Início » Celular » Music Beta, o iTunes do Google Android (com direito a músicas na nuvem)

Music Beta, o iTunes do Google Android (com direito a músicas na nuvem)

Avatar Por

A conferência Google I/o mal começou, mas já sabemos que o Google oficialmente está entrando no mercado de música digital. Não da forma que a gente esperava, mas ainda assim chegou a vez de usuários do Android terem suas músicas disponíveis por meio da computação na nuvem.

Music Beta: gerenciador de faixas no Mac OS

O Music Beta é tentativa do Google de oferecer uma sincronização de músicas que o iTunes atualmente não oferece — há quem diga que o iCloud terá funcionalidades semelhantes, mas isso não passa de um rumor por enquanto. Por meio de um aplicativo instalado no computador (Windows ou Mac OS), o usuário decide quais pastas de músicas ficarão disponíveis para live streaming nos dispositivos rodando Android.

De acordo com o Google, o streaming será mais do que suficiente para donos de aparelhos Android com conectividade constante através do 3G ou do Wi-Fi.

Como não existe conexão sem fio em todo canto, o Google desenvolveu uma espécie de cache para músicas previamente selecionadas. O usuário que marcar álbuns, playlists e faixas favoritos terá esses arquivos sincronizados no Atrix, Nexus S, ou qualquer que seja o dispositivo, de forma automática. O limite de sincronização do Music Beta é de 20 mil faixas.

Seguindo o mesmo modelo de distribuição adotado na época do Orkut (faz tempo...) ou do Google Wave, usuários só poderão se cadastrar no Music Beta mediante convite. Além disso, o serviço só funciona em território americano.

Complementando a sincronização de músicas, Music Beta oferece a ferramenta Instant Mix, que cria uma nova playlist a partir de uma determinada música que o usuário escolher. É bastante parecido com o Genius presente no iTunes, por sinal. Segundo informou o Google, cada faixa será “escutada” por robôs, a fim de determinar quais faixas combinam entre si.

Interface web do Music Beta, onde o usuário poderá suas músicas sincronizadas com a nuvem do Google

Podemos considerar o Music Beta como um complemento do iTunes da Apple por um motivo bastante simples: não existe comercialização das músicas. O Google se limita a sincronizar esses arquivos na nuvem, mas em momento algum oferece novos MP3s para o usuário comprar ou baixar gratuitamente. A tendência é que isso mude no futuro.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação do Music Beta (em inglês).


(YouTube)

O Music Beta estará em aparelhos rodando Android 2.2 ou superior. Como já era de se esperar, uma versão especial do aplicativo foi anunciado especificamente para tablets, de modo a tirar proveito total da tela maior desse tipo de dispositivo (bem como do poder de processamento, normalmente superior ao dos smartphones vendidos por aí).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Oliveira
Alguem me explica qual o objetivo de copiar A PIOR PARTE DO iOS? odeio o itunes...(apesar que um sistema de atualização como o dele viria a calhar...)
@andradevini
Isso é legal, hein!
Mas, quem sabe, logo vem pro Brasil e todos ficam felizes, né? Hehe.

Ou antes disso, a Apple implementa a sua versão disso aí.
@MasterWebInter
Meu Deus do Céu existe um emprego em que os funcionários (lembra aqueles que só acessam o TB pelo trabalho e nunca de casa?) não são "Obrigados" a usar o Windows!
Caio Furtado
Ele é semelhante ao Grooveshark, porém apenas - na minha HUMILDE opinião - um complemento pro iTunes.
Rebeca
"O limite de sincronização do Music Beta é de 20 mil faixas." Viu Amazon, aprende a fazer as coisas com um espaço decente.
@marcosbicalho
Pena que a conexão 3G, no Brasil, não vai melhorar... Nem quando esta esta novidade estiver em terras tupiniquins...
Demétrio I.
Questão dos convites...
Alexandre
soh nos esteites... sem graça esse google
John
"Seguindo o mesmo modelo de distribuição adotado na época do Orkut (faz tempo…) ou do Google Wave[...]"

Orkut? Google Wave? Han?
PedroSaldanha
Pelo que li agora, é um player pra PC tbm, ufa KKK
@eubrunno
esqueci de mencionar,

A motorola e com o Atrix deve está morrendo de rir das notícias tbm..
o Android vai levar a computação pessoas a um nível "Hollywoodiano" logo vão aparecer Hybridos de Smartphone, tablet, Desktop e Notebook(ou Net), o atrix já é tudo isso, menos tablet (ao menos em Hardware).
@eubrunno
legal, no geral vai ser como um player comum, só que com a vantagem de poder baixar músicas do seu PC a qq momento e em qq lugar com internet, logo não é preciso ficar correndo pra copiar aquele album que vc acordou com vontade de ouvir, antes de ir trabalhar, é possível fazer isso do onibus ou carro etc.
PedroSaldanha
Afs, só pra Android, e eu feliz achando que ia ser um Player pro PC KKKK
Thássius Veloso
Dessa vez passa. :P
daneoshiga
ops, foi mal, leitura rápida durante o trabalho dá nisso -_-'

algumas pessoas apontaram mais semelhanças com o grooveshark do que com o iTunes.
@HelderLima
Seguindo o mesmo modelo de distribuição adotado na época do Orkut (faz tempo…) ou do Google Wave, usuários só poderão se cadastrar no Music Beta mediante convite. Além disso, o serviço só funciona em território americano.
Crazyseawolf
Dããã... Mas foi dito isso...
Thássius Veloso
Está lá no texto: "Além disso, o serviço só funciona em território americano."
@daneoshiga
Só faltou dizer que só está disponível nos Estados Unidos.