Antes de tudo, encarar aquela baita fila. Minutos depois, já com a roupa impregnada do cheio de gordura, chega a sua vez de ser atendido. Sorrisos? Até parece. Normalmente, uma fala rápida, sem qualquer simpatia, apenas para anotar o pedido e te mandar para a outra fila (mais espera).

Não sei quanto a você, mas geralmente é assim que eu sou tratado quando vou ao McDonald’s na capital paulista. Para os europeus, muita coisa está para mudar: em vez das atendentes, a megacorporação quer colocar máquinas.

Fritas acompanham?

Essa espécie de autoatendimento ainda não foi detalhada pela direção do McDonald’s na Europa. Por ora, sabemos que a empresa pretende substituir os atendentes de caixa das 7 mil lojas espalhadas pelo velho continente por terminais touchscreen. Uma pequena mudança que vai impactar os últimos 30 a 40 anos de serviços em fast-food.

Com a mudança, as filas continuariam, mas sem a falta de simpatia das atendentes. No lugar delas, o cliente poderia tranquilamente escolher a sua refeição a partir de um menu touch (de preferência, que tenha fotos e preços dos produtos). Na hora de pagar, mais uma vez o autoatendimento impera: máquinas de cartão de crédito e débito serão usadas para que o cliente passe o seu cartão e autorize a compra. Simples assim.

Acredite se quiser, o McDonald’s está apenas começando. Além da substituição de caixas por autoatendimento, a empresa vai introduzir novos menus na Europa e estender o período em que a lojas ficam abertas (é curioso, mas na Europa esse tipo de serviço costuma fechar cedo demais, deixando os clientes sem opção durante a noite).

Especificamente em Londres, o novo sistema do McDonald’s é comparável com o de pagamento do transporte público. Ao passar o cartão da bandeira Visa, o valor será automaticamente registrado. Um prato cheio para os glutões que comem por impulso.

Cerca de 2 milhões de clientes são servidos na Europa diariamente. Esse enorme contingente de pessoas famintas por dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim em breve terão de enfrentar as máquinas na hora de pedir um simples prato.

Com informações: Financial Times.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Nogueira
No Bobs aqui do Centro de São Paulo, cruzamento da 7 de Abril com a Bráulio Gomes já tem essa maquininha, você pode optar pelo atendimento com atendente ou tirar o Pedido direto na maquininha, mas se for pagar em dinheiro precisa ser com o atendente.
Lindinnhab
Bando de desocupados nao tem oq fzer msm .. incompetentes e vce seu troxa qui deve se esconder atras de um escritorio e deve ser um ze ngm e outra nao deve pegar ngm pront falei
Gustavo Silveira
Pois é. Precisamos começar a pensar em um novo sistema econômico para uma sociedade na qual sistemas informatizados substituirão a maior parte dos profissionais humanos. https://www.youtube.com/watch?v=7Pq-S557XQU
@guiiii
Imagina a cena: você trabalha o dia todo em casa e sai desesperado por algum contato humano. Em qualquer loja que procura, só encontra terminais de auto-atendimento. Acho que ainda prefiro o toque humano, ainda. Mesmo que seja mal atendido... Vou reclamar pra quem quando o sanduiche estiver frio?
luis
parece piada mas e as meninas do atendimento tem umas que são lindas eu trocar por robo dificiu em
Kevin Oliveira
É caio, pra NÓIS tem que ser paia memo! kkk
pit
Já existem dessas máquinas nos MCs em Lisboa (Portugal)
@MisterSanderson
As telas do menu devem ficar impregnadas de gordura, não? A-ha! Vai ser preciso um funcionário para limpar a tela de vez em quando.
douglas
ahahaha mto bom!!
Gabriel
Engraçado como as criticas só são feitas para os atendentes. Já pararam para pensar em quantas pessoas vão perder o emprego? 7 mil franquias McDonald's na Europa.. cada uma delas tem PELO MENOS 4 caixas nas 8 primeiras horas do expediente.. e mais 4 até o fim do expediente. Cerca de 50 mil empregos vão deixar de ser produzidos.. e temos que ler que '' a falta de simpatia '' dos atendentes faz isso acontecer? Mais uma vez os humanos só olham para o próprio umbigo, se fosse vcs que estivessem perdendo o emprego, não estariam apoiando essa idéia que só vai dar LUCRO ao McDonal's e acabar com o emprego de tanta gente.
@bruno_oliveyra
tambem uso ñ atualizei
Daniel Luiz
Primeira vez que eu vejo alguem escrever assim, acho "palha"... Pra mim eh PAIA mesmo kkkkkkkkkkkkk
Tiago Celestino
As máquinas vão substituir os seres-humanos. Isso é fato!
@c_nomura
eita, bem interessante isso ein? Só espero que isso venha ao Brasil.
Kevin
Olha Pessoal a SKYNET vem ai.
Exibir mais comentários