A Canonical anunciou ontem mais uma grande parceria na área de computadores e notebooks: A partir de agora, a empresa irá colaborar com a Lenovo, visando certificar o Ubuntu em seus equipamentos. A Lenovo é a quarta maior produtora de computadores no mundo, e essa parceria com a Canonical visa aumentar seu alcance no mercado.

Agora com mais pinguim

O anúncio, feito por John Bernard no blog oficial da Canonical, lembra que já existem em torno de 30 modelos diferentes do Lenovo ThinkPad já certificados com Ubuntu.  Esses ThinkPads, pré-instalados com  o Ubuntu 10.10, possuem hardware de ponta e estão disponíveis para compra.

Mas qual a vantagem de ter um equipamento certificado pela Canonical? Com isso, você (ou sua empresa) garante total compatibilidade do hardware com o sistema, sem precisar procurar na internet por tutoriais obscuros para fazer a placa de vídeo funcionar corretamente. Além disso, com o Ubuntu já pré-instalado no equipamento, existe a garantia de que ele terá todos os programas de configuração e manutenção do sistema devidamente configurados.

Além, é claro, de evitar aquela situação desprezível de levar o equipamento até uma assistência técnica e ouvir que ele perdeu a garantir por não ter mais o Windows…

Embora a maioria dos equipamentos ainda estejam certificados com o Ubuntu 10.10, já é possível encontrar alguns certificados com o 11.04, e possivelmente eles começarão a sair de fábrica já com essa versão instalada. Você pode ver uma lista de todas as máquinas da Lenovo que são certificadas no próprio site da  Canonical.

Infelizmente, uma buca na loja brasileira da Lenovo não mostra nenhum notebook ou computador sendo vendido já com o Linux instalado, mas quem sabe isso não acontece com uma pressão dos usuários? 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados