Google mostra novidades que devem chegar no Android

Compatibilidade com acessórios USB, regras para atualizações e nova versão do sistema são algumas das novidades.

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Durante o Google I/O hoje, a gigante da web anunciou diversas novas características no que diz respeito ao seu sistema móvel Android. A primeira delas é a atualização 3.1 do Honeycomb, que deve chegar a partir de hoje nos tablets Xoom da Motorola vendidos nos EUA. Ele conta com dezenas de novidades mas apenas algumas foram demonstradas na conferência, como o redimensionamento de widgets.

Outra novidade da atualização é o fato de tablets com o sistema poderão ser usados como USB hosts, ou seja, toda uma variedade de equipamentos USB serão compatíveis com eles. Itens como leitores de cartão de memória, teclados e até controles de video-games poderão ser conectados em tablets e usados com os ditos tablets depois de atualizados.

Novo Android: Ice Cream Sandwich

Mas o foco do Google não vai ser só o Android 3.1. A empresa também anunciou a próxima iteração do Android, que deve se chamar Ice Cream Sandwich. Ela vai ser a maior “e mais ambiciosa” versão do sistema já criada pela empresa por um motivo: essa versão vai ser usada não só em tablets como também em celulares, laptops e toda uma leva de dispositivos.

E ganhou até um novo ícone, como você pode ver abaixo.

O Google não disse qual o número da versão Ice Cream Sandwich, mas garantiu que ela vai contar com a interface da Honeycomb e sua SDK vai vir também com uma ferramenta específica para redimensionamento de aplicativos.

Como essa versão do sistema vai ser usada em diversos aparelhos diferentes, a ferramenta deve ajudar os desenvolvedores a implementar suporte a diversos tamanhos de tela nos seus aplicativos.

Desenvolver acessórios para Android? Tem um kit pra isso.

Junto com as novidades em software, o Google anunciou novidades em termos de hardware. Um novo programa chamado Accessory Development Kit vai permitir que não só fabricantes de acessórios como também qualquer indivíduo criem acessórios compatíveis com o sistema e com aplicativos específicos, bem como já acontece no iOS.

Na coletiva eles demonstraram um Nexus S ligado a uma esteira.

O programa é livre para se cadastrar e não exige o pagamento de nenhuma taxa. Para testes da ADK o Google também disponibilizou uma versão própria do arduino, conhecido kit de microcontroladores adorados por maníacos de eletrônica ao redor do mundo.

Atualização do Android ganha novas regras

O que impressionou a audiência mesmo foi o anúncio de uma nova regra para atualizações do Android. Por meio de parcerias com certas fabricantes e operadoras, o Google vai estabelecer quanto tempo vai demorar para ele ser atualizado para uma nova versão do sistema e até quando ele será atualizado.

As marcas aí acima são todas as parceiras que concordaram na criação dessa linha de tempo. O que isso quer dizer é que se você tem um celular Android de fabricantes como a Motorola, LG, HTC e Sony Ericsson, vai saber exatamente para qual versão o seu celular será atualizado, quando essa atualização vai acontecer e até quando ele vai receber novas versões do Android, caso o hardware ofereça suporte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados