O Google Talk fica mais completo a partir de agora. Depois de duas semanas desde que a AOL admitiu estar trabalhando com o Google num novo recurso, os comunicadores instantâneos das duas empresas podem conversar entre si. Menos um obstáculo rumo a um mundo digital de interoperabilidade, devo dizer.

Embora o anúncio não seja oficial (nem a AOL nem o Google falaram a respeito do assunto por enquanto), foi o desenvolvedor do tradicional Pidgin quem descobriu a novidade. Ele, que ganha a vida desenvolvendo um IM alternativo que integre vários serviços de messenger, disse que a interoperação “magicamente começou a funcionar para mim”.

O sujeito que usa o Google Talk como seu principal serviço de IM pode, com a mudança, adicionar usuários do AIM, o messenger old school da AOL. Para tanto, é só mandar acrescentar um novo contato e escrever o endereço de e-mail @aol.com. Num primeiro momento essa comunicação não será possível, até que o usuário do AIM autorize a adição.

Mesma história vale para quem usa AIM. Simplesmente vá em adicionar novo contato e coloque o endereço @gmail.com. Segundo o The Next Web, até mesmo mensagens de status aparecem nos dois serviços, bem como aquele aviso “Fulano está digitando”.

Cabe lembrar que o Google Talk teve seu lançamento justamente por causa dessa tal de interoperabilidade, que facilita com que serviços distintos se comuniquem entre si. Baseado no protocolo XMPP, ele pode conversar tranquilamente com outros serviços e aplicativos que utilizam o protocolo. Só falta mesmo se comunicar com os grandes IM (como o Messenger, por exemplo). No entanto, as empresas responsáveis por esses serviços utilizam protocolos proprietário e parecem não estar tão interessadas na interoperação de protocolos e serviços.

A importância do AIM nessa história é a abrangência do IM, que (se bem me lembro) já foi o mais usado dos Estados Unidos. Com a decadência da AOL, imagine o que aconteceu com ele ao longo de anos no ostracismo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eduardo
tambem faso parte do aim
KveRa
No meu gmail tbm já faz + de 2 anos que está integrado, e eu faço login com meu Screen Name do AIM, e sim os dos serviços conversam entre si.
mrbausch
e para o usuário, qual a diferenca ja que posso adicionar contatos tanto de aim qnt da google no meu gtalk?
Caio Furtado
É o MSN dos EUA, amigo...
Thássius Veloso
Nesse caso, você usa a sua conta do Google para se logar no seu AIM. Mas os dois serviços não conversam entre si.
John
"Vírus no msn" não é culpa do msn em si, e sim dos usuários burros que não sabem usar um computador. Além do mais, você só vai pegar vírus se clicar no link que alguém te enviar.
John
Envidência é tenso.
mrbausch
Já faz mais de 2 anos que o meu gtalk é integrado com o AIM. Não compreendi a utilidade dessa "novidade" http://twitpic.com/4yibk3.
Guilherme Mac
Existe e muito, muito usado nos EUA
Alexandre
soh falta integrar o msn, aih teremos o comunicador instantaneo perfeito, ou nao...(lembrei dos virus que se pega com o msn)
Matheus
Tem certeza que essa notícia é novidade? Lembro que há muito tempo atrás o google talk do Gmail avisava que era possível adicionar contatos do AIM. No entanto nunca testei pois não conheço ninguém que utilizae o serviço.
@khemrajunior
AIM é um dos mas usados no EUA, AOL = America Online
Bender
Nunca usei AIM. Pra mim essa notícia não agrega em nada. Apenas, o fato que deixar o Google Talk mais em envidência.
Marcelo Terres
Opa, vou integrar meu ICQ com as contas do Gmail então :-) No final a AOL acabou cedendo ao XMPP, o que já devia ter ocorrido antes.
Thássius Veloso
AOL ainda é uma das maiores empresas de internet no mundo. Mas é inegável que sua atuação ficou nos Estados Unidos mesmo.
Exibir mais comentários