital.
Alexandre
isso! esqueci dessa parte...
Marcoscs
"jogos devem ser encarados como diversão" Ué, e arte não é também uma forma de entretenimento? Arte também serve pra divertir desde quando o homem rabiscava nas cavernas...
@brunogdb
No Brasil é sinônimo de assassinos ¬¬.
Exibir mais comentários