Início » Jogos » Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Lei nos EUA classifica games como forma de arte

Desenvolvedores de jogos agora podem pedir apoio financeiro para criar suas artes.

Avatar Por

Games são grande fonte de controvérsia, não importa o país em que eles são vendidos. Seja por uma suposta ligação entre jogos violentos traduzindo em ações violentas nos jogadores ou pela classificação indicativa dura em certos países, discussões envolvendo jogos hoje em podem ficar tão polêmicas quanto discussões religiosas, políticas ou futebolísticas. Eis aqui uma notícia que deve gerar ainda mais opiniões divididas e debates calorosos: jogos agora são considerados legalmente uma forma de arte nos EUA.

Angry Birds

A responsável por isso foi a National Endowment for the Arts dos EUA, que é uma organização governamental que patrocina artistas para criação de arte que 'beneficie o público'. A organização aprovou uma mudança na lei que classifica as categorias de arte, criando a categoria chamada "The Arts in Media", que passou a englobar não só formas de arte em rádio e TV como também em meios eletrônicos.

O que isso quer dizer, basicamente, é que um desenvolvedor de jogos pode agora fazer um pedido para a NEA e, se for aprovado, receber apoio financeiro do governo para criar o seu jogo. Caso ele receba esse apoio, no entanto, não poderá vendê-lo, o jogo terá de ser distribuído gratuitamente. O valor máximo para o patrocínio é de US$ 200 mil dólares, então os desenvolvedores que tiverem seus projetos aprovados não correm o risco de passar fome.

Com informações: The Escapist.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

J. Neto
Ei cara, nunca jogou Braid não?!
@andradevini
heheh, que legal! Vou dizer pra minha professora de artes, pra que a gente possa estudar os games '-'. Mentira. Deixa a gente só jogar.
@lixbearg
Se Ico/Shadow of the Colossus não são arte, uma mancha de tinta num quadro vendido a $50.000 é menos ainda. Sempre vi os jogos como arte, mas sei que se vou morrer sem que o brasil perceba isto.
@cristiantonel
Nem vou falar nada em relação ao Brasil...
@ryuzakixd
Se pararmos pra pensar nos artistas que desenham rabiscos abstratos ou despejam latas de tinta em telas e recebem esses investimentos, por que não os jogos? Por essa lógica, até o jogo do E.T. do Atari merecia um investimento desses...
marcus
Se alguns desenhos horríveis são considerados arte, por que jogos não seriam? Jogos têm gráficos, história e música, além da jogabilidade, claro.
@brunogdb
Mas que... WHAT!??!
@napalm23zero
Alguem ja jogou "Metal gear solid: Snake Eater"? Quem discordar jogue e mudará de opinião Esse jogo é perfeito
@QG10g
Eu considero jogos como arte desde que vi que a arte imita, modifica e reinventa a vida. Os jogos são formas de arte que imitam a vida, nos libertam de coisas que não podemos fazer nela e elevam nosso espírito ( ao menos alguns jogos ). Bem, faz tempo que eu pensava nisso, tanto que nem achava que precisava de lei pra isso, sério.
Thiago Sabaia
No caso do Brasil,jogo é considerado obra do capeta. Desculpem pela palavra que eu usei acima :P
Alexandre
e spamers, hehehe. brinks... eu q te mandei o tweeter (@AlexCinci)
Rodrigo Soncin
Ninguém disse que musica deixou de ser arte depois dos funks que começaram a aparecer por aqui... Concordo que nem todos os jogos se encaixam no que eu disse acima, mas é difícil não chamar os que se encaixam de arte digital.
Alexandre
isso! esqueci dessa parte...
Marcoscs
"jogos devem ser encarados como diversão" Ué, e arte não é também uma forma de entretenimento? Arte também serve pra divertir desde quando o homem rabiscava nas cavernas...
@brunogdb
No Brasil é sinônimo de assassinos ¬¬.
Mike Metralha
Huahuahua!!! Compreendo as opiniões contrárias (e sua opinião muito inteligente, Rodrigo). Porém, acho que não são todos os jogos que possuem esta concepção que tu propôs. E nem todo cinema e (muito menos) TV são arte, em minha opinião. Pode ser antiquado, mas é minha opinião...
Cash
Tem também a trilha sonora, os efeitos sonoros e todo o trabalho de edição de áudio...
Rodrigo Soncin
Será que jogos realmente merecem ser classificados como arte? Só porque muitos possuem lugares desenvolvidos nos mínimos detalhes que, por mais que muitas vezes sejam absurdos demais para serem reais, fazem nos sentir como se o fossem? Só porque muitos possuem histórias muito melhor desenvolvidas que em alguns livros, com personagens carismático e bem elaborados, ao ponto de sentirmos por estes personagens se a história do jogo os faz morrer definitivamente? Só porque ele nos dá a possibilidade que só a interatividade nos dá, de voltarmos no tempo para que obtenhamos a resposta àquela pergunta filosófica: "e se eu tivesse feito diferente?"? Não, nenhum destes motivos é motivo o suficiente /ironia.
Alexandre
Fazer um game precisa de: -direcao de arte -composicao -modelagem em 3d -animacao onde nao tem arte nesses itens? Se game nao for considerado arte, nem o cinema e nem a TV seria.
Breno Caldeira
Eu apoio isto. Há muito que já classifico alguns jogos como clássicos e/ou obra de arte. Na minha opinião, o criador do Braid merece tanto respeito quanto o criador da Mona Lisa. :)
Alexandre
Interessante, cinema e TV mostram violencia o dia todo mas ninguem usa isso como exemplo de violencia, bullyng ou o que for. Concordo com a classificacao, embora games sao para diversao e entretenimento (como o cinema, né?) o processe de producao hoje em dia eh muito mais parecido com fazer filmes do que com "milhoes de linhas de codigo".
Murdock
O Segundo Caderno do Globo de domingo trouxe na capa uma matéria justamente colocando em debate se videogames são arte ou não. Acho bem melhor do que discutir se games criam psicopatas.
Sr. Sem Papo
Não força a barra hora alguma!! Tem muitos games ai que são muito mais profundo que filmes e são muito mais belos que muitas obras de arte
@caioviel
Hora, mas é claro que jogos são arte! Talvez nem todos possam ser considerados assim, é verdade, mas boa parte dos jogos conta uma história tão rica como livros ou filmes. Experimentem Jogar Fallout 3, Chrono Trigger, Portal, Assassins Creed entre tantos outros e digam que não é arte.
@caioviel
Muitos jogos contam grandes histórias melhores que muitos filme e livros por ai. É claro, não são todos (Angry Birds por exemplo não é). Jogos causais tendem a ser, como mesmo se propõe, casuais e mais simples.Porém, no campo dos jogos mais hardcore, a tendência dos jogos serem story bind está cada vez mais forte. Experimente jogar Fallout 3, os Final Fantasy, Joanne D'arc entre outros e diga que não é arte.
Sillas
É claro que jogos são arte. São apena suma forma diferenciada da expressão artística por serem interativos com o "apreciador". Continua sendo uma forma de expressão livre, com muitas características em comum com outros tipos de arte, tais como filmes, livros, até artes visuais e plásticas. Jogos podem ter narrativas, enredos bem elaborados, violência, erotismo (bem como filmes, livros e quadros: nem toda arte é para todo tipo de pessoa), etc. É um tipo de arte novo, mas que não deixa de causar os mesmos efeitos da arte com que todos estão acostumados. Aliás, chamar de arte não é "endeusar" nada, por acaso filmes são "endeusados" por serem considerados como tal?
Bryanchaves
Jogos sao arte sim!! Ou vc acha q nao precisa de muita criatividade, treino, tecnica..... Para conseguir fazê-los??? Portanto achei a iniciativa muito legal, q alem d derrubar um preconceito contra os games, ainda deu um maior incentivo para o desenvolvimento deles
Mike Metralha
Na minha opinião, chamar jogos de "arte" é forçar a barra. Mas concordo que eles possam ser incentivados monetáriamente pelo governo ou instituições, desde que seu desenvolvimento seja para fins culturais e educacionais.
Sr. Sem Papo
Segundo meus conhecimentos! Arte é uma obra que envolve técnica para ser feita, outra fator é que a arte não é apenas uma imitação da vida,ela não acha a atenção para algum acontecimento sim para ele mesmo! Sendo assim.... games são artes desde la do Tetris :)
Guilherme Silva
Brazil é uma merda. Concordo em ser uma forma de arte. Até porque existem pinturas ruins e boas, pq tem uns jogos que deuzolivre.
Tchulanguero
Apesar da classificação no Brasil ser ridícula eu não acho correta a classificação de jogos como forma de arte. Claro que você tem uma forte influência do meio e existem excessões, mas jogos devem ser encarados como diversão, tal como um brinquedo, não entendo essa necessidade de "endeusar" a parada. Agora, olhando pelo lado do apoio financeiro é bacana porque dá chance de pessoas que tem boas idéias mas não tem grana botar seus projetos em prática, mas não precisava dessa reclassificação para isso.
@lucasdnd
Aqui no Brasil é jogo de azar.
Pedro
Essas leis americanas só servem pra eu ver como nós ainda estamos atrasados.