Como evitar compartilhar dados pessoais com o Facebook

Limite aplicativos, permissões e desative algumas configurações para o Facebook saber menos sobre você

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

A grande controvérsia dos 50 milhões de perfis do Facebook manipulados pela Cambridge Analytica trouxe à tona, mais uma vez, como o Facebook — e terceiros — armazenam diversas informações que muitas vezes nem sabemos que compartilhamos.

Já mostramos que o Facebook guarda muitos dados sobre você, como quem você já excluiu da sua lista de amigos ou suas informações de reconhecimento facial — e isso é só o que dá para ser baixado. Como, então, evitar ao máximo compartilhar seus dados?

1. Revise os aplicativos com acesso à sua conta

Assim como mostramos nas dias de segurança para proteger o seu Facebook, os apps que têm acesso à sua conta podem acessar informações do seu perfil, lista de amigos, endereço de e-mail e, em alguns casos, suas fotos, curtidas e diversos outros dados.

Foi por meio de um aplicativo de terceiros, aparentemente inofensivo, que a Cambridge Analytica coletou diversas informações dos usuários e conseguiu fazer uma análise bem precisa de milhões de pessoas — a diferença é que, na época, a empresa conseguiu ainda coletar informações dos contatos de centenas de milhares de pessoas.

De qualquer forma, ainda é muito importante que você entre com o Facebook ou dê permissão para um aplicativo que você realmente confia e precisa usar — depois, claro, de ler a política de privacidade do app. Nunca se sabe para onde os seus dados estão indo até você de fato ir atrás dessa informação.

Você pode entrar nesta página para ver quais apps têm permissão de acessar a sua conta e, ao clicar em cada aplicativo, ver quais dados eles têm acesso. Para remover o app, basta clicar em Remover aplicativo no canto inferior esquerdo ou marcar a caixa de seleção e depois clicar em Remover ao lado da busca.

2. Outros ajustes na seção de aplicativos

Opcionalmente, você também pode desativar a opção de “Entrar com o Facebook” em aplicativos e sites na seção Aplicativos, sites e jogos. Com essa opção ativada, segundo o próprio Facebook, a rede social “recebe informações sobre seu uso de aplicativos e sites de terceiros para fornecer experiências melhores e mais personalizadas”.

Para não compartilhar mais essas informações, é só clicar em Editar e depois em Desativar para dar um passo à mais na segurança dos seus dados.

Desativar a plataforma também vai desconectar todos os seus apps automaticamente, então você pode desativar e depois ativar novamente para limpar todos os apps sem precisar ir de um a um.

3. Revise suas configurações

Ainda nas suas configurações, recomendo ir para a seção de Anúncios e limitar ao máximo a exposição dos seus dados a anunciantes. Veja o que desativar:

  • Em Suas informações, desmarque todas as opções que estão na aba Sobre você;
  • Na aba Suas categorias, ainda na aba Suas informações, exclua todas as categorias nas quais o Facebook te encaixou. A inteligência da rede social chega a ser bizarra: uma das minhas categorias era “pessoas com probabilidade de adotar novas tecnologias antes do que outras”;
  • Em Configurações de anúncios, desative as opções de “Anúncios baseados no seu uso de sites ou aplicativos” e “Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não sejam do Facebook”.

Outra boa ideia é desativar o reconhecimento facial na rede social para prevenir que o Facebook continue aprimorando o modelo matemático do seu rosto.

4. Dê menos informações para o Facebook

Uma das formas mais fáceis do Facebook conseguir informações sobre você é simplesmente usando o que você deu para ele. Por isso, entre no seu perfil, clique em Atualizar informações e remova o máximo que puder, como seu número de telefone, religião, posição política e outros; essas informações são compartilhadas com terceiros quando você dá acesso à sua conta para um aplicativo.

Tudo bem, você não precisa remover sua cidade, lugar onde você trabalha e quem você namora, por exemplo, mas o mínimo que você informar, melhor.

5. Dê menos permissões para o app do Facebook

Adicionalmente, você pode remover todas ou a maioria das permissões do aplicativo do Facebook, como localização. Dessa forma, o app não vai conseguir coletar esses dados (ou vai coletá-los com menos precisão). Veja como fazer isso:

  • Android: Entre em Configurações > Aplicativos > Facebook > Permissões do app e desative todas (ou quase todas);
  • iPhone: Entre em Ajustes, role para baixo até achar o app do Facebook e desmarque as opções que preferir. Aqui, removi o acesso à minha localização, fotos, microfone e câmera.

6. Desinstale o aplicativo e use o m.facebook.com

Por mais que você remova todas permissões, só pelo fato de ter o app instalado, ele consegue coletar alguns dados. A própria rede social fala que armazena “informações sobre os dispositivos que você usa”, como versão do celular e do sistema, aplicativos instalados (!), operadora, número de celular (!), endereço de IP e outros. Pois é!

Mas, não precisa ficar totalmente sem o Facebook no celular: você pode acessar a versão mobile da rede social em m.facebook.com. Tanto no Android quanto no iPhone, é possível fixar essa página na tela inicial, assim continua fácil de acessar a rede social.

E aí, quais dessas dicas você pretende seguir?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados