Início » Celular » Google põe fim à dúvida se smartphones vão receber atualizações do Android

Google põe fim à dúvida se smartphones vão receber atualizações do Android

Aparelhos de diversos fabricantes terão 18 meses de atualizações garantidas.

Avatar Por

Tudo ficará melhor na vida dos usuários de smartphones rodando Android. Aproveitando o embalo de lançamentos ocorridos na conferência Google I/O, que acontece em San Francisco, a empresa anunciou a garantia de atualização mínima durante 18 meses para futuros lançamentos. Diversas fabricantes adotaram a ideia.

Quem não se lembra do rolo com a Motorola Brasil para que o Milestone recebesse a atualização do Android? (No fim das contas deu tudo certo) Isso tende a acabar graças a um consórcio de empresas fabricantes de dispositivos mobile, bem como operadoras de telefonia, que aceitaram a ideia do Google de oferecer pelo menos 18 meses de atualização para o sistema Android, desde que o hardware do aparelho suporte o software mais recente.

Android: ativado em 100 milhões de dispositivos

O consórcio que aceitou a ideia é até bastante grande. Fique vendo: LG, HTC, Motorola, Samsung e Sony Ericsson entre as fabricantes; as operadoras AT&T, Sprint, T-Mobile, Verizon e Vodafone; e o próprio Google, proponente dessa espécie de resolução.

De acordo com o Google, qualquer outra empresa interessada poderá se juntar a esse grupo, que certamente engloba as maiores produtoras de smartphones e tablets no mundo. Só faltou a Nokia para a festa ficar completa, mas todos sabemos que a finlandesa optou por outro caminho.

Já sabemos que esse consórcio foi formado, mas nem mesmo Andy Rubin, o responsável-mor pelo Android dentro do Google, soube informar quando a novidade estará valendo. Além disso, vejo-me obrigado a questionar: os 18 meses serão contados a partir do lançamento dos aparelhos em que mercado? Isso afeta diretamente a forma como nós, brasileiros, receberemos futuros smartphones rodando Android.

Com informações: Tech Republic.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@_VictorViana
Olá. Tenho um Xperia X8, e ainda é Android Market, queria saber se eles vão atualizar para Google Play? O meu Xperia X8 com android 2.1
Ramon Melo
Eu também, porque pretendo esperar os substitutos dos dois aparelhos (e do Galaxy 551) para comprar um Android. Espero, no mínimo, um processador de 800MHz, placa gráfica de boa qualidade, tela de 3", Android 2.3, resolução 480x360 e bateria aguentando 12h de uso intenso. Menos que isso, continuo com meu Symbian.
Jairo
E a turma das ROM´s achava o máximo porque tinha uma alternativa para fazer um "remendo" no sistema... acordaram a tempo, a fama de sistema fragmentado ia acabar com a reputação do Android
Rardgi
Tudo não serve para o Brasil. O povo já deveria ter se acostumado ao invés de ficar chorando. Por isso não compro nada daqui, me arrisco com a garantia e suporte mas compro de fora. Quando vejo essas novidades, fico certo que estarei no bolo tbm. A partir do mês que vem, parece que a HTC vai começar a mandar o 2.3 via OTA, como o meu Desire é europeu, vou receber as atualizações junto com os gringos assim como foi com o 2.2 que recebi assim que tirei o danado na caixa \o/ Estou querendo comprar um tablet. Penso no Asus Transformer ou talvez espere o HTC Puccini, até porque vou comprar no fim do ano. Mas não cogito pegar nada homologado aqui no Brasil. Brasileiro é muito submisso e aceita qualquer coisa. Por isso as empresas fazem o que querem com a gente; - Parte dessa culpa é do governo, mas não vou entrar nessa questão porque é muito complexo. Por isso que o Android está comendo geral e cresce igual a bolo com fermento lá fora. To fora!
Ivan
não precisa de cabo usb pra instalar aplicativos no iPhone, da pra baixar o app direto nele.
j2k
isso aí não serve pro Brasil... é sempre assim...
Gabriel Bemfica
Isso vale pros Androids já lançados, ou só para os novos?
Gabriel Bemfica
XDA-Developers. Já tem gente rodando o 2.3 no Defy.
Caio Furtado
Espero que o Defy rode Gingerbread, porque olha...
Alexandre
O consumidor agradece. E isso vai dar um turbo no android.
@michelblopes
Eu fiquei bem frustrado quando a Motorola anunciou que o Backflip não sairia do Android 1.5 aqui na América Latina. Sou pobre, mas sou limpinho. Mesmo correndo risco de perder a garantia, instalei um ROM genérica do 2.2. Espero que este acordo venha resolver estes problemas.
@michelblopes
Ué?! Nada te impede de instalar o Android no iPhone, BlackBerry, Nokia, Palm ou maquina de lavar. Basta querer. Não conheço ninguém que quis isso, mas você pode ser o primeiro. Vai rapaz, boto fé em ti! ;)
@Ar4Gorn
O prazo de 18 meses é iniciado a partir do lançamento do aparelho e não vale para os aparelhos que já estão no mercado. Espero que eles consigam "padronizar" mais o hardware dos celulares Android`s para conseguirem manter as atualizações em todos os aparelhos. Tenho curiosidade para saber como vão ficar os modelos de entrada futuros(celulares mais simples e baratos), como por exemplo substitutos do Samsung Galaxy 5 e LG Optimus One.
@guii7
Smartphone nao eh o "celular inteligente"? Entao pq q com tanta tecnologia nao conseguiram criar um OS q c adapte a qualquer aparelho igual o windows faz, vc instala em qlqr modelo d pc, notbook ou netbook do mundo e ele c adapta, vc instala sem depender da fabricante do computador, pode n rodar tao bem, mais ai qm escolheu foi vc, a escolha eh sua afinal o computador eh seu, entao acho q deveria ser a msm coisa nos Android l, lançam a nova versao do OS passa pra tds fabricantes, poe um prazo pra alterarem oq quiserem, tipo 1 mes e pronto a fabricante libera ele, ai o cara baixa instala e o OS c adapta ao touch, ao tamanho da tela, c tem teclado qwerty ou n, etc. C fikar lento foi escolha do DONO do aparelho, c axar ruim instala a versao q tava antes e pronto.
Zhu Sha Zang
Iphode? Quem usa essa anomalia espacial ainda? Caramba, cabo usb para instalar aplicativo. Que coisa mais cafona.
@brunogdb
Será que agora finalmente eu vou poder parar de temer e quando quiser fugir do iPhone eu tenho saída?
luis felipe
E os que ja rodam android, vai ter atualização? Ou vão ser só os novos mesmos?
Thássius Veloso
Esse novo grupo de empresas é outro consórcio, diferente da Open Handset Alliance. Inclusive, tem empresas da OHA que não estão no quadro de membros do novo consórcio.
@cobalto
Ontem li que isso ainda era um conceito, que estava jogado por alto e ainda vai ser discutido, ok. Agora quando ao consórcio, ele não foi criado pra resolver o problema da fragmentação, ele foi criado para o desenvolvimento do próprio Android. Open Handset Alliance é o consórcio das empresas citadas nessa notícia, also DESDE O INICIO. Wikipedia resolve: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
@_eliasalberto
Pra mim ainda nao esta claro. Se eu tenho um Android e sai a versao Ice Cream Sandwich no decimo oitavo mes apos seu lancamento, eu posso ter certeza de que receberei essa atualizacao em algum momento futuro, mesmo que fora do prazo dos 18 meses? Ou significa que, se a atualizacao nao sair em 18 meses, a fabricante nao eh mais obrigada a fazer a atualizacao? Essa medida parece nao esclarecer tambem como sera a politica pra apressar as fabricantes a liberar atualizacoes. Eh ridiculo que a enorme maioria dos dispositivos so tenha recebido o froyo apos o lancamento do gingerbread.
Tio Z
"Além disso, vejo-me obrigado a questionar: os 18 meses serão contados a partir do lançamento dos aparelhos em que mercado? Isso afeta diretamente a forma como nós, brasileiros, receberemos futuros smartphones rodando Android." Relaxa que provavelmente vai ser da data do lançamento. E o seu vai vir desatualizado. E não, não vai rolar update porque a empresa vai ter descontinuado os updates para o seu aparelho ou nem sequer habilitado aqui porque bom...é Brasil. Ou lançam os aparelhos mais rapido e absurdamente mais caros. Só porque é novo.