O que é um supercomputador? [Características e usos]

Saiba o que é um supercomputador; conheça também algumas características e usos dessa máquina em setores da indústria

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Supercomputador é um computador com desempenho incomparavelmente melhor que o de um computador comum. Ele pode realizar bilhões ou trilhões de cálculos por segundo e, normalmente, é usado ​​para fins científicos.
Supercomputadores são essenciais em diversos setores (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Imagine ter em casa uma máquina capaz de processar bilhões de dados por segundo. Essa não é uma tarefa fácil, já que os supercomputadores, como são chamados, custam milhões e têm usos específicos em algumas áreas da indústria. Abaixo, vou te explicar o que é um supercomputador e quais suas principais características.

Um supercomputador é um computador com desempenho extremamente alto. A velocidade de processamento dessa máquina supera em bilhões (às vezes trilhões) a de um computador comum.

Toda a potência gerada é medida em operações de ponto flutuante por segundo (FLOPS). Os modelos atuais entregam milhares de processadores que, aliados a uma quantidade absurda de RAM, podem realizar bilhões ou trilhões de cálculos/computações por segundo — alguns oferecem até cem quatrilhões de FLOPS.

Quais os usos de um supercomputador?

Supercomputador Summit (Imagem: OLCF at ORNL/Wikimedia Commons)
Supercomputador Summit (Imagem: OLCF at ORNL/Wikimedia Commons)

Normalmente, os supercomputadores são usados ​​para fins científicos e de engenharia, como na mecânica quântica, previsão do tempo, exploração de petróleo e gás, modelagem molecular, simulações físicas, aerodinâmica, pesquisa de fusão nuclear e criptoanálise.

Qual o sistema operacional de um supercomputador?

PS-3000, supercomputador soviético criado em 1985 (Imagem: FlyAkwa/Wikimedia Commons)
PS-3000, supercomputador soviético criado em 1985 (Imagem: FlyAkwa/Wikimedia Commons)

Os primeiros modelos, criados na década de 60, tinham um sistema operacional próprio feito sob medida para aumentar sua velocidade. Nos últimos anos, essa estratégia mudou e a maioria adotou o SUSE Enterprise Linux Server.

Mesmo assim, cada fabricante continua realizando as otimizações necessárias no software para que, aliado ao hardware potente, o máximo de desempenho seja extraído.

Como um supercomputador é montado?

Supercomputador Jaguar montado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, EUA (Imagem: Oak Ridge National Laboratory/Wikimedia Commons)
Supercomputador Jaguar, montado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, EUA (Imagem: Oak Ridge National Laboratory/Wikimedia Commons)

Um supercomputador pode ser montado de duas formas. A primeira delas consiste em diversas máquinas conectadas na mesma rede para solucionar um problema, seja usando todo o hardware disponível ou só uma porcentagem dele. Cada ponto nessa conexão recebe uma parte da tarefa e, juntos, são capazes de completá-la.

Outra forma de montagem é reunir diversos processadores no mesmo espaço físico, fazendo com que eles trabalhem juntos e obtenham resultados mais satisfatórios e menos custosos, tanto do ponto de vista financeiro quanto do tempo necessário para processar os dados solicitados. Esse tem sido o método mais comum na atualidade.

Pronto, agora você já sabe o que é um supercomputador.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Supercomputador na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados